Publicado em julho 17th, 2018 | por Murilo Eloz de Melo
Especial Coletivo #78: Cthulhu: Death May Die, Eclipse: Second Dawn for the Galaxy e Jetpack Joyride
Salve, salve! Chegou o Especial Coletivo. Quase tão animado quanto a torcida da França que saiu às ruas para botar fogo em carros, saquear lojas e comemorar o bicampeonato mundial. Esta semana vamos de Cthulhu: Death May Die, Eclipse: Second Dawn for the Galaxy e Jetpack Joyride.
Cthulhu: Death May Die
Rob Daviau e Eric Lang, os designers responsáveis, junto com os artistas Adrian Smith e Karl Kopinski formam o quarteto responsável por este estrondoso sucesso.
Cthulhu: Death May Die é um jogo cooperativo para 1 a 5 jogadores. Com ele você tem que se dispor a levar o Mythos de Cthulhu onde Adriana nenhuma jamais Esteves. Cultistas estão convocando um dos Elder Ones para consumir o nosso mundo. Lamento informar, mas só depende de um grupo de investigadores. Esse pessoal muito zuado vai encarar as forças malignas para interromper o ritual. E terá que ser por tempo suficiente para deixar o Elder One vulnerável.
A loucura está sempre ao seu lado enquanto você enfrenta monstruosidades inimagináveis de outras dimensões. Os investigadores já começam o jogo com algum nível de insanidade, que terá como gatilho os encontros com o oculto. Quanto mais perto você estiver de ficar completamente fora de si, mais poderosas serão as suas habilidades. Cultistas fanáticos invocam os Elder Gods e os anfitriões dessas monstruosidades os ajudam na causa. Os inimigos não são controlados por nenhum jogador e o seu comportamento é determinado por cartas de Mythos em cada episódio.
E você, jovem investigador, não vai deixar o inominável acabar com tudo, vai? Recomendo que você se junte à horda de mais de 11 mil apoiadores e ajude a livrar o nosso mundo desse mal irremediável. O apoio inicial é de US$100 (+US70-80 de frete) e a entrega começa em abril de 2020. Dê seu apoio maroto aqui.
Eclipse: Second Dawn for the Galaxy
Acaba de chegar a atualização da obra-prima do designer Touko Tahkkokallio! Eclipse é um jogo 4X em que os jogadores comandam uma espécie humana ou alienígena que explora, expande, extrai e extermina.
Eclipse: Second Dawn for the Galaxy é um jogo para 2 a 6 jogadores a partir de 14 anos e dura de 60 a 200 minutos. Vencedor do prêmio Golden Geek Board Game of the Year em 2012, o jogo ainda está ranqueado entre os 40 melhores do BGG. Esta obra-prima do sci-fi dos jogos de tabuleiro dispensa apresentações. A nova edição traz alguns novos componentes e conteúdo revisado.
Em 8 rodadas os jogadores selecionam ações para atingir seus objetivos, gerenciando recursos e entrando em batalhas épicas. Controle uma vasta civilização estelar e compita pelo sucesso com seus rivais. Explore novos sistemas solares, pesquise novas tecnologias e construa novas naves espaciais para travar guerras.
Essa nova edição traz novos componentes e um conteúdo cuidadosamente revisado. Foi incorporado material de antigas expansões para criar a melhor versão atualizada possível do jogo. O design gráfico foi reformulado, mas a simbologia foi mantida. Há até uma curta história introdutória para aumentar a riqueza do pano de fundo do mundo de Eclipse.
A campanha de Eclipse é um sucesso enorme e o apoiador explorador estelar pode começar apoiando com US$99 (+US$65 de frete). Já são mais de 3500 apoiadores aguardando ansiosamente pelo envio, que começa em março de 2019. Prepare espaço na sua mesa para desfilar este excelente e belíssimo jogo, com componentes e miniaturas muito bem feitas. Largue o seu apoio aqui e espere pelo Eclipse.
Jetpack Joyride
Jetpack Joyride é um jogo competitivo em tempo real adaptado do jogo para celular homônimo. Os jogadores têm que voar através de um laboratório secreto usando um jetpack roubado em uma série de três rodadas.
O jogo foi elaborado para 1 a 4 jogadores a partir de 8 anos e tem duração aproximada de 20 minutos. Outro detalhe interessante é que Jetpack Joyride também terá uma versão tupiniquim do livro de regras digital. Como é a mesma empresa que fez Fruit Ninja e Zombie Tsunami, pode ser que o texto em português seja meio complicado.
Voltando ao que interessa, o jogo funciona assim: os jogadores recebem 4 novas cartas de laboratório. Em tempo real, todos pegam tiles da área comum e os colocam para marcar seu caminho. Maximize os pontos da missão ao escolher o seu caminho com sagacidade. Colete tantas moedas quanto conseguir, já que cada uma vale um ponto. Ao final da rodada, é feito um esboço dos dispositivos.
Surrupie sua mochila voadora do laboratório e saia voando por aí! Para a edição standard, o apoio é de US$25. A edição deluxe pede um apoio de US$39. Agora, se você quiser a cópia de colecionador, o apoio é de US$69. O frete para todas as opções de apoio é de US$30. Também há uma opção para compra em grupo, com 6 cópias da edição deluxe por US$216. Neste caso, o frete é de 19 doletas. A campanha termina dia 31 de julho e as entregas começam em março do ano que vem. Apoie aqui.
Destaque negativo: Overturn: Rising Sands
Alguns apoiadores questionaram a impressionante semelhança (para não dizer “cópia descarada”) que o livro de regras de Overturn: Rising Sands tinha com Massive Darkness. Depois disso, diversos outros pontos do próprio texto da campanha do jogo se mostraram cópias quase que integrais de outras campanhas.
Segundo relatos, quando perguntados sobre o projeto e respondem, os “desenvolvedores” do jogo não dão respostas satisfatórias. Eles se recusam a fazer uma atualização esclarecendo esses pontos nebulosos que pairam sobre a campanha.
Houve uma debandada em massa do projeto, mas ainda assim está mais de 100 mil dólares além da meta para a produção. A meta, inclusive, é muito baixa para um jogo aparentemente tão rico em arte e miniaturas, e este foi um questionamento levantado por alguns apoiadores.
Há quem não se importe com a possibilidade de plágio e continue com o seu apoio à campanha de Overturn: Rising Sands. O próprio Kickstarter parece passivo com relação ao ocorrido
Já é do conhecimento da maioria, mas achamos prudente escrever sobre o que está ocorrendo, pois o projeto esteve recentemente no Especial Coletivo.
Eles estão cientes do estardalhaço causado, mas não estão preocupados sequer com a debandada em massa. Pelo contrário, em determinado momento, eles até parecem estar aliviados com o cancelamento do apoio de muita gente. Digo isso porque em um momento eles dizem que vão conseguir entregar tudo e ainda começar a trabalhar em um projeto grande. Meio topetudos os paquistaneses que não moram no Canadá e têm empresa sediada na América do Norte, não é mesmo?
Especial Coletivo #78
Bem, pessoal, por esta semana é só. Espero que tenham gostado da seleção desta semana. Aguardemos cenas dos próximos capítulos da novela Overturn Rising Sands. Até a próxima.