Vídeos Blue Lagoon

Publicado em abril 29th, 2022 | por Tábula Quadrada

Blue Lagoon: review em vídeo e escrito

Conheça mais um jogo lançado no Brasil do renomado autor Reiner Knizia: Blue Lagoon, que chegou por aqui pela Grok Games. Nele, somos colonizadores das ilhas da Polinésia, tentando controlar as rotas entre as ilhas, fazendo ponto de diversas formas, em duas etapas.

Neste vídeo fazemos um overview nas regras do jogo e damos nossa opinião sobre esse divertido family game do Knizia.

Após o vídeo, temos um review escrito dando nossas impressões sobre o jogo.

Review Blue Lagoon: treta e block nas ilhas

Reiner Knizia costuma lançar muitos jogos. Seja por ser um doutor em matemática ou um autor muito profícuo, é normal ver muitos jogos dele nas prateleiras das lojas. Alguns dos lançamentos costumam ser ótimos jogos, outros nem tanto. Qual categoria será que entra o Blue Lagoon?

Como se joga

O jogo acontece em duas fases, exploração e colonização. Ambas são muito parecidas: na sua vez o jogador coloca uma peça sua. Se for um espaço de água, coloca a peça virada para o lado do barco, se for na terra, pode ser uma peça de colonizador ou uma cabana. Quando uma peça é colocada sobre um espaço com recurso, o jogador pega aquele recurso para si. Os recursos são: coco, bambu, água e pedras preciosas, além das estatuetas, que não são recursos, mas dão pontos no final do jogo.

Fase de Exploração

Na fase de exploração, os jogadores podem colocar seus barcos (peças de colonização) em qualquer lugar de água do tabuleiro e as de terra, adjacentes a qualquer peça sua. Ainda, podem colocar as cabanas em qualquer lugar de terra. É importante colocá-las agora, pois na colonização, as que não estiverem no tabuleiro, saem do jogo.

A fase termina quando todos os recursos forem coletados, ou um dos jogadores colocarem todas as suas peças no tabuleiro.

Entre as duas fases, acontece uma pontuação. Os jogadores pontuam 10 pontos se estiverem presentes em 7 ilhas e 20 pontos se estiverem nas 8 ilhas. As conexões dão pontos pela cadeia de peças que conectam mais ilhas, 5 ponto por cada ilha diferente. Cada ilha tem uma pontuação por maioria de peças, indicadas no tabuleiro (no caso de empate os pontos são divididos entre os jogadores empatados).

Também são pontuados os recursos coletados. 4 ou + recursos iguais dá 20 pontos, 3 dá 10 pontos, 2 dá 5 pontos. Se o jogador tiver os 4 tipos de recursos, marca 10 pontos (só pode ser pontuado uma vez). Cada estatueta dá 4 pontos.

Fase de Colonização

Depois da pontuação da fase de exploração, todas as peças dos jogadores saem do tabuleiro, com exceção das cabanas que não ficaram nos espaços de recursos, as cabanas que ficaram fora do tabuleiro vão para a caixa e começa a fase de colonização. Na fase de colonização, só se pode colocar peças adjacentes a outras peças do jogador.

A fase termina como na primeira e também se faz uma pontuação igual à exploração. Quem fizer mais pontos vence a partida.

Componentes e produção

A produção está bonita, mas os cartonados não estão com uma qualidade ótima. Diria que dá pra jogar, sem se incomodar muito, mas a centralização das peças pode incomodar jogadores mais perfeccionistas. A arte é bonita e os componentes de recursos são um show a parte, além do insert plástico que guarda tudo bonitinho e organizado.

O que achei de Blue Lagoon

Blue Lagoon é um jogo bonitinho, mas maldoso. Apesar de ser family game, você vai pegar a maldade dele quando começar a jogar e a pegar o jeito. Porque você quer se espalhar pelo tabuleiro, pegar os recursos e ter maioria nas ilhas para pontuar. O problema é que todos mundo quer isso, então você vai precisar em alguns momentos “fechar” os caminhos dos adversários, em especial em partidas com mais de 3 jogadores e principalmente na fase de colonização.

Claro, você consegue jogar ele sem atravessar os outros, ou disputar os recursos, mas claramente terá desvantagem, porque ele é um jogo feito para ter interação e a disputa pelas ilhas e as cadeiras de rota.

Como existem várias formas de pontuar, dá pra focar em uma ou outra, mas é impossível ignorar completamente uma das formas de pontuar. É preciso fazer um pouco de cada e se atentar para não deixar ninguém muito na frente em algum dos quesitos.

As regras são fáceis e as partidas são rápidas, então dá pra você jogar várias na sequência ou abrir uma noite de jogatina mais pesada com ele.

No ranking Knizia, está entre os tops ou entre os mais baixos do ranking? Para mim fica ali no meio. Ele é divertido, traz uma jogabilidade interessante, com mecânicas bem amarradas e que se encaixam no tema, apesar dele estar mais para um abstrato. Mas, ao mesmo tempo, não traz nada de muito inovador, que o faz se destacar entre tantos outros jogos de alocação peças e controle de área.

Se você gosta de jogos de colocação de peças, controle de área e um tiquinho assim de maldade e bastante interação, vale a pena conhecer o Blue Lagoon. Caso o contrário, vá jogar jogos de puzzle do Uwe Rosenberg.

Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.

Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/

Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br

Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/   

Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/ 

Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra 

Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada 

Twitter: https://twitter.com/tabulaboard

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑