Artigos

Publicado em março 2nd, 2016 | por Caio Romero

Despreparado? Nunca! A preparação e a conceitualização

Primeiro você gerou ideias e mais ideias, possibilidades ilimitadas. Depois, selecionou algumas delas considerando seus jogadores e o seu jeito de mestrar. Agora é o momento do teste de fogo para as ideias selecionadas, é hora da Conceitualização.

Lógica. Essa palavra deve nortear esta etapa do processo. É hora de ver o que realmente funciona em jogo, de acordo com a realidade de jogo. Expanda suas ideias, mas faça isso ainda mentalmente. Primeiramente, veja o que se encaixa na lógica da história que você quer contar junto com o seu grupo. Descubra quais ideias fazem sentido no cenário e mundo de jogo. E, pra fechar, tente sacar o que se encaixa nas regras do sistema de jogo.

despreparado-nunca_v10_5579e03619a86-12

Muita calma nessa hora. =)

“Espera, alguém falou em sistema? Ouvi mecânicas e regras?”. Exatamente. A Conceitualização é o momento de pensar nisso. Talvez sua cena de combate aéreo não funcionará tão bem assim… O sistema que está usando tem regras que cobrem o que você está propondo? Por mais que não estejamos falando da Seleção, aqui também é hora de filtrar um pouco mais e de descartar o que não for capaz de passar num exame mais minucioso.

Feito isso, ainda num plano geral (já que tudo até aqui foi feito mentalmente), você provavelmente terá algumas boas ideias já encaixadas na sua preparação, conceitualizadas e fortes o suficiente para serem ainda mais lapidadas. Passado o teste, eis que chega o momento da Documentação, a etapa de reunir detalhes e amarrar as pontas soltas com o que realmente faz sentido pra você.

Mantendo a promessa dos posts curtos, por hoje é só. Fique atento que mais e mais coisas legais vêm por aí! =D

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Mochileiro de palavras, músico de brincadeira, ilustrador de passatempo, RPGista de carteirinha e mestre Pokémon das antigas.



Voltar ao Topo ↑