Publicado em outubro 6th, 2022 | por Francis Weslen
Dobro (Grok Games) – review em vídeo e escrito
Conheça Dobro, o party game fácil da Grok Games, feito para jogar com crianças e toda a família.
Francis Eureka passa pelas regras e dá suas considerações sobre o jogo. Confira abaixo o nosso review em vídeo de Dobro e logo abaixo o escrito.
Review Dobro: escalada em dose dupla
Dobro é um jogo de cartas bem familiar que usa a mecânica de escalada com pitadas do clássico UNO vai fazer a mesa pegar fogo e testar sua atenção. Criado por brasileiros e distribuído por aqui pela Grok Games.
Se você não conhece, escalada é aquela mecânica em que um jogador joga uma carta (ou às vezes várias cartas) e o próximo jogador joga uma carta (ou cartas) de valor mais alto. Isso continua até que ninguém possa vencer ou não queira vencer a(s) carta(s).
Quando isso é alcançado, esse jogador ganha a vaza e lidera a próxima. No caso de Dobro, você vai querer ter menos cartas, pois a pontuação é melhor para quem ficar com menos cartas no final da rodada, que consiste em algumas escaladas.
Mas, calma aí que já vamos falar mais sobre isso.
Componentes e produção
Como um bom e velho jogo de cartas simples, você vai encontrar de cara uma caixinha muito bem acabada, com uma arte chamativa. No interior ela conta com uma divisória que comporta cartas já sleevadas.
As cartas são de boa qualidade (mas cá entre nós, a arte do verso ficou parecendo aqueles baralhos de truco).
Um problemão que você pode encontrar de cara, amante dos cuidados de jogos é o manual. Esse ai ficou com um tamanho um pouco maior do que a caixa e você terá a terrível escolha de refilar ele com uma tesoura para caber tranquilamente lá dentro ou aceitar os “amassados” que o manuseio irá causar.
Como se joga
Seu objetivo aqui é pegar o menor número de cartas em cada rodada (escalada), pois no final de cada rodada, ganha mais pontos quem pegou menos marcas. Quem chegar no final da 3ª rodada com mais pontos é o vencedor.
Vamos preparar o terreno. Separe uma carta de sentido e a de esquecido. Pegue a carta de sentido da rodada e coloque sobre a mesa com a face para cima mostrando que a partida começará em sentido horário. A de esquecido ao lado da mesma forma.
Embaralhe bem as cartas e distribuía 6 cartas para cada participante. Caso você consiga encher a mesa com 6 jogadores, a distribuição será de 5 para cada um. O restante você coloca com a face virada para baixo no centro da mesa formando o monte de compras.
A escolha do primeiro jogador fica a critério da mesa. Feito a escolha, vamos começar a “batalha”. Em sua vez, o jogador terá uma das seguintes ações para fazer:
Jogar cartas com valor Igual ou Superior
O jogador terá as opções de jogar na mesa uma carta com o valor igual ou maior do que seu adversário descartou. Se a carta jogada for igual a que está ativa na mesa. O valor é dobrado.
Jogar duas cartas ao mesmo tempo
Esta aqui é uma boa alternativa para quem quer afundar o “amiguinho”. Na vez do jogador ele poderá jogar duas cartas ao mesmo tempo se as mesmas forem iguais e tiverem a soma igual ou maior do que o valor em jogo. Assim como na jogada anterior, se o valor da soma das duas cartas for igual ao que está ativo na mesa, o valor dobra.
Jogar cartas especiais
Em Dobro você vai ter três cartas que causam certos efeitos quando jogadas, confere aí quais são:
Curinga: ao jogá-la poderá ser escolhido o valor de 2 a 12 e a regra das duas jogadas anteriores se mantêm ou aumentando o valor das cartas ou dobrando.
Passa a vez: ela simplesmente ignora o valor ativo e passa a vez para o próximo jogador.
Inverte o sentido: além de oferecer o mesmo efeito da carta “Passa a vez”, ela muda o sentido da mesa.
Toda vez que uma dessas ações anteriores forem executadas. O jogador deve anunciar o valor final de sua jogada e comprar do monte o mesmo número de cartas descartado, ficando assim sempre com 6 cartas em mãos. Mas claro que este jogo oferece uma ação bônus na hora de atrapalhar seus adversários e ela se chama “Ops! Esqueci!”.
Se por acaso seu “amiguinho” esquecer de repor a sua mão de 6 cartas no final do turno, qualquer jogador pode empurrar esta carta para a frente do jogador esquecido. Lembrando que ela permanece ali até que outro jogador cometa o mesmo erro. Ao final da rodada quem terminar com ela perde 1 ponto.
Comprar a mesa
Pois é. Nem tudo são flores. Se a caso na vez do jogador ele não conseguir cobrir o valor para jogar uma carta, ele deverá recolher todas as cartas da mesa e colocar em sua pilha de pontuação viradas para baixo.
Fim da rodada
Conforme a partida vai indo o monte de compra irá acabar. Quando isso acontecer, os jogadores continuarão realizando seus turnos até que um dos players fique sem cartas na mão. Quando isso acontecer a rodada se encerra imediatamente.
Todas as cartas que estão na mesa e sobraram na mão dos jogadores são descartadas.
Inicia-se a contagem das cartas, fazendo a pontuação de cada jogador levando em consideração a tabela a seguir:
No final tira-se 1 ponto do jogador que ficou com a Carta de Esquecimento.
Com isso feito. Junta-se tudo e o setup é refeito para a próxima rodada. Quando a terceira terminar, os pontos das três são somados e quem fica com o maior número de pontos é o vencedor de Dobro.
O que achei de Dobro
É um ótimo jogo para reunir os amigos e dar boas risadas. Altamente recomendado para novos jogadores do hobbie e para aliviar a tensão entre partidas de jogos mais pesados ou demorados.
As regras são bem simples e de fácil compreensão tornam Dobro um excelente jogo para todas as idades. Ainda ouso falar que seria recomendadíssimo para utilização em salas de aula do ensino fundamental por ajudar no raciocínio rápido e também cálculo.
Poucos componentes fazem dele um item de fácil transporte e de custo justo. Ampliando público e fazendo parte de muitas coleções. Mas como já mencionei, alguns erros na parte gráfica como o formato do manual acarreta em uma “degradação” física do jogo mais rápida e um olhar não tão receptivo de quem zela pela integridade dos materiais.
Sobre a parte artística, confesso que não vi sentido nas ilustrações que compõem as cartas com carinhas fazendo caretas. Até pensei que fossem os números em libras mas eram apenas ilustrações aleatórias. Claro que isso não interfere em nada na jogabilidade.
Quanto à mecânica, ele me lembrou bastante o clássico UNO, tendo até mesmo cartas com efeitos semelhantes. Claro que isso não tira o mérito do jogo que funciona perfeitamente dando um tempero diferente.
Gostou? Faça parte da nossa comunidade, nos links abaixo:
Entre no grupo de WhatsApp Tábula Quadrada: http://bit.ly/whatstabula.
Ao visitar Curitiba, conheça a JoyJoy Café, espaço para jogar e alugar jogos: https://www.joyjoycafe.com.br/
Nosso site: https://www.tabulaquadrada.com.br
Twitch: https://www.twitch.tv/tabulaquadrada/
Facebook: https://www.facebook.com/tabulaquadrada/
Ludopedia: http://ludopedia.com.br/canal/tabulaquadra
Instagram: https://www.instagram.com/tabulaquadrada
Twitter: https://twitter.com/tabulaboard