Reviews Distrito 6

Publicado em junho 10th, 2022 | por Tábula Quadrada

Distrito 6: review em vídeo e escrito

Neste vídeo, passamos um geral sobre o jogo Distrito 6, de Roberto Pinheiro, lançado pela editora Vem Pra Mesa Jogos.

Distrito 6 é um jogo de alocação de dados em que os jogadores estão gerenciando a construção de um bairro, cujas construções são dados, utilizando recursos gerados por esses mesmos dados. Confira regras e overview do jogo.

Após o vídeo, temos um review escrito dando nossas impressões sobre o jogo.

Review Distrito 6: Blueprints comunitário

Alocação de dados é uma mecânica que sempre fez muito sucesso por aqui. Marco Polo, Kingsburg, Alien Frontiers, Troeys e tantos outros estão entre os preferidos. Mas, Distrito 6 me fez lembrar de outro jogo… Blueprints.

Vamos ver um pouco mais sobre o jogo nacional e no final eu volto a falar sobre Blueprints.

Componentes e produção

A Vem Pra Mesa está conseguindo manter um bom padrão de produção e preço. Então o jogo segue a linha das outras produções deles, como o Ah É, Né? e o Sudokan. Não chega a estar em uma qualidade premium, mas bem acima de produções mais simples como as da Copag ou estrela. Cartas, ok, tabuleiros de jogador um pouco fino, no estilo dos antigos jogos da MS Jogos, o tabuleiro central em ótima qualidade e os dados e marcadores também bem feitos. Como disse, um ótimo custo benefício.

Como se joga

Você tem 4 rodadas para construir e pontuar objetivos. No início do jogo, os jogadores recebem 5 cartas, sendo uma delas eles precisam abrir na mesa como objetivo comunitário. Das cartas que restaram, eles podem ficar com até 3. Cada objetivo completo, dá pontos no final do jogo conforme indicado na carta. Se não for completo, o jogador perde 2 pontos por cada carta.

São abertos grupos de cartas acima do tabuleiro, que são iguais aos números dos dados, agrupados em 1, 1, 2 e 2 cartas. Junto de cada uma, se coloca uma carta de bônus de andar de construção. Isso indica alguns bônus que os jogadores poderão receber na fase de construção, se conseguir combinar o dado e o andar construído, com as cartas de bônus.

Em cada rodada os jogadores rolam os seus dados, depois alocam os seus dados, realizam as ações da fase de construção e fase de limpeza.

Na fase de ações, os jogadores alocam os seus dados e produzem recursos, que neste jogo são equivalentes aos números dos dados. Os espaços de alocação oferecem lugares exclusivos para um dado ou lugares compartilhados.

Além de espaços para produzir recursos existem lugares para ganhar dinheiro, trocar 3 recursos (um número por outro), garantir a ação de construir na fase de construção, poder movimentar o trator na fase de construção e mudar a ordem de turno. O dinheiro pode ser usado para aumentar ou diminuir o número do dado (1$ por número), movimentar o trator na fase de construção (2$ por cada movimento) e pagar por recursos na fase de construção (3$ por cada recurso).

Na fase de construção, os jogadores fazem suas construções, seguindo a ordem do espaço de construção, da direita para a esquerda, do primeiro andar, para segundo e terceiro.

Só é possível construir em um espaço adjacente ao trator. Nesse momento é possível usar a ação de mover o trator, ou pagar 2 de dinheiro para cada movimento que o trator faça.

Na sequência o jogador precisa pagar recursos da linha e coluna onde será construído, igual ao andar em que está sendo construído. No primeiro andar, um de cada, no segundo, dois de cada e no terceiro andar, 3 de cada. Para construir nos andares superiores, é preciso que já exista uma construção no nível anterior.

Ao fazer a construção, o jogador marca pontos por ela. Primeiro, número de pontos igual ao andar que está construindo. Depois, 1 ponto se construiu um dado igual ao da rodada e 1 ponto se fez no andar da carta bônus da rodada. Se conseguiu fazer os 2 ganha mais 1 ponto adicional. Dados que não conseguem ser construídos, voltam para os jogadores.

Ao terminar a construção, o jogador pode pegar a carta de objetivo global que tem um raio, se ele conseguiu realizar aquele objetivo. Os objetivos globais com uma ampulheta são pontuados somente ao final da partida.

Na fase de limpeza, os jogadores ajustam a ordem da rodada, viram as cartas de bônus da rodada atual para o verso e pegam de volta todos os dados do tabuleiro, exceto os que estão na região de construção. Na sequência um novo turno começa. Ao final do quarto turno o jogo acaba e os jogadores fazem a pontuação final.

Final de jogo

Ao final do jogo, os jogadores contam seus pontos. Eles somam à pontuação já realizada ao jogo, os pontos das cartas de objetivos pessoais e globais imediatos concluídos. Cada carta de objetivo pessoal não completa, faz o jogador perder 2 pontos. Depois os jogadores pontuam as cartas de objetivo global que tem a ampulheta.

Na sequência, quem construiu mais dados no primeiro andar, ganha 3 pontos, o segundo 1. No segundo andar, quem construiu mais ganha 6 pontos e o segundo 2 pontos. No terceiro andar, quem fez mais construções ganha 9 pontos e o segundo 3. No caso de empate, os jogadores somam e dividem arredondando pra baixo os pontos.

Por fim, cada dado acima do terceiro que os jogadores possuírem, dão ao jogador, 2 pontos negativos por dado. Quem possuir mais pontos após isso, é o vencedor.

O que achei de Distrito 6

Distrito 6 me deu o feeling de Blueprints em grupo. No jogo original, você faz a cada rodada uma construção atrás de um escudo que precisa combinar cores e números de dados, pontuando e descartando ao final da rodada. Ali existe uma abundância de dados e objetivos mais complexos e particulares. Em Distrito 6 você tem estruturas mais simples e construções sequenciais., além da participação de algo coletivo.

Claro que só um vence, mas, você vai precisar ler a jogada dos outros jogadores, para conseguir construir de forma a pontuar melhor. Você precisa pensar no bônus da rodada, nos seus objetivos pessoais e nos globais antes de fazer alguma construção, pois vai ser a combinação disso que vai te trazer a vitória.

O jogo oferece muitas possibilidades de dar o block no amiguinho. Isso começa com travar os espaços de produção de recursos ou construir em um espaço onde ele deseja. Mas, a pior trolagem é mover o trator somente para alguém não construir. Claro que você vai focar em mover para onde seja melhor para você, o que vai fazer com que você não faça isso à toa. Mas, aí entra de novo a leitura de mesa, porque se você construir em lugares próximos ao que os outros jogadores vão fazer, não vai precisar mexer o trator ou pode deixar que os outros jogadores façam para você o serviço sujo.

Distrito 6 é um jogo de alocação de dados simples, que pode oferecer partida mais disputadas, mas a sensação de estar construindo uma cidade é bem legal e divertido. Um jogo nacional de qualidade, que merece a sua atenção.

É melhor que Blueprints? Não sei, mas entre ele e Distrito 6, prefiro uma mesa do jogo nacional que tem mais interação e continuidade na partida, não somente rodadas isoladas.

Recomendado para jogadores que gostam de jogos de alocação de dado, construção de cidade e family games.

Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.

Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/

Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br

Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/   

Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/ 

Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra 

Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada 

Twitter: https://twitter.com/tabulaboard

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑