Publicado em junho 14th, 2017 | por Zé Fagotti
Brasil board game deve (finalmente) ir para o Kickstarter este ano
A saga do board game Brasil da editora What’s Your Game de Nuno B. Sentieiro e Paulo Soledad já é bastante longa. Inicialmente anunciado em 2015 com o nome de Vila Rica, o jogo que despertou o interesse do público pela temática de exploração do país, parece que finalmente vai sair.
Prometido para sair no ano passado, o game passou por várias mudanças. Fazendo com que seu lançamento fosse adiado para este ano, na feira de Essen. Porém, novamente os editores adiaram seu lançamento e informaram que o projeto deve ir para o Kickstarter.
Segundo os criadores, o jogo mudou muito nesse tempo todo. Brasil foi pensado para ser algo bem mais leve e rápido, mas acabou se tornando diferente e maior. Os componentes aumentaram bastante, os tabuleiros são outros e ocorreram melhorias em diversas características.
A história em Brasil
Brasil é um jogo sobre mineração de ouro no nosso país durante o século 18. Na época, os Bandeirantes viajavam pelo interior, quando descobriram a região de Ouro Preto.
A “corrida açucareira” estava chegando ao fim no nordeste do país e de repente a região da futura cidade de Vila Rica tornou-se uma das mais importantes fornecedoras de metais preciosos para o velho mundo.
Milhares de homens vieram de todas as partes do mundo e a região próxima a Vila Rica começa a crescer e prosperar. Grande parte da riqueza na Europa teve sua origem nas colônias daquela época. O Brasil, por exemplo, foi o principal fornecedor de ouro, o que levou Portugal a viver um longo período de prosperidade.
O Brasil no Tabuleiro
Mais que um simples jogo sobre mineração, Brasil pede que os jogadores combinem as ações para desenvolver a região. E isso é feito construindo infraestruturas essenciais como casas, lojas, fazendas, igrejas e estradas.
Os jogadores têm como objetivo a riqueza, lembrando sempre das características de cada uma das regiões do tabuleiro, os movimentos e necessidades dos outros jogadores, e o bem comum de Vila Rica.
Carta de Esclarecimento do Editor
Segue a carta de esclarecimento dos editores publicada na página do Facebook do Jogo:
“Após o desenvolvimento do Brasil nós, designers e editor, decidimos usar o Kickstarter para produzi-lo.
A principal razão para isso acontecer está relacionada aos valores de produção. À medida que o desenvolvimento avançou nos últimos dois anos, o Vila Rica se tornou um jogo maior chamado Brasil.
Para fazer justiça ao jogo, todos os componentes e algumas de suas agora ‘características épicas’ pediam uma melhoria geral dos elementos de produção.
Queremos apresentar um jogo maior, com melhores componentes, mas ainda a um preço razoável.
Vocês fãs foram fantásticos em todo o suporte fornecido no passado e temos certeza de que também serão desta vez.
A data para o início da campanha ainda não foi decidida, mas isso acontecerá ainda em 2017.
Para todos aqueles que esperavam que o jogo fosse publicado em Essen em outubro deste ano, lamentamos desapontá-los, mas temos certeza de que o resultado final valerá a pena. E muito!
Obrigado a todos pelo apoio surpreendente.
Paulo e Nuno”
Infelizmente o jogo ficou maior que a editora WYG e os editores esperavam. A saída encontrada foi apelar para o Kickstarter. A campanha ainda não tem data pra iniciar, mas deve rolar esse ano, com previsão de chegada do jogo para o ano que vem.
Resta esperar…
O que achou da carta do editor? O que será que vem por aí? Deixe sua opinião nos comentários.