Publicado em agosto 2nd, 2017 | por Zé Fagotti
Conheça as 2 expansões de Terraforming Mars
Terraforming Mars da Meeple BR Jogos chegou por aqui fazendo barulho e não foi por causa das 15 cartas com erratas. O jogo é sensacional e está conquistando seu lugar de importância entre os jogos lançados por aqui. Se você não conhece o jogo acesse aqui nosso Review. Lá fora ele também fez muito sucesso e já está saindo algumas expansões. Duas já foram anunciadas: Hellas & Elysium, além de Terraforming Mars: Venus Next.
Terraforming Mars: Hellas & Elysium
Terraforming Mars: Hellas & Elysium é a primeira expansão para Terraforming Mars lançada. Ela está chegando lá fora nesta semana e ainda não tem previsão para lançar aqui. A expansão nos apresenta duas novas áreas de Marte para serem exploradas. Isso, em um tabuleiro dupla face onde temos de um lado Elysium e do outro Hellas.
A região Elysium, localizada ao lado oposto do equador de Marte, com vastas planícies e oceanos no norte e sul, seco e rico em minerais.
Um ponto interessante nesse mapa é a inclusão do Olympus Mons, o pico mais alto do sistema solar, um tile colocado nessa região dá ao jogador três cartas grátis.
Hellas, o sul selvagem, inclui o pólo sul de Marte e a enorme cratera de sete hexágonos Hellas que implora para se tornar um lago gigantesco. O jogador que construir em torno do pólo recebe novos bônus de colocação sob a forma de calor e possivelmente até mesmo de água.
Cada lado do tabuleiro tem Prêmios e Marcos diferentes, inclusive da caixa base. Existem ainda novos bônus de colocação de peça (aqueles símbolos nos hexágonos). Coloque três tiles em torno do pólo sul para ser um Explorador Polar, por exemplo. Ou corra para ter a maioria das propriedades ao lado da água em Elysium!
Não se preocupe porque as cartas do jogo base, assim como Noctis City e Lava Flows podem ser usadas em ambos os novos mapas.
Terraforming Mars: Venus Next
Depois de um terremoto, o governo de Marte vê como próximo objetivo, a colonização de Vênus. Mas isso é muito mais difícil e com certeza vai demorar mais.
Ao que tudo indica, a terraformação de Marte e Vênus vão ocorrer em paralelo e tem tudo para acelerar a partida (por incrível que pareça). Sendo que os índices no mapa de Vênus não é vinculado a coisas como temperatura e oxigênio e também não conta para o fim da partida.
A expansão inclui 49 novos projetos, 5 corporações e o tabuleiro de Vênus. O tabuleiro de Vênus é bastante pequeno com escala de status de Vênus e quatro lugares reservados para cidades. Eles são a base Maxwell (na superfície de Vênus), Stratopolis (alta em sua atmosfera), a metrópole Luna na lua e a cidade Daybreak em Mercúrio, sendo essas duas localizadas em trilhos especiais.
Existe um quarto fator de terraformação, o “status de Vênus”. Ele vai de 0% a 30% subindo de 2% em 2%. Funciona de forma semelhante a outros fatores (aumentando TR), dando 1 carta extra em 8% e 1 TR extra em 16%. No entanto, o status Vênus máximo não é requisito para terminar o jogo.
A expansão acrescenta dois novos recursos: meteoritos e plataformas flutuantes. Plataformas flutuantes podem ser armazenadas em algumas cartas, como animais.
Outra novidade é a fase 5, a fase solar. Após fase 4 (produção), se o jogo não terminar, é possível fazer uma ação do governo mundial. O primeiro jogador escolhe um dos fatores não alterados e o aumenta em 1. Pode ser o status de Vênus, mas ele não recebe TR ou nenhum bônus. Mas ele ativa algumas cartas como Arctic Algae.
Aguardando!
A previsão é de que essa expansão saia lá na gringa em outubro. Sem previsão de vinda para o BR por enquanto.
O jeito, caros brasileiros, é deixar nos comentários o que achou dessas duas expansões, enquanto aguardamos seus lançamentos por aqui. :)