Publicado em fevereiro 22nd, 2017 | por Rafa Almeida
0Aster Editora estreia com Travessias RPG!
Pessoal, ultimamente só recebemos notícias boas. Aproveitando o embalo do RPG no Brasil esse ano, eis que surge a Aster Editora. Uma editora nova no Brasil que inicia suas atividades trazendo o Travessias, RPG que nasceu durante o 10o Encontro de RPG no CCJ.
O projeto conta com uma equipe de feras: Jorge Valpaços ( da Lampião Game Studio, que lançou Déloyal). A preparação e edição foram feitas por Evelini “Eva” Andrade de Livro dos Espelhos e Numenera. A direção de arte conta com Cecília Reis de Sangramento e Monsterhearts 2. A diagramação foi feita por Claudio Niman e playteste por Viviane “Gracilariopsis” Costa de As Tralhas RPGísticas da Graci.
Os personagens
Os personagens em Travessias são chamados de Tocados. Criaturas meio feras e meio humanoides, tentando se encaixar em algum lugar já que não pertencem a um mundo e nem a outro. A experiência na mesa é bem interessante, visto que todo jogador além de jogar também narra.
A criação de personagem é bem simples. Inicialmente escolhemos um nome e o rótulo. Isso representa a metade fera do personagem, como meio-rato ou meio-canguru. Depois, é necessário escolher um defeito (que é escolhido entre os outros jogadores em conjunto) para o seu personagem. Em seguida, você escolhe um conflito (durante as aventuras os números de rótulos e conflitos aumentam). Também vai distribuir 6 pontos nos 2 atributos disponíveis, viver e sobreviver. Nenhum dos atributos pode ter valor 0.
Viver representa o seu lado intelectual e passional, enquanto Sobreviver representa o seu lado ativo, físico; eles também servem como “marcadores de dano”. Lembra um pouco Lasers & Sentimentos, com o adicional de que ter 2 atributos com seres que são metade humano e metade qualquer outra coisa, combina muitíssimo bem.
O início do jogo
O jogo inicia da seguinte forma: todos os jogadores escrevem uma Conjectura (tópico de uma história ou acontecimento), que devem ser anotadas em um papel, e depois sorteadas. A Conjectura sorteada torna o seu criador o mestre/narrador do jogo, que deve usar a sua Conjectura para criar a história de uma forma que envolva os Conflitos e Defeitos dos personagens. O personagem do jogador/mestre vai participar ativamente do jogo, porém os outros jogadores é que vão controlá-lo. Ou seja, não dá para beneficiar um personagem em detrimento de outros. Isso é irado! Caso a aventura termine, basta sortear outra Conjectura e continuar o jogo.
A mecânica do jogo
A mecânica também não tem nada de complexo, apesar de ser um pouco confusa inicialmente. Tudo é baseado em apostas. Basicamente, o narrador rola um d6 (dado de seis faces) e esconde o resultado. O jogador deve tentar adivinhar o número que saiu no dado utilizando os pontos de seus atributos. Caso ele acerte, consegue superar o desafio. Se errar, deve fazer uma nova aposta com os pontos de atributos restantes. Se os jogadores acertarem, mas a situação ainda não estiver completamente resolvida, o narrador pode pedir um novo teste.
A evolução dos personagens é bem interessante. Após cada sessão de jogo, apenas um dos personagens recebe um novo rótulo e um novo conflito. O mesmo personagem não pode receber um novo rótulo ou conflito até que todos os demais tocados tenham recebido. Então, a evolução acontece de forma conjunta, e cooperativa.
Travessias é um jogo simples e rápido, ideal para quem gosta de jogos de contar histórias, e jogos com narrativa compartilhada. A mecânica é inovadora e resolve um problema de ter sempre apenas um mestre ou narrador na mesa. Todos vão acabar jogando e narrando durante as aventuras.
As ilustrações são bem bonitas e o livro tem uma leitura leve. Além do mais o jogo é muito imersivo e a simplicidade na criação de personagens para este nível de imersão é também inovador.
Travessias está gratuitamente disponível para download no site da Aster Editora, e tem cartas de personagens e outros conteúdos. Vale a pena visitar!
Espero que tenham curtido. Torcemos para que a Aster cresça e traga muito RPG para nossas mesas.
Curta nossa Página no Facebook, se inscreva em nosso canal no Youtube. Faça isso e fique por dentro das novidades no universo dos board games e RPG’s.
Valeu pessoal, um sucesso decisivo para todos e um bom jogo!