Publicado em dezembro 14th, 2017 | por Gilberto Guerra
Mecânica BG: eu vou fazer um leilão!
O texto desta quinzena é sobre uma mecânica que possibilita muita interação entre os jogadores. Sendo importante para que o objeto de desejo dos jogadores atinja um valor condizente para o contexto e importância da jogada.
A mecânica de Leilão consiste na realização de etapas de lances sobre um determinado produto, escolha de algo, realização de ação, etc. O vencedor é o jogador, que após uma série de lances, efetua a maior oferta pelo objeto em questão, não havendo interesse dos demais jogadores em cobrir o valor. Em muitos jogos há mais de um item sendo leiloado por vez.
Até onde está disposto a ir no leilão?
Uma característica interessante do leilão é que você pode ser prejudicado pelo resultado dele, mesmo sendo o vencedor. Um cálculo errado e você pode dar “um passo maior que a perna”. E isso é comum, pois muitas vezes o jogador fica envolvido em uma etapa de lances, perdendo o foco estratégico da aquisição.
Outro fator importante é não deixar seus adversários saberem até onde você pode e/ou está disposto a ir. Quando a necessidade por um item é muito óbvia, os adversários podem dar lance apenas para encarecer o produto, sem a real intenção de adquiri-lo. É fácil bloquear e ser bloqueado em um jogo de leilão.
Sugestão de jogos com mecânica de Leilão
Jorvik
Neste jogo, o leilão ocorre por alocação de seus trabalhadores para a obtenção de cartas. Elas podem fornecer recursos ou vantagens durante a partida. O trabalhador te dá o direito de obtenção, cujo valor (que é flutuante) deve ser pago em moedas. É um jogo relativamente simples e pode ser usado para apresentar a mecânica a jogadores novatos.
Power Grid
Simples nas regras, mas complexo nos cálculos. Aqui a decisão durante a fase de leilão para adquirir as usinas de energia, tem influência de mercado futuro. Além de influenciar na oferta e demanda de combustível, capacidade de expansão geográfica, etc. Jogo fácil de encantar novatos que atuam na área de ciências exatas ou empresariais.
Cyclades
Novamente Cyclades na lista de sugestões, desta vez como um bom exemplo de leilão. Aqui ele é utilizado para conseguir realizar as ações do jogo, e não necessariamente adquirir bens. Aquele que consegue dar mais moedas para a obtenção de favor divino, consegue realizar a ação almejada. As ações incluem recrutar, movimentar ou construir.
Arte Moderna
Neste jogo extremamente visual do mestre Knizia, os jogadores representam donos de galerias de arte. Eles irão dar lances e negociar diversas obras de arte moderna tentando ganhar dinheiro. Quem conseguir fazer mais dinheiro ao final do jogo é o grande vencedor. O legal dele é que reúne diversos tipos de leilão, o que vai te fazer entender ainda mais essa mecânica.
A mecânica de leilão agrada?
A mecânica de leilão envolve sempre um fator econômico. Mesmo nos casos em que não há pagamento em moedas, como em Keyflower, você precisa despender de algum recurso para pagar pelo bem adquirido. Desta forma, em menor ou maior intensidade, sempre haverá a necessidade de realização de cálculos econômicos em grande frequência. Tais cálculos possuem natureza flutuante. O valor final do objeto dependerá do interesse e capacidade de pagamento dos jogadores, que são difíceis de prever com dose razoável de precisão.
É uma de minhas mecânicas favoritas, mas sei que não agrada a todo perfil de jogador. Deve ser usada com cautela quando apresentada a novatos. Ser constantemente bloqueado, as vezes até por conluio da mesa, pode irritar até jogador com perfil de monge budista.
Gosta da mecânica de leilão? Tem sugestão de bons jogos pouco conhecidos com essa mecânica? Deixe nos comentários! Até a próxima e boas festas!