Publicado em outubro 20th, 2020 | por Renato J. Lopes
Contato Imediato: Spider Web (SPIEL.digital)
Mal a semana da SPIEL.digital começou e já tivemos novidades, com a revelação dos dois títulos da franquia da Marvel desenvolvidos pela Bucaneiros Jogos. Eles são Comic Hunters e Spider Web, sendo que este último será o foco deste texto.
Spider Web
Spider Web é um jogo em equipes, em que cada jogador possui um deck idêntico de 16 diferentes cartas. O jogo vai acontecer em 16 rodadas, sendo jogada uma carta por jogador a cada rodada. Ao final, a equipe que conseguir capturar mais cartas, vence o jogo.
Preparação
Cada jogador recebe um deck de 16 cartas e ao centro da mesa é colocada a peça das Docas. Toda carta que os jogadores jogam, são consideradas em Nova Iorque e podem ir para as docas, de acordo com os efeitos de uma carta. Cada jogador embaralha seu deck e compra três cartas para iniciar o jogo.
As rodadas
No seu turno, começando com o primeiro jogador e seguindo em sentido horário, cada jogador joga uma carta na mesa (NY) e escolhe se ativa o seu efeito imediato, caso ela tenha. Em seguida, compra uma nova carta para sua mão.
Após todos os jogadores jogarem uma carta e ativar seu efeito, o turno acaba. Para conferir quem leva as cartas que estão na mesa, é preciso conferir, por ordem de iniciativa, se alguma condição de vitória foi alcançada entre as cartas que estão em NY, as das Docas não contam para isso.
Caso isso aconteceu, a equipe que jogou a carta com a condição de vitória, pega todas as cartas que estão em Nova Iorque e coloca em seu monte de pontuação.
Caso nenhuma condição de vitória foi alcançada, a carta que não tem condição de vitória de menor número leva a rodada. Então, preste atenção, pois as cartas que possuem condições de vitória, só vencem nesse caso. Já, as outras cartas, vencem pelo menor número de iniciativa.
No caso de algum efeito de cartas anular a condição de vitória da outra (como por exemplo, Homem-Aranha e Duende Verde), as cartas vão para as Docas.
Depois da resolução de combate, a equipe vencedora pega as cartas da mesa e coloca em seu monte de cartas capturadas. Em seguida, o marcador de primeiro jogador passa para o jogador à esquerda do atual e se inicia uma nova rodada.
Ao final da 16ª rodada, a equipe que conseguiu capturar mais cartas, vence a partida.
As cartas de personagens
Vamos dar uma olhada nas cartas de personagens e os efeitos que elas têm. Existem 2 cartas de herói no jogo: Homem-Aranha e Gata Negra, os outros todos são vilões. Alguns destes, são do Sexteto Sinistro e estão identificados com um 6 no canto superior esquerdo.
1- Homem-Aranha
Poder instantâneo: ao ser baixado, você captura todas as cartas que se encontram nas Docas e todos os Vilões em Nova York no momento. Condição de vitória: o Homem-Aranha só vence se no final da rodada não houver nenhum vilão em Nova York.
2- Duende Verde
Condição de vitória: ele vence se no final da rodada não houver nenhum herói em NY.
3- Rei do Crime
Condição de vitória: ele vence se no final da rodada o Homem-Aranha não estiver em NY.
4- Chacal
Poder passivo: o Chacal nunca é afetado pelo poder do Homem-Aranha. Condição de vitória: ele vence se no final da rodada houver ao menos um herói em NY.
5- Dr. Octopus
Condição de vitória: ele vence se no final da rodada houver ao menos 3 membros do Sexteto Sinistro, considerando cópias (também chamadas de hologramas).
6- Kraven
Poder instantâneo: ao baixar Kraven, diga o nome de uma carta de Personagem. Se o próximo jogador (e somente ele) tentar baixar uma carta com o nome escolhido, essa carta irá imediatamente para as Docas.
7- Venom
Poder instantâneo: assim que você baixar, escolha uma carta que se encontra em Nova York e coloque-a nas Docas.
8- Mysterio
Poder instantâneo: assim que você baixar a carta, escolha quantos hologramas desejar em Nova York e mande-os para as Docas.
9- Duende Macabro
Poder instantâneo: ao baixá-lo, você pode mandar uma carta
da sua equipe para as Docas.
10. Rino
Poder passivo: ele nunca é afetado por poderes de Vilões.
11. Homem Areia
Poder instantâneo: no turno em que você baixar o Homem-Areia, você poderá olhar as cartas no seu monte de compra e escolher com qual delas vai repor sua mão.
12. Electro
Bônus de vitória: Se você vencer um confrontona contagem de iniciativa 12, além de capturar as cartas em Nova York, você também vai levar as cartas das Docas.
13. Gata Negra
Poder instatâneo: assim que você baixar a carta, diga o nome de uma outra carta de personagem que esteja em NY, exceto “Gata Negra”. Considere que seu valor de iniciativa passará a ser 17 e nenhum de seus poderes funcionará.
14. Abutre
Poder instantâneo: ele entra em jogo e pode proteger outro vilão, colocando a carta em cima deste. Todo poder que tiver como alvo o vilão protegido
afetará somente o Abutre.
15. Lagarto
Poder passivo: ele nunca é afetado por poderes de Heróis.
16. Camaleão
Poder instantâneo: ao ser baixado, você pode escolher uma carta em NY ou nas Docas para copiar o seu efeito e nunca sua iniciativa.
O que achei de Spider Web
Spider Web é um party game bem interessante. As cartas possuem efeitos relacionados aos personagens nas histórias em quadrinhos e diverte quem joga. O sistema de jogar em equipes, lembra jogos tradicionais de baralho e oferece uma jogabilidade interessante.
Os efeitos são equilibrados e oferecem uma sinergia interessante a cada partida. Claro que cada rodada aparecem cartas em sequências diferentes que vão exigir de cada jogador um pensamento tático para jogar a melhor carta.
Isso faz do jogo algo único, pois ele oferece diferentes possibilidades de ganhar as rodadas e a partida. Já joguei partidas em que uma das equipes estava muito à frente e permaneceu, outras em que o final foi equilibrado e teve até uma virada histórica.
Mas, sabe porque Spider Web é tão interessante? Ele é um jogo de regras simples, com alta estratégia e muito envolvente, o que permite com que pessoas de qualquer idade, com qualquer nível de conhecimento nos jogos, jogue de igual para igual. Já o considero no nível de jogos como Love Letter, The Resistance e outros party games para se jogar com a galera.
Para quem é o jogo:
Jogo feito para fãs do Homem-Aranha e que gosta de jogos de cartas rápidos ou jogo em equipe com interação direta e muita furação de olho nas partidas.