Notícias

Publicado em setembro 18th, 2015 | por Jonathan Sampaio

Hero Quest: a primeira de muitas aventuras

Lembro-me como se hoje fosse quando um primo me convidou para jogar Hero Quest, um jogo criado pela Games Workshop com Milton Bradley, em 1989. Juntava aquela primarada toda e dava até briga para jogar. Ali começou, assim como pra mim, a vida de aventureiro para muitas pessoas.

PostHeroQuest01

Componentes da primeira edição.

Essa versão do jogo lançada no Brasil em 1994, pela Estrela, conta com miniaturas incríveis de heróis, monstros, mobílias, tesouros e portas. O tabuleiro te faz sentir dentro de uma dungeon real ou em um castelo. A trama conduzida pelo narrador, conhecido com Zargon (o boss) é sempre cheia de armadilhas, com pisos falsos, que faziam os aventureiros caírem facinho, facinho (traps, traps e mais traps).

O jogo se desenrola à medida que os aventureiros tomam suas decisões e abrem as salas do calabouço, trazendo à tona as surpresas que Zargon preparou.

PostHeroQuest03

Personagens da primeira edição.

 

O jogo conta com 4 personagens: Bárbaro, Anão, Mago e Elfo. Cada um com suas caracterísitcas e com suas peculiaridades. O jogo traz aventuras em seu livro de regras, mas também permite que os jogadores criem suas próprias aventuras. Foram até lançadas algumas expansões, tanto oficiais, como algumas publicadas na revista Dragão Brasil.

Hero Quest não foi mais lançado no Brasil e tornou-se um jogo raro, desejado por muitos (inclusive por mim). Em pesquisas na internet, você até encontra a versão nacional para comprar, mas se depara com preços quase absurdos. Foi numa dessas pesquisas, que um belo dia me deparei com a notícia da edição de 25 anos!

HeroQuest 25th (edição de aniversário), tem (tinha?) miniaturas da GameZone Miniatures e com muitas novidades. Começando com 8 personagens, novas raças, novas classes, 86 cartas (artefatos, tesouros, magias, equipamentos), 38 inimigos, 48 peças de cenário em resina e 35 marcadores em resina também.

PostComponentesHeroQuest

Protótipo da caixa e componentes do novo jogo.

 

O jogo tem tudo para dar certo. Ou tinha. O financiamento coletivo, tinha conseguido arrecadar muito acima do esperado, tanto nos EUA, quanto na Espanha. Nos EUA eles tiveram que cancelar o financiamento por problemas de direitos autorais com a Hasbro. Foram para a Espanha para lançar por lá, mas mesmo com o financiamento terminado, a empresa responsável GameZone Miniatures, simplesmente desapareceu. O jogo deveria ter sido entregue no final do ano passado, mas até agora nada. O futuro dessa versão é uma incógnita!

Então fica aqui a nostalgia e a esperança de que um dia o jogo volte e possamos ter em mãos esse clássico tão querido do nosso coração. Enquanto isso, temos duas opções para jogá-lo: fazer uma vaquinha pra comprar uma cara versão usada, ou fazer um print and play, como muita gente tem feito por aí.

Tags: , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑