Publicado em outubro 19th, 2017 | por Murilo Eloz de Melo
Especial Coletivo 43: Downfall, Joan of Arc e Monster Lands
Quer se safar em um cenário pós apocalíptico? Prefere lutar a Guerra dos Cem Anos e enfrentar figuras históricas e lendárias pelo trono da França? Ou prefere alocar trabalhadores, empregar mercenários e derrotar monstros para libertar as terras da rainha? Enquanto você se decide, dê uma lida aí para decidir qual é a sua: Downfall, Time of Legendas: Joan of Arc ou Monster Lands?
Downfall: Deluxified Edition
O ano é 2213. Num mundo pós-apocalíptico, a sobrevivência é incerta e não há recompensa para o segundo lugar. Ou você vence, ou sente o amargo sabor da ruína e queda.
Downfall, de John D. Clair (Mystic Vale), é um jogo de estratégia 4X em que cada jogador controla uma facção. Com duração de 90 a 180 minutos, o jogo foi criado para 3 a 6 jogadores a partir de 14 anos.
Usando um mecanismo único de seleção de cartas, os jogadores têm várias opções nos seus turnos. Eles podem pilhar para conseguir recursos, diminuir a radiação, viajar ou explorar terrenos baldios. Também podem pesquisar novas tecnologias ou iniciar conflitos com seus adversários. Tudo isso, claro, gera pontos de vitória.
As cartas são divididas entre ações maiores e menores. Algumas delas são cartas de Coleta, Recrescimento + Escavação e Bunker, Construção, Comando, Pesquisa ou Guerra.
Quando todas as ações estiverem completas, as cartas são descartadas e novas são compradas. Ao comprar uma carta de Inverno, o tempo avança e causa inúmeros eventos, como aumento da radiação. Quando o marcador de Inverno chegar ao final, o jogo termina e é determinado o vencedor.
A publicação de Downfall será em material de altíssima qualidade, com miniaturas de plástico dos líderes (6) e naves (30). Tiles hexagonais de Terrenos (57) e fichas metálicas de radiação (57), também compõem o jogo. As cartas estão divididas entre 6 baralhos de jogador de 18 cartas (108), 60 cartas de tecnologia e 33 de eventos. Além disso, há cartelas de jogadores, diversos tipos de tokens e, claro, um tabuleiro. Ufa!
A campanha vai até 11 de novembro. Ainda há opções de 30, 60, 80 ou 100 doletas, com 4 diferentes configurações. A entrega está prevista para julho de 2018. Vamos apoiar?
Time of Legends: Joan of Arc
Time of Legends: Joan of Arc promete transportar os jogadores a um obscuro universo medieval na luta pelo trono francês. No campo de batalha estão cavaleiros heróicos que enfrentam inimigos reais e lendários entre 1337 e 1453 d.C.
Os jogadores controlam miniaturas que representam seus heróis, cavaleiros e camponeses. É possível explorar, orar, conversar com locais ou ir para a batalha. Mas quais exércitos escolher para derramar sangue pela glória?
Os jogadores podem escolher entre 4 exércitos: Francês, Inglês, Sacro e Profano.
O Francês tem poucos arqueiros, mas têm excelentes besteiros que lutam ao lado dos soldados. Eles lutam pelo Rei da França, que vê a guerra como chance de recuperar as posses perdidas para os ingleses.
O Inglês se considera o legítimo herdeiro do trono francês e, mesmo em menor número, tem formidáveis combatentes e estrategistas. Seus arqueiros galeses causam o caos no campo de batalha.
O Sacro é o exército de Deus. É formado por poderosos seres celestiais como anjos e arcanjos. Travam suas batalhas ao lado de criaturas inferiores e mortais pecadores, mas são devotos ao criador.
O Profano é composto por lobisomens, demônios, esqueletos, dragões, bruxas e muito mais. Todos eles marcham ao lado de mortais caídos que recusam o seu deus e venderam suas almas por riqueza e poder. Há rumores de que até o próprio Diabo pode aparecer. Será?
Tanto o Exército Sacro quanto o Profano podem ser usados sozinhos como podem ser aliados aos franceses ou ingleses.
Para 2 a 4 jogadores, a partir de 14 anos, o jogo dura de 45 a 90 minutos. A campanha vai até o dia 10 de novembro e as entregas começam em dezembro de 2018. O único apoio disponível é de US$120, e o frete custa 105 trumpinhos. Vale tudo pelo trono da França?
Monster Lands: um jogo estratégico de alocação de dados
Prove suas habilidades de alocação de trabalhadores e gestão de recursos enquanto constrói um poderoso clã. Depois, astuciosamente manipule seus dados em desafiadores combates com perigosos monstros.
Monster Lands dura de 75 a 120 minutos e foi desenvolvido para 1 a 4 jogadores, a partir de 12 anos.Nele você compete para se aventurar fora da cidadela , o último bastião contra monstros saqueadores. Ele é dividido em um máximo de 6 rodadas, divididas em 4 fases: Dice Pool Generation, Deployment, Adventure e Clean-up.
No início, terríveis monstros dominam as terras da Rainha e você deve lutar para libertá-las. O seu Marcador de Progresso de Clã é a base das suas ações e é onde você marca a sua glória e reputação.
Os jogadores coletam dados e mercenários para prosperar. Os dados são usados como trabalhadores a serem alocados para promover melhorias para o seu clã. Os mercenários, recursos e itens adquiridos ficam na base do clã. Assim que você estiver bem equipado, é hora de enfrentar os monstros.
Fora da Citadela, os dados se tornam instrumentos de batalha. Mas cuidado, pois as posições de batalha são estratégicas e você compete para derrotar monstros ou libertar terras.
Esperar pelo fator sorte neste jogo não é exatamente uma opção. Há muitas oportunidades para manipular os resultados dos dados e aumentar as chances de sucesso, usando itens de habilidade. Gerenciamento de recursos e planejamento são muito mais determinantes que a sorte. O clã mais prestigioso (com mais PVs) recebe a coroa e vence a partida.
A campanha vai até 15 de novembro e para dar seu apoio, você só precisa de €50 mais €28 de frete. A entrega começa em agosto de 2018 e temos certeza de que você, amante de euro, quer ter esta belezura na sua estante. Apoie aqui!
Especial Coletivo #43
E aí, moçada esperta, gostaram da seleção da semana? Semana que vem estaremos de volta com novos jogos no capricho para vocês. Divirta-se!