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Publicado em agosto 8th, 2017 | por Zé Fagotti

Creepers: mais um jogo premiado da Ace Studios

Creepers está planejado para ser o próximo lançamento da Ace Studios, produtora do Space Cantina, Medievalia, Encantados, Sapotagem e Warzoo. O jogo é de autoria do designer nacional Humberto Cotta. Creepers dura de 20 a 40 minutos e suporta de 2 a 5 jogadores . Ele ainda conta com a arte incrível do Daniel Lustosa (Encantados e Dungeonland).

O jogo foi vencedor do prêmio Ludopolis em Portugal em 2015, sob o título de “Chameleon Eggs”. Recentemente foi transformado em Creepers para agregar um visual mais divertido e poderes especiais.

Quem será o braço direito do Linch em sua vingança?

Creepers é um tile placement que se passa em um labirinto vivo, criado por um Linch Necromante que acabou de ser derrotado por uma turma de heróis do reino. O que eles não sabiam é que o Linch pode ser trazido de volta a “vida” se as relíquias escondidas pela masmorra forem reunidas.

No jogo assumimos o papel dos servos do Necromante. Podemos ser um Mímico, uma Fantasma, um Metaformo ou um Cubo Gelatinoso. A nossa missão é recuperar as 3 relíquias antes dos outros servos. O objetivo é trazer o Linch de volta a “vida” e ser o braço direito em sua vingança.

Só existe um problema. Existem criaturas, armadilhas e dragões espalhados por toda parte que podem nos atrapalhar, além dos heróis que também estão na masmorra.

Visão geral da mesa com o jogo avançado em versão digital

Creepers

Os Creepers são representados por dados e os turnos são divididos em cinco fases. Ao fim do turno a vez é passada para o próximo jogador em sentido horário.

Exploração

Nessa fase o jogador coloca um tile da sua mão no tabuleiro, mantendo as conexões da masmorra. Imediatamente, um outro tile da Pilha de Exploração deve ser anexado ao tile que foi colocado. A única exceção é caso não haja espaço para isto.

Movimento

Após explorar, o Creeper pode se mover um tile adjacente em qualquer direção, desde que haja um caminho. Sempre, ao entrar em um novo tile, o Creeper precisa resolver se usa camuflagem ou não. Em seguida resolve o efeito especial do tile novo, caso exista.

Uma sacada muito interessante aqui é a seguinte: caso haja um caminho aberto, mas não haja um tile adjacente o Creeper pode corajosamente seguir por ali realizando um Salto de Fé. Basta sacar um tile da pilha, anexar ao caminho e dar o salto para lá. Isso pode ser extremamente perigoso e divertido para quem está observando.

Ações Extras

Existem diversas ações que um Creeper pode tomar no seu turno, como realizar um movimento extra, camuflar, resgatar relíquias ou usar um poder. Para um movimento extra, basta descartar um tile de sua mão e andar para um tile adjacente. Isso pode ser feito quantas vezes desejar, bastando apenas ter tiles disponíveis na mão.

Para usar a camuflagem o Creeper deve descartar um tile da cor em que deseja se camuflar, virando o seu dado para a cor escolhida. Um Creeper é considerado camuflado se a cor que estiver para cima no seu dado for a mesma cor do tile em que está. Esta camuflagem é vital para se proteger de heróis, dragões e demais perigos e pode ser feita até mesmo em um salto de fé.

Se um Creeper estiver sozinho em um tile de relíquia ele poderá resgatá-la descartando 3 tiles de sua mão. Todo Creeper tem um poder especial que pode ser usado uma vez por turno, capaz de modificar a masmorra, influenciar heróis e até outros Creepers.

Descanso

Quando não quiser ou não puder tomar mais ações, o jogador declara o fim de seu turno e confere o número de tiles na sua mão. Se tiver menos que 3 ele deve completar a mão.

Movimento dos Heróis 

Caso haja algum herói em jogo, o jogador pode mover o Herói de 0 a 2 casas, respeitando os caminhos. Caso um herói entre num tile contendo um Creeper não camuflado, ele o executa imediatamente.

Se existir mais de um herói em jogo, o jogador pode escolher mover qualquer um deles de 0 a 2 tiles em qualquer direção. Também pode mover dois deles um tile em qualquer direção.

Alguns dos Creepers

Cada Creeper tem uma carta de poder e dois tokens de habilidade especial. Os tokens ficam nos tiles de relíquia que foram recuperadas. Assim temos:

Mímico

Poder (Agressividade): pode expulsar um Creeper que esteja em seu tile para qualquer tile adjacente. Inclusive, o obrigando a fazer um salto de fé. O mímico não pode expulsar um Creeper para um tile ocupado por outro jogador.

Habilidade (Caixa de jóias): ele se reproduz e deixa uma pequena caixa de jóias que ataca qualquer outro Creeper que entrar ali não camuflado.

Fantasma

Poder (Etérea): pode se mover para um tile adjacente ignorando caminhos ou realizar saltos de fé da mesma forma.

Habilidade (Assombrar): caso seja destruída, pode voltar em um dos tiles com um dos seus tokens ou no tile inicial, a sua escolha.

Cubo Gelatinoso

Poder (Deslizar): se estiver camuflado, gasta apenas 1 movimento para se mover por uma sequência de tiles da mesma cor.

Habilidade (Explosão Gelatinosa): todo Creeper que entrar no tile do token torna-se cinza automaticamente.

Metamorfo

Poder (Sorte): ao realizar um salto de fé, o jogador saca dois tiles e escolhe um deles.

Habilidade (Ritual de Invocação): remova o token da dungeon e troque o Metamorfo de lugar com qualquer herói em jogo.

A criatura que pegar 3 relíquias primeiro revive o Lich e é o grande vencedor.

Esperando por Creepers

Creepers sem dúvida é um jogo muito divertido que prioriza muito a gestão do tiles na mão. Levando em conta as habilidades dos personagens e poderes especiais de alguns tiles como desmoronamento, heróis e dragões, a masmorra realmente cria vida e muda durante a partida, o que obriga os jogadores a mudarem suas estratégias no decorrer do jogo.

Resta agora esperar por novidades da editora para esse título que promete!

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