Reviews arboretum

Publicado em fevereiro 24th, 2022 | por Tábula Quadrada

Arboretum overview em vídeo e review escrito

Arboretum é um jogo de cartas de Dan Cassar, em que os jogadores terão de usar a melhor estratégia para criar o seu arboreto. Neste vídeo, Renato J. Lopes faz um overview do jogo, fala um pouco do tema e dá sua opinião sobre Arboretum, lançado aqui no Brasil pela Conclave Editora.

Confira nosso vídeo e abaixo um review escrito feito pelo nosso amigo Guto Mendes.

Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.

Arboretum: as árvores somos nozes – review escrito

Segundo o dicionário, arboreto (do latim Arboretum) é um “local onde está plantado um conjunto de árvores ou outras plantas, destinado a estudo ou exibição ao público”. 

Nesse jogo de cartas de Dan Cassar os jogadores terão de usar a melhor estratégia para criar o arboreto que mais vislumbre os visitantes. O que vai dar mais pontos de vitória, que neste caso, é a mesma coisa.

Um belo arboreto!

Como se joga

De regras extremamente simples, Arboretum é acessível a novos jogadores, principalmente àqueles acostumados com jogos de baralho tradicionais.

O turno de um jogador consiste em comprar duas cartas, baixar uma das cartas da mão em seu arboreto e descartar uma outra em sua pilha individual de descarte, ou seja, é preciso manter a mão sempre com sete cartas do início ao fim do jogo. 

A carta baixada deve estar ortogonalmente adjacente a alguma outra carta anteriormente baixada (com exceção da primeira). Os jogadores alternam-se em turnos no sentido horário até que o baralho principal de compras seja exaurido. 

A compra de cartas pode dar-se do baralho ou de alguma das pilhas de descarte dos jogadores (inclusive da própria pilha).

Parece que alguém levou a melhor na batalha por pontuar o Conniso

Componentes e produção

A simplicidade de componentes deu destaque à belíssima arte de Philippe Guérin e Chris Quilliams, artistas que já trabalharam juntos na produção de jogos renomados como Azul (o primeiro), Parade, Junk Art, Flick’em Up, vários jogos da linha Pandemic, além de outros tantos trabalhos individuais.

Arboretum é um jogo puramente de cartas. Seu baralho possui 80 cartas divididas em dez espécies diferentes. Cada espécie é um “naipe”, possuindo cartas numeradas de 1 a 8. 

Foram escolhidas espécies de diferentes partes do mundo, incluindo nosso querido Jacarandá, que pra mim possui a arte mais bonita e estampa a caixa do jogo. Devido à variedade de cores dessas diferentes espécies, no fim do jogo fica muito bonito a região individual de cada jogador.

Na caixa também vêm o manual de regras e um bloco de anotações de pontuação.

Belas ilustrações

Trata-se de um jogo estratégico?

Sim, e bastante!

A regra de colocação de cartas é extremamente simplista (ortogonal a alguma outra carta), mas a maneira de pontuar influencia estrategicamente a colocação e a não colocação de cartas em seu arboreto.

Isso porque para cada espécie, será avaliado qual jogador terá o direito a pontuar aquela espécie no final do jogo. No caso, será o jogador que possuir em sua mão a maior soma de cartas da espécie em questão.

Se usar muitas cartas para fazer um caminho que pontue bastante pode não conseguir o direito de pontuá-lo, caso outro jogador tenha uma soma maior dessa espécie em mãos. 

Segurar cartas de uma espécie que não possui em seu arboreto pode ser uma estratégia para tirar pontos de adversários. Não é raro o jogador com o melhor caminho de uma espécie não conseguir pontuar por ter em mãos uma soma menor do que alguém que sequer baixou carta da referida espécie.

É preciso avaliar a melhor escolha entre baixar uma carta 8 (que vale 2 pontos a mais que as outras cartas) ou guardá-la para ter uma maior soma em mãos. Para aumentar a complexidade de contagem de cartas e leitura de mesa, uma carta 8 na mão pode ter seu valor desconsiderado se um adversário tiver a carta número 1 dessa mesma espécie na mão.

Direito a pontuar

Para cada espécie o jogador com a maior soma de cartas em mãos ganha direito a pontuar. Exceção: se um jogador possuir a carta 8 da espécia na mão mas um dos adversários possuir a carta 1, o valor do 8 é reduzido para 0 (zero).

Pontuando

Traça-se o maior caminho possível entre duas cartas da espécie a ser pontuada, onde cada carta do caminho. E os caminhos não precisam ser na minha linha ou coluna. Você pode passar por cartas adjacentes de forma ortogonal, desde que a carta seguinte seja de um valor maior que a anterior. 

Cada carta do caminho vale 1 ponto. Se você começar a sequência com uma carta 1, ganha um ponto a mais. Se a sequência terminar com um 8, ganha 2 pontos adicionais. E se no caminho, você passar por 4 cartas ou mais do tipo da carta pontuada, e todas as cartas forem da mesma espécie, você ganha 1 ponto adicional por carta.

Quantos pontos esse arboreto dará?

O que achei de Arboretum

Encantei-me demais com a beleza da arte! É muita cor e diversidade estampando espécies de árvores bastante familiares, e dando oportunidade de conhecer algumas outras. 

A proximidade com o baralho francês (números e naipes) dá um ar de simplicidade, mas o jogo ganha corpo a cada difícil decisão de descarte, devido à camada estratégica que envolve cada escolha. Descartar uma carta que não vai me servir agora, mas que pode ser útil ao adversário? Baixar a carta ou usá-la na sequência? A cada turno o jogo te faz pensar mais que muito euro existente no mercado.

Excelente para 2 jogadores (no BGG é votado pela comunidade como o melhor número), mas roda muito bem em 3 e 4 também; tendo de tomar cuidado apenas com o AP entre os participantes.

Compra recomendada tanto para iniciantes quanto para jogadores experientes que buscam um filler mais estratégico.

Texto por Guto Mendes

Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/

Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br

Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/   

Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/ 

Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra 

Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada 

Twitter: https://twitter.com/tabulaboard

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑