Publicado em outubro 5th, 2017 | por Murilo Eloz de Melo
Especial Coletivo 41: Tsukuyumi, DinoGenics e Sunset Over Water
Já decidiu se neste Dia das Crianças você quer que a sua facção domine o território que foi o Oceano Pacífico antes da Lua cair na Terra? Ou prefere ser o dono de um parque de dinossauros? Se preferir ser um pintor que curte andar pela natureza e vender seus quadros por aí, tudo bem. O importante é que todos se divirtam. Confiram os jogos da semana. Temos Tsukuyumi, DinoGenics e Sunset Over Water
Tsukuyumi: Full Moon Down
Mergulhe no Oceano Pacífico seco depois da Lua atingir a terra e domine o pedaço! Tsukuyumi é um jogo com batalhas assimétricas entre facções pela dominação mundial, depois da queda da lua na Terra. Com duração de 90 a 120 minutos, o jogo para 3 a 6 jogadores a partir de 14 anos, promete muita estratégia e nenhuma sorte.
Todo jogo é diferente devido ao tabuleiro modular de até 40 tiles hexagonais. Depois de selecionadas as facções, os jogadores ocupam suas áreas e colocam seu time em campo. O objetivo é coletar mais pontos de vitória, conseguidos ao conquistar áreas, e completar missões e objetivos específicos das facções.
As cartas de ação são únicas e devem ser retiradas de jogo após seu uso. Cada turno tem 4 fases, que são definidas pelas cartas de ação. Os jogadores agem na ordem de iniciativa e executam cada fase antes do início da próxima.
As ações de movimento permitem ao jogador mover todas as unidades. Nas batalhas são usadas cartas de batalha. O atacante define o resultado da batalha, enquanto o defensor define o preço escolhendo um contra-ataque da mão do atacante.
Oni é uma facção neutra, que pode ser controlada por qualquer jogador. As cartas de ação definem se Oni tem que ser colocado ou movido. Os jogadores definem se Oni vai e ataca.
As regras de facções se aplicam somente a elas mesmas. As facções diferentes definem a dinâmica do jogo e pode ser mais importante para o jogo que as próprias regras gerais. Trocando em miúdos, as regras de facção se sobrepõem às regras gerais, dando mais poder às facções e jogadores.
A campanha já atingiu a meta e vai até 5 de novembro. Para apoiar, invista €59 + frete e aguarde a entrega, em maio de 2018. Bora lá?
DinoGenics: Dinosaur Park Management
Em 2056, um pequeno instituto de pesquisa sul-americano conseguiu recriar formas de vida extintas, a partir de uma fração de material genético. Para atrair investidores, o instituto passou a se chamar DinoGenics.
A ganância falou mais alto e líderes do mundo todo ocuparam a área, almejando construir o melhor parque dos dinossauros. O início não foi fácil e os turistas, que esperavam que os dinossauros fossem menos realísticos, não se entusiasmaram. Para tentar aumentar as receitas, DinoGenics cedeu aos pedidos e criou os dinossauros que o mundo queria.
DinoGenics é um jogo de alocação de trabalhadores para 2 a 5 jogadores de 12+ anos e duração de 60 a 120 minutos. Os jogadores devem tentar construir o parque de dinossauros mais popular e valioso. Cada jogador tem uma ilha privada e eles se revezam enviando trabalhadores ao continente. Lá, eles coletam recursos para melhorar seus respectivos parques. Ao final de sete rodadas, o parque com mais pontos de vitória é declarado vencedor.
Assim que tiverem coletado seus recursos, os jogadores escolhem como montar seus parques e quais dinossauros tentarão abrigar. Os parques com os dinossauros mais prestigiados atraem mais visitantes. Mas é bom tomar cuidado, pois dinossauros são temperamentais. O menor deslize de um jogador pode provocar tentativas de fugas e espalhar destruição.
O jogo é composto por um tabuleiro central, 5 tabuleiros individuais de ilha, um tabuleiro de temporada e livro de regras. Além disso, há dados, meeples, tokens, tiles, cartas e marcadores à vontade.
A campanha vai até 2 de novembro e já atingiu a meta. Se você quiser ter seu próprio parque de dinossauros, pode começar com um apoio de US$49 (frete por US$34 trumpinhos). A entrega começa a partir de novembro de 2018. Não vai deixar os belíssimos meeples de dinossauro soltos por aí e causar o caos, né?
Sunset Over Water
Sunset Over Water é um jogo temático fácil de aprender e com belíssima ilustração. Nele, você assume o papel de um pintor de paisagens. Os jogadores baixam cartas de planejamento simultaneamente para determinar a ordem das ações ao longo de 6 dias (rodadas).
Durante o setup, monta-se uma grade com 25 cartas de Landscape e faz-se um baralho de compras. Commission Cards são abertas acima da grade. Uma carta de Daily Goal é revelada. Cada jogador escolhe uma cor, pega o meeple correspondente, as Planning Cards e o guia de referência. Com todos os artistas posicionados na carta de paisagem central, os jogadores embaralham suas cartas e formam seu monte de compras. Todas as cartas adquiridas durante o jogo ficam em frente ao jogador.
O jogo é dividido em 3 fases. Na primeira, escolha uma carta de planejamento. Na segunda, de acordo com a carta de planejamento do dia: acorde, caminhe na natureza, pinte, venda e cumpra um objetivo diário. Na terceira, reponha as cartas de Landscape, Commission e Daily Goal.
Ao final do sexto dia, os jogadores somam os valores das cartas adquiridas e têm a pontuação final. O que tiver mais pontos é o vencedor e ainda poderá ser rankeado de acordo com as habilidades como artista.
Sunset Over Water, de Eduardo Baraf, é para 1 a 4 jogadores a partir de 8 anos e dura mais ou menos 20 minutos. As regras para partidas solo estão no manual e são bem fáceis. O amiguinho que quiser testar o jogo antes de dar o apoio pode imprimir o PNP e se divertir. O apoio inicial é de US$19 e o frete é de 20 topetinhos. A campanha, que bateu a meta com folga, vai até o dia 17 de outubro, com entrega prevista para maio de 2018.
Especial Coletivo #41
E aí, curtiram? Espero que a resposta seja sim. Caso contrário, não será minha culpa se um dinossauro faminto aparecer babando na sua frente. Dinossauros babavam?