Publicado em agosto 24th, 2020 | por Renato J. Lopes
Contato Imediato: Sudokan
Já imaginou jogando um jogo de flip & write, ou virar carta e escrever com uma complexidade de regras mais alta? É a proposta de Sudokan, um jogo nacional inspirado levemente no Sudoku, com uma pegada gamer na onda de jogos de escrever que chega em breve pela editora Vem Pra Mesa Jogos.
Sudokan o jogo
Basicamente somos Daimiôs disputando o lugar de braço direito do imperador, criando as melhores estratégias de guerra. Isso acontece durante 4 estações, onde em cada uma delas fazemos pontuações, terminando com uma pontuação final.
No início do jogo, cada jogador recebe uma cartela do jogo e uma caneta. A cartela possui 9 quadrantes, com 9 espaços cada. Além disso, existem alguns símbolos já impressos de salgueiro e monastério.
Continuando a preparação, é aberta a primeira carta de estação que apresenta um bônus e a quantidade máxima de pontuação com templos da rodada. A primeira carta de batalha é aberta para indicar onde os combates acontecerão no final da rodada e dará pontos. Por fim, são abertas 5 cartas de desenho. Cada uma delas apresenta possibilidades de fazer desenhos. As de torii você pode escolher entre um formato dos toriis e monges e as de clã oferecem 3 dos 6 símbolos, sendo que você precisará desenhar 2 diferentes dos indicados na carta.
O turno funciona de forma bem simples. Todos os jogadores desenham secretamente em sua cartela 4 das 5 cartas em qualquer orientação, somente uma das habilidades de cada uma, além do bônus da carta de estação. Assim que todos terminam de desenhar, revelam suas cartelas e as batalhas acontecem. Para participar de uma batalha, é preciso ter um monge no quadrante correspondente.
Confira nosso gameplay ao vivo:
Pontuação e final da rodada
A partir pro primeiro quadrante indicado na carta e indo na sequência, são contados os pontos de ataque de cada jogador em cada quadrante. Nesse momento, o jogador também precisa escolher quais clãs serão utilizados naquele quadrante, pintando o interior do símbolo. Além disso, cada um rola o dado que tem números de 0 a 3 e adiciona ao seu valor de batalha.
Entre os jogadores que participarem da batalha acontece a distribuição de pontos.
O jogador que teve o maior valor, ganha 2 pontos. O jogador que teve o menor valor precisa ferir um dos seus monges, riscando ele que não dará mais força nas batalhas seguintes.
Por último, os jogadores que desenharam monges ao lado de monastérios, podem ativar por cada um, uma das pontuações do Imperador. Isso pode acontecer no máximo indicado pela carta da estação.
A primeira pontuação é 1 ponto por cada torii dentro de um quadrante, a segunda é 2 pontos por cada monge adjacente a um salgueiro e por último 1 ponto por cada linha e coluna com 3 símbolos diferentes em 1 quadrante. Após a pontuação, marque o salgueiro daquele quadrante, indicando que ele não poderá ser pontuado novamente nesta partida.
Depois disso, são abertas novas cartas de estação e batalha, além de serem embaralhadas todas as cartas de desenho e abertas novas 5.
Símbolos e regras de desenho
Vamos passar rapidamente as regras de cada símbolo.
Toriis: os toriis podem ser desenhados no formato apresentado na carta, em qualquer rotação diferente, podem inclusive estar em quadrantes diferentes.
Monges: devem ser sempre desenhados ao lado de um torii. Eles dão 1 ponto de ataque na batalha em seu quadrante. Se estiver acima de um torii,salgueiro ou monastério, ganham mais 1 ponto.
Clã azul: precisa ser desenhado ao lado de um torii e dá 1 ponto de ataque para cada 2 toris dentro do mesmo quadrante.
Clã vermelho: precisa ser desenhado ao lado de 1 torii e dá 1 ponto de ataque no quadrante onde ele está.
Clã roxo: precisa ser desenhado ao lado de monges e permite ao jogador reutilizar a força de um monge riscado na batalha.
Clã preto: só pode ser desenhado acima de um salgueiro e dá 1 ponto de ataque para um quadrante adjacente.
Clã amarelo: precisa ser desenhado ao lado de um salgueiro e permite ao invés de riscar um monte, riscar um torii.
Clã marrom: pode ser desenhado em qualquer lugar, mas se desenhado embaixo de um monge e dá um ponto de ataque para ele.
Final de jogo e pontuação
Além da pontuação das rodadas, ao final do jogo, acontecem algumas pontuações. A primeira, é 1 ponto para cada clã não utilizado no jogo. Para cada quadrante onde o jogador possuir pelo menos 3 clãs diferentes ou 2 iguais, ele pode ganhar 3 pontos por 2 grades que cumprirem esse pré-requisito. 6 pontos por 3 grades e 10 pontos por 4 grades.
O jogo possui ainda um modo básico sem pontuação de final de partida e durante o jogo só se usam 3 clãs (marrom, vermelho e preto). Nesse modo, são abertas somente 4 cartas ao invés de 5. Mas, ainda se desenha as 4 cartas, além do bônus da estação.
O que achei de Sudokan
Ele realmente é um passo à frente na questão dos jogos de escrever. Ele tem poucas regras, mas, muitos detalhes, o que oferece um grande desafio em conseguir pontuar da melhor forma.
Existem os símbolos dos monges, os toriiss e os 6 clãs. Você precisa se planejar na hora de desenhar cada símbolo pensando na pontuação que você precisa fazer na rodada, nas batalhas que vão acontecer e na pontuação de final de jogo.
É difícil de assimilar tantos detalhes nas primeiras partidas, mas aos poucos, com todos entendendo bem o jogo, a expectativa é de disputas acirradas e a vitória sendo decidida por pequenos detalhes.
Sudokan é o flip & write para gamers, com muitas decisões a serem feitas a cada rodada, com possibilidades de pontuar diferentes e brigas desafiadoras a cada rodada.
Para quem é o jogo:
Gamers experientes que gostam de flip & write. Jogadores que jogam bastante flip e roll & write e desejam se aprofundar em um jogo ainda mais desafiador.
Saiba mais sobre o jogo no site da editora, clicando aqui.