Reviews

Publicado em dezembro 4th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Clans of Caledonia, a evolução de Terra Mystica?

Review – Clans of Caledonia, a evolução de Terra Mystica? Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.8


User Rating: 4.9 (1 votes)

Clans of Caledonia chegou gerando hype há algum tempo em eventos lá fora e explodiu depois de Essen. O jogo chamado por muitos de “matador de Terra Mystica” tem dado muito o que falar. Mas será que ele é simplesmente um TM melhorado?

Componentes

Produção muito boa da maioria dos componentes do jogo, principalmente porque são as peças produzidas na fábrica do jogo original. As folhas de ajuda da versão nacional são bem ruins. Os adesivos que mandaram para o mercado, para colocar a Compra e Venda no tabuleiro, são poucos, mandaram somente um de cada. O problema é que o tabuleiro é frente e verso, aí, só vai poder usar de um dos lados. Mas, não utilizá-los acaba ficando ainda melhor.

O que vem na caixa: 4 módulos do mapa, 1 tabuleiro do mercado, 1 tabuleiro de exportação, 4 tabuleiros de jogador, 4 folhas de consulta do jogador, 1 manual de regras, bloco de pontuação e 70 moedas (nos valores £1, £5 e £10).

Marcadores dos clãs (das 4 cores): 16 panificadoras, 16 Destilarias, 16 plantações, 32 trabalhadores, 16 queijarias, 28 mercadores, 4 marcadores de frota mercante, 4 marcadores da ordem de turno, 4 marcadores de povoado, 4 marcadores de glória, 16 vacas e 16 ovelhas.

Peças de cartonado: 6 marcadores transparentes do Mercado, 8 peças de atualização tecnológica, 16 marcadores de bônus portuário, 4 peças de caixote pessoal de exportação, 4 peças de Glória, 12 peças de produto, 50 peças de contrato de exportação, 9 peças de porto, 9 peças de pontuação, 9 peças de começo de partida, 9 peças de clã.

Marcadores de madeira: 2 dados, 10 leites, 14 lãs, 10 queijos, 10 cereais, 10 pães, 10 uísques, 1 marcador de algodão 1 de tabaco e 1 de cana-de-açúcar.

Uma maravilhosa produção

O jogo

Em Clans of Caledonia você é o chefe de um dos clãs históricos da Escócia, com uma habilidade própria. Vocês competem pela expansão, produção, comércio e exportação de produtos agropecuários e uísque.

O jogo acontece em 5 rodadas e cada uma delas passa por 4 fases. Como existem diferentes poderes de clãs, peças de pontuação, de porto de recursos iniciais e o mapa é modular, cada partida vai ter cara de novidade.

Preparação do jogo

O tabuleiro central é montado com as 4 partes, tendo sempre e necessidade dos hexágonos de lago com as letras se encontrarem ao centro do tabuleiro. Para as primeiras partidas, é recomendado a jogar somente com o lado 1. Embaralhe as peças de porto e escolha 4, colocando-as no tabuleiro no lugar indicado.

Faça uma reserva dos produtos básicos e manufaturados próximo ao tabuleiro. Coloque o  tabuleiro de mercado (de acordo com o número de jogadores), colocando as peças transparentes na posição inicial de valor de cada produto.

Prepare também o tabuleiro de exportação de acordo com a quantidade de jogadores. Misture as peças de pontuação e coloque uma delas para cada lugar ao lado do tabuleiro, viradas para cima. Depois, preencha os espaços de contratos, de acordo com o número de jogadores, com as peças viradas. Deixe próximo do tabuleiro os marcadores de glória dos jogadores e dos produtos Importados: algodão, tabaco e cana-de-açúcar.

Por último, dê a cada jogador um tabuleiro individual e as peças de sua cor, que serão posicionadas em seus respectivos lugares. Não esqueça de dar um caixote de contratos e as duas peças de atualização tecnológica. O caixote deve estar virado de acordo com a quantidade de jogadores.

Pegue peças de clãs no número de jogadores mais um e coloque de forma a ficar ao alcance de todos. Coloque também uma ficha de bônus inicial. Sorteie o primeiro jogador, a primeira rodada vai funcionar em sentido horário. O último jogador vai escolher o clã com o respectivo bônus inicial, continuando com todos os outros, em sentido anti-horário.

Cada jogador recebe os bônus iniciais e a partir do primeiro jogador, coloca um lenhador ou minerador em um hexágono do tabuleiro. Lembre-se de pagar o custo do hexágono e do trabalhador (lenhador $6 e minerador $10). Depois, o último coloca um segundo e todos os outros, seguindo em sentido anti-horário da mesma forma que o primeiro.

Pronto! A partida já pode começar.

Qual clã será o melhor?

As rodadas

Clans of Caledonia acontece em exatamente 5 rodadas com fases bem distintas: 1- Preparativos, 2- Ação, 3- Produção e 4- Pontuação.

1- Preparativos

Vire a peça de pontuação da rodada que terminou, preencha os espaços vazios de contratos e retire os mercadores dos jogadores do mercado. Na primeira rodada essa fase não acontece.

Vire a pontuação da rodada e complete o espaço dos contratos

2- Ação

Durante essa fase, os jogadores realizam uma das 8 ações permitidas, de forma alternada, a partir do primeiro jogador.

A) Negociar

O jogador pode utilizar os seus mercadores disponíveis, não os que estão em seu tabuleiro para negociar. Ele coloca eles na parte superior para comprar a quantidade de um produto na mesma quantidade de mercadores colocados. Em seguida, o preço do produto sobe espaços na mesma quantidade de produtos comprados.

Para vender, é preciso fazer o mesmo, mas na parte inferior do tabuleiro. O valor é reajustado para baixo, como na compra.

O jogador não pode comprar e vender o mesmo produto na mesma rodada. Como a Escócia era um país pequeno, não havia oportunidade para mercado de especulação. Lembre que só se compra um tipo de produto por turno. Logo, para comprar vários, vai precisar de várias ações.

Ao comprar 2 uísques, o preço será reajustado

B) Obter um Contrato de Exportação

Você escolhe um dos contratos disponíveis e paga o custo da rodada. Na primeira você ganha $5, na segunda sai de graça e da terceira para a frente, o custo aumenta em $5 por rodada. Para adquirir um novo, é preciso estar com o seu caixote vazio. Não é possível descartar um contrato, a única forma é atendê-lo.

Escolha o que te dará os melhores benefícios e pague o custo

C) Expandir

Pegue uma de suas unidades do tabuleiro e coloque em um espaço adjacente ou ao alcance do seu nível de frota mercante, pagando o custo da peça e do terreno.

Trabalhadores dão dinheiro

Existem algumas restrições para colocar as peças. Se houver um rio entre o terreno que sua peça está e o de destino, você precisa ter ao menos um nível de frota mercante. Nos descampados só podem ser colocadas peças de ovelhas, vacas, plantações, queijarias, panificadoras e destilarias.. Nas florestas, somente lenhadores e nas montanhas, mineradores. Em terrenos contendo mais de uma paisagem diferente, você pode escolher qualquer uma das unidades desses terrenos.

Neste espaço no centro da foto (custo 6) poderia ter sido construída qualquer unidade

Ao construir ao lado (e sem rios entre eles) a um tile que tenha uma (ou mais) peça de produção de outro jogador, você pode fazer uma compra para cada tipo dos tipos. Isso se chama bônus de vizinhança. Você realiza uma compra como na ação negociar (usando mercadores) e pode fazer a compra com desconto de $2 para os produtos básicos e $3 para os produtos manufaturados. O máximo que pode comprar são 3 unidades de cada tipo.

Ao construir a destilaria, o azul pode comprar um queijo ou um uísque com desconto

Ao terminar todas as construções da Paniicadora, Destilaria ou Queijaria, terá um bônus de construção. Para se beneficiar, terá que estar com o seu caixote de contratos vazio. Em seguida, pegará 3 contratos do monte, olhará todos e poderá ficar com 1, pagando o custo do contrato da rodada.

Como bônus é possível pegar um novo contrato

D) Atualizar Frota Mercante

Todos começam normalmente sem nenhum nível. Você pode subir um nível por ação, pagando $4. O primeiro permite a você atravessar rios, o segundo permite atravessar 1 espaço de lago. Depois na sequência, cada um dos outros níveis aumenta em 1 a quantidade de espaços de lagos que podem ser atravessados.

Agora o jogador pode alcançar terrenos a 2 lagos de distância

E) Atualizar Tecnologia

Você pode atualizar a tecnologia dos seus trabalhadores para ganhar $2 a mais na fase de arrecadação. Para isso, pague $10 e vire o marcador, ou utilize um bônus de contrato de tecnologia e tenha um desconto de $5.

Com a dinamite os meniradores ganham mais dinheiro

F) Empregar um Mercador

Pague $4 e tire um dos mercadores do seu tabuleiro e coloque em sua região de uso. Agora você poderá usá-lo para fazer a ação de negociar.

Libere mercadores para negociar

G) Cumprir um Contrato de Exportação

Reúna os itens exigidos no contrato que está em seu caixote e descarte-os. Todos os produtos são recebidos produzindo ou negociando. A carne bovina ou ovina se paga, descartando um dos marcadores da sua cor do respectivo animal, do tabuleiro.

Cumpra um contrato

Ao completar, ande no tabuleiro de pontos, o marcador da importação (ou importações) na quantidade de casas indicadas no contrato. O lúpulo não possui marcador, mas vai te dar 1 ponto pra cada um no final do jogo. Em seguida, recebe os bônus indicados, que podem ser dinheiro, ação expandir sem o custo do terreno e uma atualização. Essa atualização pode ser 1 nível de frota mercante sem custo, 1 mercador de graça ou desconto de $5 para atualizar tecnologia.

Ande os marcadores de importação e receba os bônus

H) Passar a Vez

Quando o jogador não puder ou não quiser fazer mais ações, ele passa. Em seguida, colocar o seu marcador na linha de ações e ganha um bônus em dinheiro. O primeiro ganha $16, o segundo $14, o terceiro $12 e o quarto $10. Essa também será a ordem do próximo turno. Quando todos os jogadores passarem, termina essa fase da rodada.

Quem passa primeiro ganha mais dinheiro e começa antes a próxima rodada

Ação Bônus

Se o jogador tiver uma construção vizinha ou alcançar o porto de bônus, ele pode receber o bônus como uma ação livre, antes ou depois da ação principal. Ao realizar a ação, ele coloca um marcador para indicar que já usou aquele bônus. Cada bônus só pode ser usado uma vez por jogo.

Com a ação livre o jogador vermelho ganhou 10 de dinheiro

3- Produção

Cada jogador recebe a quantidade de dinheiro indicada nos espaços vazios de trabalhador. Cada espaço vazio de lenhadores e mineradores dão $4 e $6 respectivamente, sem atualização de tecnologia. Com atualização, aumenta para $6 e $8 cada.

Receba o dinheiro merecido

Depois são produzidos os produtos básicos. Para cada espaço de ovelha vazio, o jogador recebe um marcador de lã. Para cada de vaca, recebe um marcador de leite. Para cada marcador de trigo vazio, recebe 2 grãos.

Produza produtos básicos…

Por último, os jogadores podem transformar os produtos básicos em manufaturados, de acordo com as fábricas com espaço vazio em seu tabuleiro. Cada queijaria permite transformar um leite em queijo. Cada panificadora permite transformar um grão em pão. Cada destilaria permite transformar grão em uísque.

Depois transforme-os em produtos manufaturados

4- Pontuação

Cada jogador recebe pontos de glória de acordo com o requisito da rodada, marcando no tabuleiro de pontos.

Cada jogador pontua no final da rodada de acordo com a ficha

Pontuação final

Depois da fase de pontuação da quinta rodada, acontece a pontuação final. Utilize o bloco de notas do jogo para facilitar.

José é o verdadeiro Senhor da Escócia!

Considerações

Agora você me pergunta, Clans of Caledonia, é um Terra Mystica 2? Olha, meu amigo, felizmente não. Ele consegue ser um jogo influenciado pelo grande clássico e número 1 da Ludopedia e ao mesmo tempo algo novo. Ele não reinventa a roda, mas faz um arroz com feijão muito bem feito. Ele une essas influência a outras como As Aventuras de Marco Polo, Isle of Skye (acho que eu vi um tema), Navegador e muitos outros.

O que ele tem de interessante? Bom, primeiramente ele é um jogo com regras sem muita complexidade. Você não vai passar meia hora ouvindo regras. Mas não se engane! De forma alguma isso o torna menos estratégico ou simples. Sua profundidade estratégica é muito interessante. Vamos falar sobre alguns pontos;

O tema é muito bem encaixado na mecânica no jogo. Diferente de euros abstratos, aqui você vai colocar a vaquinha no pasto, vai pegar o leite, transformar em queijo e tudo mais. Os trabalhadores vão ser exclusivamente para ganhar dinheiro, o que você vai precisar muito no jogo. É tudo muito interessante e envolvente, quem sabe uma nova vertente nos jogos euro?

As pontuações por rodada. Como em Isle of Skye ou até mesmo TM, o jogo vai ter diferentes pontuações a cada jogo. Isso vai mudar o foco e sua forma de jogar a cada partida, para pontuar o máximo nas rodadas.

Rejogabilidade é um dos pontos fortes. Tabuleiro modular, fichas de pontuação, clans, contratos e muitas variantes fazem de Clans of Caledonia um jogo que vai ser sempre diferente.

O mapa fica muito bonito no final do jogo

Mais sobre Clans of Caledonia

Os contratos também são algo muito legal e é uma das principais formas de ganhar pontos. A forma de pontuar com os produtos importados também, com aquele que mais tem valendo menos. A forma de marcar isso no jogo é fantástico! O controle de área que lembra muito o TM, também é muito legal.

Algo realmente inovador no jogo é o mercado. A forma como ele muda de acordo com as suas compras e vendas, é realmente um mercado flutuante. A possibilidade de comprar ao construir ao lado dos seus vizinhos também é algo muito interessante. Como já disse, o jogo tem o mérito de utilizar de coisas conhecidas e colocá-las de uma forma muito redonda e criativa. Ele funciona bem em qualquer quantidade de jogador. Desde o modo solo, até 4 pessoas.

Antes de terminar, preciso falar dos poderes dos clãs. Alguns são realmente muito fortes, mas é o mesmo esquema, escolha o seu de acordo com a capacidade de pontuar nas rodadas. Eles meio que acabam se nivelando por cima, no overpower (olha o Marco Polo aí de novo) e dão todo o tempero ao jogo.

O ponto negativo do jogo fica por conta de duas coisas: setup um pouco demorado e o tamanho das peças e tabuleiros. Quando você olha nas fotos parece imenso, mas na mesa, poderia ser maior.

Em resumo, ele é um jogo mais simples e temático que o Terra Mystica, em que os contratos influenciam muito mais que em As Aventuras de Marco Polo e tem um mercado tão bom quanto o do Navegador. Três jogos em 1, hein? Quem diria que o Juma Al-JouJou (não a Juma da novela Pantanal) conseguiria um feito desses? Clans of Caledonia, pulando direto na lista dos melhores do ano. Já sinto o cheiro do prêmio Ludopedia! =D

O que gostei em Clans of Caledonia

  • Mecânicas bem amarradas com o tema;
  • Muitos caminhos para pontuar;
  • Poderes dos clãs;
  • Alta rejogabilidade;
  • Mercado e pontuação final.

O que não gostei em Clans Of Caledonia

  • Demora no setup;
  • Pequenas proporções do jogo.

Indicado para

Fãs de jogos estratégicos, jogos de temática agrícola, fãs de Terra Mystica, As Aventuras de Marco Polo e eurogamers.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑