Publicado em outubro 26th, 2017 | por Murilo Eloz de Melo
Especial Coletivo 44: Badlands, Fruit Ninja e Medieval
Eta, fim do mundo que não acaba nunca! Esta edição do Especial Coletivo traz Badlands, mais um jogo no pós-apocalipse. Mas também tem coisinha fofa, Fruit Ninja, para a família toda, e em dose tripla. Para fechar, a gente veste a cota de malha, a armadura, coloca o elmo e vai para o campo de batalha em Medieval!
Badlands: Outpost of Humanity
O mundo como o conhecíamos acabou e agora o que nos resta é lutar pela vida. Para isso, você precisa liderar uma pequena comunidade de sobreviventes pós-nucleares. Explore, desenvolva comércio, ataque inimigos, proteja a sua colônia e lute por influência para continuar respirando.
Badlands é um jogo estratégico para 2 a 4 jogadores a partir de 14 anos que dura de 60 a 120 minutos. O jogo tem boa rejogabilidade, diferentes caminhos até a vitória (numa atmosfera pós-apocalíptica clássica) e mais de 70 cartas. Então você só precisa sair explorando, invadindo, saqueando e devastando as colônias inimigas como se não houvesse amanhã. Oh, wait!
Em Badlands, os jogadores se revezam em turnos e podem realizar uma série de ações sem ordem definida. A primeira é mover suas gangues para diferentes locais e realizar as ações lá, como saques e combates. Também é possível enviar caravanas de comércio ao Posto Avançado ou de volta à Colônia.
Também é possível enviar Colonos para procurar recursos valiosos, que podem ser encontrados em ferros-velhos. Outra ação possível é negociar seus recursos com o receptador em troca de tampinhas de garrafa, que são a moeda corrente.
Também é possível reparar veículos danificados e reforçar a Colônia para se defender de iminentes ataques inimigos. Por último e não menos importante, transferir itens entre gangues, afinal elas precisam se fortalecer para que todos sobrevivam a mais um dia.
Para vencer, um clã precisa ter 100% de influência em Badlands. Para ter essa influência é necessário lutar e destruir colônias, fazer comércio ou caçar monstros. Vai cair dentro?
Este jogo de Denis Plastinin já atingiu a meta e a campanha vai até o dia 17 de novembro. Para salvar o seu clã, o apoio inicial é de €45 (frete de €19). A entrega começa em junho de 2018.
Fruit Ninja
Ousada que só ela, a Lucky Duck Games chamou 50 game designers do mundo todo e pediu que eles enviassem protótipos. Mais de 20 chegaram e 3 deles hoje compõem Fruit Ninja – Tabletop Game Series. Os jogos são únicos, rápidos e divertidos.
Card Master:
É um jogo de cartas rápido de construção de baralho para 2 a 4 jogadores e dura de 20 a 35 minutos. É necessária muita destreza, pois os aprendizes precisam aperfeiçoar a arte para mostrar ao Sensei quem é o melhor. São 4 rodadas e os jogadores têm que jogar as suas 15 cartas em tempo real. Após as batalhas, cada jogador tem a chance de melhorar seu baralho.
Slice & Dice:
Também para 2 a 4 jogadores, Slice & Dice é um jogo de dados onde cada jogador tenta impressionar o Sensei. Agora eles precisam cortar certos grupos de frutas. O jogo é dividido em duas fases: rolagem e compra. Na primeira, os jogadores jogam seus dados simultaneamente até 3 vezes. Na segunda, em sentido horário, todos gastam o resultado dos seus dados em cartas de combo. Com elas é possível reivindicar uma das 6 cartas de objetivo. Ganha quem tiver mais pontos quando o baralho de Combo acabar. Sua duração é de 30 a 45 minutos.
Combo Party:
Combo Party é para 3 a 6 jogadores, dura de 20 a 40 minutos e é composto por duas fases: Frutas e Pontuação.
Na fase de Frutas, todos os jogadores escolhem uma fruta do seu baralho e as revelam simultaneamente. Se houver pelo menos duas cartas iguais, o jogador que pegar o totem no centro fatura a recompensa.
Na fase de Pontuação, os jogadores decidem se querem continuar aumentando o seu Combo atual e tentar a sorte para pontuar mais. Mas eles também podem pontuar imediatamente e começar um novo Combo. Quanto maior o Combo, mais recompensas. Ao final de cada turno, os jogadores passam seu baralho para a pessoa à esquerda.
A campanha:
A campanha já bateu a meta e vai até o dia 9 de novembro. Conta com apoios de US$29, US$54 e US$69, para 1, 2 e 3 jogos, respectivamente. O frete é de 29 trumpinhos e a entrega começa em agosto de 2018. Peguem suas espadas e vamos cortar frutas para mostrar ao Sensei quem é o Ninja mais habilidoso e que todos respeitam!
Medieval
Medieval é um jogo para 3 a 5 jogadores a partir de 12 anos, com duração de 90 a 180 minutos. Com as metas estendidas, pode mudar para 2 a 6 jogadores e até acrescentar o modo solitário.
O século 13 viu o grandes instituições da época prosperarem e outras lutarem para continuar existindo. Lidere a sua conspiração e assuma o controle das províncias mais rentáveis do mapa. Cada uma delas tem valor em florins e, ao final do jogo, o jogador com mais florins é declarado o vencedor.
No início, cada conspiração tem poucas propriedades, que precisam ser expandidas, assim como algumas áreas que começam o jogo inacessíveis.
Cartas de Poder podem ser muito poderosas ou conter apenas províncias. Cada uma destas tem seu valor estratégico e econômico. Cartas de Evento devem ser usadas na hora certa para tornar a vida dos adversários ainda mais miserável. Também é possível fazer dinheiro, caso alguém requeira uma Cruzada quando for Papa.
A Conquista é composta de 2 ataques por turno, que devem ser conduzidos por diferentes poderes que o jogador controla. Nas Ações de Turno é possível comprar uma carta de mapa, atacar ou jogar cartas da sua mão. Se pular as duas últimas ações, você pode comprar florins para financiar mercenários e piratas, e sustentar os seus combates.
Os mongóis estão sempre à espreita no baralho. Eles entram na luta pelas províncias que, se tomadas por eles, não contam para a pontuação final. Quando o último mongol entrar em jogo e a carta for resolvida, a partida termina.
Tá a fim de muitas invasões, guerras e traições? Apoie o projeto até 27 de novembro por US$ 65 (mais frete de US$28) e mostre quem manda na área. A entrega começa em julho de 2018.
Especial Coletivo # 44
E aí, já se decidiu se quer se aventurar no mundo pós-apocalíptico, entre os ninjas ou em guerras medievais? Diga-nos o que tem em mente, Daniel San.