Publicado em julho 29th, 2022 | por Tábula Quadrada
Carnegie – review em vídeo e escrito
Confira um overview em vídeo sobre o jogo Carnegie, lançado aqui no Brasil pela Moisaco Jogos.
Em Carnegie, você deverá contratar e gerenciar seus melhores funcionários, expandir seus negócios, produzir e vender suas mercadorias, comprar mais terrenos, cria uma rede de transporte ao redor do país e, é claro, ser aquele benfeitor que vai deixar seu nome na história.
Renato J. Lopes passa pelas regras e dá suas considerações sobre o jogo de Xavier Georges, autor de jogos como Carson City, Gingkgopolis e Troyes.
Confira abaixo o nosso review em vídeo de Carnegie e logo abaixo o escrito.
Review Carnegie: departamentos a serviço do block
Xavier Georges é um autor de muitos jogos bons. Carson City, Troyes, Gingkgopolis, entre outros que tem algo em comum: bastante interação. Com Carnegie, seu jogo mais recente, não é diferente.
Nele você tem uma espécie de seleção de ações em que todos seguem a mesma escolha do jogador atual, porém, você nem sempre consegue estar preparado para aproveitar bem essa ação.
Componentes e produção
Tive contato com as 2 versões do jogo que são vendidas no Brasil e ambas são sensacionais. Mesmo a retail veio com ótima qualidade de cartonados, meeples de madeira e tabuleiro de jogador em 2 camadas.
A versão do Kickstarter tem umas perfumarias a mais, que para quem gosta vale a pena, como o trem de primeiro jogador e o marcador de ação em metal, dinheiros com impressão em hot stamp, entre outras coisas. Nos dois casos a produção é primorosa, ainda mais com a arte do mago Ian O’Toole.
Como se joga
O jogo acontece em 20 rodadas, que são demarcadas pelo tabuleiro de ação. A cada rodada, o jogador da vez (que está com o trem), escolhe uma das ações. Antes de realizá-las, acontece a fase de eventos que pode ser de receita e/ou doação, de acordo com o espaço indicado no tabuleiro.
Se for acontecer a receita, o jogador recolhe trabalhadores da região indicada no espaço de ação e recebe o que o seu marcador de trem indica naquela região, além de alguns bônus liberados nas construções do seu tabuleiro.
Se for doação, os jogadores pagam o preço da doação (a primeira custa 5, a segunda 10, a terceira 15 e a quarta 20) e coloca um marcador da sua cor em um dos espaços, para receber a pontuação no final do jogo. Essa pontuação pode dar até 12 pontos no final do jogo por doação feita.
Depois dessa fase, os jogadores, a partir do primeiro jogador, ativarão os departamentos de sua companhia da respectiva ação, desde que possua trabalhadores ativos na mesma. Os departamentos são: Recursos Humanos, Gerência, Construção e Projeto e Desenvolvimento (P&D).
Em Recursos Humanos você basicamente pode mover os seus trabalhadores pelos departamentos e eles sempre entram deitados em cada espaço. Para ativá-los, existe uma fase no final do turno do jogador, em que ele paga o valor indicado do espaço para que ele fique ativo.
Na Gerência você adquire recursos ou constrói novos departamentos, enviando trabalhadores para missão ou não. Serão esses trabalhadores enviados para missão que retornarão para o seu hall deitados e fornecerão a receita.
Na Construção, os jogadores vão pagar recursos pra construir postos de trabalho ao longo do tabuleiro, tentando conectar links para uma pontuação de final de jogo.
Em P&D, os jogadores podem avançar nas trilha de trem das regiões do tabuleiro principal ou desenvolver as construções do seu tabuleiro, pagando o custo indicado em pontos de estudo.
Em partidas com 3 e 4 jogadores, existe uma peça que pode ser usada uma vez por jogo, para que o jogador escolha uma ação diferente da que foi escolhida naquela rodada.
Final de jogo
O jogo termina ao final da 20ª rodada, que será indicada no tabuleiro da linha do tempo, com todos os marcadores de ação chegando ao final.
A pontuação final acontece na sequência. Os jogadores irão somar aos pontos já conquistados durante a partida algumas coisas:
- 3 pontos se tiver o marcador de escolha de ação não utilizado;
- 1 ponto para cada trabalhador ativo (em pé) nos seus departamentos;
- 2 ou 3 PVs para cada departamento construído, de acordo com o espaço;
- PVs descobertos da tabela de projetos (construções) do seu tabuleiro;
- Os links feitos nas cidades grandes, de acordo com o quão longe avançou na linha do trem;
- Construções feitas em cidades pequenas, médias ou grandes que indiquem pontuação;
- Pontos das doações (no máximo 12).
Quem possuir mais pontos vence a partida. Em caso de empate, os jogadores compartilham a vitória.
O que achei de Carnegie
Eu sou um grande fã dos jogos do Xavier Georges. Tenho alguns que gosto muito e já joguei outros que sempre que possível, toparia uma mesa. Carnegie pra mim se tornou a obra-prima do autor.
Primeiro que ele tem bastante interação, sem necessariamente ser ruim. Existe um block muito forte, mas você não tira nada do outro jogador ou altera suas peças. Você simplesmente pode escolher uma ação que ele não poderá executar.
Por isso, é um jogo que você tem que prestar muita atenção no que os outros jogadores estão fazendo para não perder uma ou mais rodadas. Você pode focar em alguns momentos em algumas ações e deixar outras de lado, mas é altamente recomendável que você tenha sempre ao menos 1 trabalhador disponível para cada ação, para evitar um revés.
Pois sim, os outros jogadores vão perceber o que você não vai fazer e vão escolher bem aquela ação, só para que você perca uma rodada e não vai haver nada que você consiga fazer sobre isso. A não ser que você tenha a peça de seleção de ação, mas nem sempre ela entra em jogo.
Outro ponto importante é para onde enviar os seus trabalhadores em missão. Saber o momento certo de enviá-los para o tabuleiro principal e recolhê-los nas receitas pode trazer muitos benefícios.
Muita atenção no posicionamento dos trabalhadores. Tente ter sempre ao menos 1 trabalhador nas regiões que terão receitas próximas para estar sempre ganhando algo. Por isso é bom ter alguns departamentos estratégicos para o que você pretende fazer no jogo. Possuir os departamentos que vão ajudar na sua estratégia, é uma boa mão na roda também.
Recolher todos os trabalhadores de uma região para receber a receita? Somente se for a última vez que aquela região for dar receita ou no caso de precisar muito de um trabalhador na sua companhia. Pegar de 1 em 1, vai te dar bônus dos seus projetos construídos a cada rodada.
Muitas vezes, o segredo do jogo, não está em fazer a melhor ação, mas evitar escolher ações que vão beneficiar demais os outros jogadores. Pois, nesse caso, algum outro jogador vai escolher essa ação e você pode aproveitar a sua vez para se preparar para isso.
Carnegie é esse jogão, gostoso de jogar, com uma divertida mecânica de seguir ações, mas que pode te fazer cair num block, caso jogue desprevenido.
Recomendado para jogadores que gostam de jogos de peso médio, bonita produção, ação de seguir (como em Puerto Rico), construção de rotas e gerenciamento de recursos.
Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.
Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/
Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br
Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/
Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/
Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra
Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada
Twitter: https://twitter.com/tabulaboard