Reviews Marvel Battlegrounds

Publicado em agosto 11th, 2020 | por Renato J. Lopes

Contato Imediato: Marvel Battlegrounds

A Bucaneiros Jogos estava há um bom tempo preparando o anúncio de novidades no mercado de board games nacional. Nesta segunda eles revelaram Marvel Battlegrounds, um jogo nacional, desenvolvido pela editora dentro do universo de heróis. O jogo é uma criação de Thiago Castro e Led Bacciotti e usa ilustrações dos quadrinhos para embelezar seus componentes.

Depois de muito mistério e anúncios de novidades, finalmente pudemos conhecer o jogo. Mas, será que ele é bom? Vamos falar para você nossas impressões de ter jogador ele.

O jogo fica realmente bonito na mesa

Marvel Battlegrounds

Marvel Battlegrounds é um jogo de gestão de mão, com negociação que pode ter jogadores com diferentes habilidades. Isso depende do modo de jogo. Pode ser Grandes Líderes, em que todos têm os mesmos poderes e habilidades ou Vingadores, com diferentes habilidades por jogador. Nesse modo, você pode escolher entre um dos heróis: Capitão América, Capitã Marvel, Homem de Ferro, Viúva Negra e Pantera Negra.

No jogo, cada participante é um líder e vai precisar chamar os heróis para combater os mais terríveis vilões em 6 diferentes pontos do planeta Terra. Os locais são: Nova York, Londres, Los Angeles , Sokovia, Wakanda e Attilan. Entram no jogo a quantidade de jogadores mais 1. 

Preparação

Os jogadores recebem escudos dos seus heróis onde vão guardar durante a partida seus marcadores de influência (espécie de moeda do jogo) e marcadores de domínio (que vão dar pontos no final da partida). Eles também pegam todos os marcadores do seu herói e colocam em sua área de jogo.

No modo Grandes Líderes todos recebem 7 de Influência e no modo Vingadores, recebem a quantidade indicada na sua carta de líder. Neste modo, também estará indicado na carta do seu líder, a habilidade especial.

As cartas de vilão são separadas pela quantidade de jogadores, embaralhadas e colocadas nas regiões, 1 em cada lugar. Em seguida, são colocados marcadores de vida do vilão, de acordo com o número da carta. O baralho de heróis é embaralhado e alguns são colocados nos espaços ao lado dos vilões, como aprisionados. Eles serão dados aos líderes que os libertarem. Para vilões de desafio até 2 um herói é colocado aprisionado. Para vilões de 3 ou mais de desafios, são colocados 2 heróis aprisionados.

Em seguida, coloque o baralho de herói acima do tabuleiro e revele 8 cartas de herói na chamada fila de recrutamento.

São colocados 3 marcadores de cada herói no aeroporta-aviões da SHIELD. Defina o primeiro jogador e ordene os marcadores de herói por ordem de jogada e o marcador de rodada no lugar. Está tudo pronto para começar a aventura.

Marvel Battlegrounds
Escolha bem seus heróis

O jogo

O jogo acontece em 3 rodadas, sendo que cada uma delas é composta de 3 fases:

1 – Recrutamento de Heróis

2- Fase de Ação

3- Resolução das Batalhas

4- Manutenção

1 – Recrutamento de Heróis

Nesse momento, começando a partir do primeiro jogador, os jogadores se revezam para comprar cartas da fila de recrutamento, 1 de cada vez. Cada carta possui um custo, sendo que o primeiro espaço a esquerda, possui o custo de 1 influência a mais e os dois últimos espaços à direita possuem o custo de 1 influência a menos. O custo pode variar de 1 a 4 de influência. Cada jogador pode ter somente 6 cartas no máximo, se possuir mais que isso, terá que descartar cartas da mão ou passar sua vez no recrutamento.

Quando todos passarem a vez, o jogo segue para a próxima fase. A ordem em que os jogadores passam, será a ordem para realizar a fase de ação, na chamada Trilha de Resolução de Batalha.

Marvel Battlegrounds
É hora de escolher o seu Pokémon, digo herói

2- Fase de Ação

Na Fase de Ação, os jogadores começam a rodada com uma quantidade de marcadores de ação, que eles poderão utilizar para realizar suas ações. 3 na primeira rodada e 4 nas rodadas seguintes.

Na sua vez, o jogador coloca um marcador de ação em uma das áreas de batalha que não tenha atingido o limite de jogadores no lugar. Essa quantidade é indicada no canto inferior esquerdo da carta de vilão, também chamado de número de desafio. O vilão somente será derrotado, caso exista naquele lugar, uma quantidade de líderes igual ao seu número de desafio. Se ele já havia utilizado uma carta naquela área, ele pode continuar fazendo ações ali. 

Ao colocar a carta de heróis em uma área de batalha, ele ativa (se quiser) a habilidade especial da carta, marca a quantidade de dano que deu naquele inimigo com seu marcador e reduz os pontos de vida dele. Nas próximas vezes ele deixa seu marcador ali e adiciona a força dada pelo outro herói.

O jogador pode ainda, se quiser, utilizar a sua carta de líder no modo Vingadores e adicionar a força dele naquela batalha, somente uma vez no jogo. Também é possível utilizar o marcador de líder,para reduzir em 1 o desafio do vilão, mas isso não vai bloquear a entrada de outros jogadores, somente reduz para efeitos da resolução de batalha.

Quando o líder não possuir mais marcadores de ação, ele passa e move o seu marcador na trilha novamente, indicando a ordem de recrutamento da próxima rodada.

Marvel Battlegrounds
O jogador coloca ali o marcador, aplica o efeito e reduz o poder do inimigo

3- Resolução de Batalha

Agora, acontecem as resoluções, efeitos e bônus por batalhas. Para cada lugar onde um herói foi designado houve uma batalha e acontece um dos seguintes efeitos:

Vitória Absoluta: a resistência do vilão chegou a zero e o nível de desafio também. O Campeão é o líder da equipe que deu mais dano. No caso de empate vence quem tem o marcador embaixo. Ele recebe um marcador de campeão daquele lugar e pode resgatar um dos heróis aprisionados, colocando-o em sua mão. Se houver uma segunda carta, o segundo jogador que deu mais dano, pode pegá-la. Todos os líderes que participaram da batalha, recebem os marcadores de influência e domínio indicados na carta do vilão (canto inferior direito) e coloca atrás de seu escudo.

Vitória Parcial: a resistência do vilão chegou a zero, mas não o nível de desafio (quantidade de líderes). O jogador que mais deu dano ainda recebe a carta e todos recebem a influência, mas ninguém recebe marcador de campeão ou marcador de domínio daquela batalha. Nos dois casos de vitória, a carta do inimigo é descartada.

Derrota: se a resistência do vilão não chegar a 0, ele derrota os heróis e chama reforços. Na primeira vez que isso acontecer, ele ganha um marcador de +5 e ganha 5 pontos de vida. Na segunda vez, ganha um marcador de +20 e recebe esse valor de resistência.

Domínio

Note que na parte inferior do tabuleiro existe uma barra de marcação para a quantidade de domínio que é distribuída para cada território por rodada. Cada marcador de domínio dado, faz o indicador daquela região avançar 1 espaço. Note que quanto mais se distribui domínio, menos pontos aquela região dá. Isso é uma forma de acompanhar quais lugares são mais lucrativos e oferecem mais marcadores de domínio no final de jogo.

4- Manutenção

Cada jogador recebe 3 de influência, o marcador de rodada avança, a ordem de turno é ajustada e os jogadores recebem 4 marcadores de ação. Em cada localidade em que um vilão foi derrotado, coloque um novo vilão e heróis aprisionados de acordo com o seu nível de desafio. Se for a penúltima rodada, coloque marcadores de ponto de vitória ao invés de heróis aprisionados, sendo 10 pontos para nível 2 e 15 pontos (10 e 5) para nível 3 ou mais. Se for o final da terceira rodada, a partida se encerra e são contados os pontos de vitória.

Final de jogo e pontuação

Os jogadores recebem pontos de vitória de acordo com alguns critérios:

Influência: cada 1 vale 1 ponto de vitória;

Marcadores de vitória: cada marcador recebido durante o jogo de pontos de vitória e a quantidade indicada na sua carta de líder, caso não tenha usado ele durante o jogo;

Marcadores de campeão: para cada campo de batalha se determina quem tem mais marcadores. Se existir apenas 1 jogador, ele ganha 25 pontos. No caso de 2 jogadores, cada um recebe 15 pontos. Se forem 3, cada um recebe 10 pontos.

Marcadores de domínio: confira o valor de cada marcador de domínio na barra na parte inferior do tabuleiro e contabilize os marcadores de cada jogador.

Quem possuir a maior pontuação vence o jogo e no caso de empate, quem possuir mais influência.

Marvel Battlegrounds
A pontuação que fiz na partida online com o Capitão América

O que achei de Marvel Battlegrounds

Gostei bastante de Marvel Battlegrounds, porque ele me lembrou um pouco de Smash Up, com uma seleção de cartas interessante e uma espécie de mercado de ações nas pontuações de território. As ilustrações são incríveis, a mecânica temática e a jogabilidade está muito interessante.

Você precisa escolher as melhores cartas, determinar qual lugar vai te dar mais pontos e saber se aliar a outros líderes para juntos derrotarem um vilão. Junto disso, existe um elemento de blefe, para tentar não demonstrar qual lugar você quer de verdade, para que os outros jogadores aceitem te ajudar a derrotar um inimigo, sem te passar nos danos e virar campeão. 

Por conta de ser o campeão, você vai acabar dando mais dano do que o necessário no inimigo, mas muitas surpresas podem ocorrer. Não é incomum você pensar que vai vencer um lugar e o outro jogador ir lá e te passar. Então, também é preciso escolher com sabedoria a ordem de se jogar. Escolher passar na hora certa, pode te garantir benefícios de escolher as melhores cartas no recrutamento ou ir nos melhores lugares na fase de ação.

É um jogo estratégico e tático, porque te faz pensar num planejamento a longo prazo, mas também te faz agir a cada rodada, tentando aproveitar as oportunidades que aquele momento oferece.

O que não gostei, foi o fato dele ser para a partir de 3 jogadores. Nos tempos que vivemos, é quase obrigatório ter um modo solo ou para 2 jogadores. 

A quantidade de pecinhas na mesa também me pareceu ser trabalhoso de organizar a cada partida, tanto no início, quanto no final do jogo. Uma boa organização em ziplocks ou de insert vai ser essencial para agilizar isso. Nada que não seja resolvido com facilidade.

Para quem é o jogo:

Se você é fã da Marvel, jogos de tabuleiro de heróis e jogos com combates de cartas e controle de área, o jogo é super recomendado. Ele tem mecânicas de jogos europeus, mas não é um europeu raiz, assim como possui várias coisas de jogos ameritrash. Ele fica ali no híbrido, entre os dois mundos. 

Para quem é fã dos quadrinhos, um bônus: cada ilustração de carta vem com a indicação de qual quadrinho ela foi retirada. Muito legal isso! Agora é só reservar a sua cópia com o seu lojista favorito e aguardar para pôr na mesa com seu grupo.

Tags: , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑