Publicado em dezembro 5th, 2017 | por Emmanuel Deodato
Imersão BG: Clans of Caledonia – o hype do kilt
Fala galera! Neste nosso 10º episódio da coluna, vamos viajar para a Escócia, mas não, você não vai encontrar o Nessie. Estamos falando de Clans of Caledonia, do designer Juma Al-Joujou, lançado aqui pela Meeple BR Jogos.
Neste belíssimo cenário de planícies, lagos, highlands e uísque, você irá se tornar o líder de um famoso Clã escocês. Sim, eles são famosos e reais. Você vai expandir próximo aos seus rivais ou se isolar? Conseguirá cumprir os contratos e gerar incríveis pontos de vitória ou irá focar na produção de queijo? Você pode ainda fabricar um autêntico uísque escocês e angariar dinheiro! Esse é o pano de fundo de um dos melhores jogos de 2017, pegue sua gaita de fole, seu kilt e confira:
Mas o que é Caledonia?
Apesar do nome soar estranho e um tanto desconhecido, Caledonia nada mais é do que a atual Escócia. Sim, kilts, gaitas de fole, highlands e Highlanders (isso, aquele mesmo). O nome em latim foi dado pelos romanos, tendo surgido provavelmente de uma tribo dos Pictos que habitava a região, os Caledonii.
Alguns apontam também a origem do nome da língua Proto-Celta denominando aqueles com grande resistência. Uma provável alusão à dificuldade de se viver em uma região dominada por montanhas e highlands.
Conhecendo um pouco a Escócia
A Escócia é um país que faz parte do Reino Unido, sendo sua capital Edimburgo e sua maior cidade Glasgow. Graças ao iluminismo escocês, ocorrido no século XVIII, a Escócia se tornou em uma potência comercial, intelectual e industrial da Europa.
Ela é banhada em partes pelo Oceano Atlântico e pelo mar do Norte, região prolífica em reservas de petróleo na Europa. Aberdeen, a terceira maior cidade da Escócia, já recebeu o título de capital do petróleo da Europa.
A região foi habitada primeiramente pelos celtas que marcaram a cultura e a religião do país. Posteriormente, por diversas tribos dos Pictos (já conhecidos aqui do Jórvík).
A geografia do país pode ser dividida, simplificadamente, em três grandes regiões. As Highlands ao norte, o Cinturão Central e as Terras Altas Meridionais. Enquanto as highlands são montanhosas, apresentando alturas elevadas, o cinturão central é constituído por planícies. Nelas estão localizadas diversas cidades, entre elas Glasgow e Edimburgo.
Gaitas e Monstros: a cultura escocesa
Quem não assistiu ao filme Highlander com Christopher Lambert, imortalizado pela canção do Queen? No filme, o personagem principal é Connor MacLeod e, acredite ou não, trata-se de um clã real.
Uma das principais influências na cultura escocesa, bem como na sociedade, foi à formação dos clãs. Os clãs forneciam uma identidade diversa à sociedade escocesa, possibilitando uma distinção maior dentro do país. Isso remete à linhagem de cada família (veremos mais sobre os clãs a seguir).
Assim como os clãs, outra figura importante na cultura escocesa é a famosa gaita de fole. Inicialmente ligadas ao militarismo, hoje as gaitas de fole representam um dos instrumentos musicais mais identificáveis no mundo. É impossível ver alguém tocando uma gaita de fole e não identificar diretamente à Escócia. Pode ser tocada em bandas, solo (denominada pibroch) ou até mesmo em orquestras.
Outros símbolos bastante representativos da Escócia são o kilt escocês (saiote escocês) e o Monstro do Lago Ness. Ele, infelizmente não faz uma participação especial no jogo. Quem sabe em uma expansão?
Os Clãs: representação, unidade e vestimentas
Um clã escocês é mais do que um simples agrupamento. É uma expressão, ao mesmo tempo de unidade e diferenciação. Representados por elementos em comum, denotavam critérios de hierarquia familiar, de regionalização e até mesmo de costume sobre determinada produção e/ou comércio.
Existe na Escócia uma Corte que rege a lei dos clãs, denominada Corte de Lyon. Nela, os clãs e seus membros são registrados, avaliando essa corte os casos relativos à hierarquia. Até a fundação da Corte de Lyon, em 1.532, os clãs possuíam chefes. Eles eram figuras que centralizavam o poder dentro dos clãs, mas, posteriormente, se tornaram descentralizados.
Os clãs tinham elementos de identificação, que apontavam rapidamente a qual uma pessoa fazia parte apenas em uma análise superficial. Entre esses elementos podemos citar o Tartan, a Insígnia do Chefe e a Insígnia do Clã.
O Tartan
O Tartan é o padrão de tecido xadrez com múltiplas cores. Apesar de se tratar de um tecido, quem poderia delimitar um Tartan a um clã, seria o Chefe. Após aprovado, seria registrado na Corte de Lyon. O padrão de cores era importante e refletia diretamente na vestimenta do clã, principalmente no Kilt.
Assim, ao ver um escocês caminhando em sua direção, pelo padrão das cores e do xadrez no seu kilt, você poderia definir de qual clã ele era. Talvez, até bater nele com sua gaita de fole, ou convidá-lo para tomar um ótimo uísque escocês.
Outro item significativo para os clãs era a Insígnia do Chefe. Utilizar a insígnia do chefe era mais do que uma prova de filiação ao clã, mas uma prova de lealdade ao Chefe. O uso da insígnia deveria ser aprovada pelo Chefe e quase sempre a insígnia possuía algum mote, ou frase de efeito utilizada pelo chefe.
O último item de identificação era a Insígnia do Clã. Diferentemente da insígnia ornada e bem desenhada do chefe, a insígnia do clã se referia a um galho de alguma planta típica da região do clã. Assim, era possível que clãs que dividissem uma área muito próxima possuíssem insígnias iguais.
Assim, uma bandeira heráldica construída nessa época conteria várias formas de identificação do clã, como as cores do Tartan, a Insígnia do Chefe e a Insígnia do Clã.
Os Clãs de Caledonia
Diferentemente da piada acima, os clãs presentes no jogo são todos reais e existiram em toda sua plenitude. Apesar do jogo já explanar brevemente sobre cada clã, traremos outras curiosidades.
Clã Buchanan
Também conhecido como o clã dos dois contratos. Seu Tartan possuía um padrão colorido originalmente, com tons claros. A Insígnia do Clã era o mirtilo, o carvalho e a bétula.
Clã Campbell
O clã da expansão barata para os jogadores. Deve-se salientar que o Clã Campbell possui diversas ramificações e variações, dependendo da região na qual se instalava o Chefe.
No manual do jogo temos duas referências a clãs distintos. A Insígnia do Chefe que ele retrata é do Clã Campbell. Entretanto, uma referência a Colen Campbell, famoso arquiteto escocês, deixa a entender que o clã retratado era em verdade o Clã Campbell de Cawdor.
O arquiteto em questão tem laços com o Castelo de Cawdor, base do citado clã. O Tartan do clã possuía um padrão escuro, com verde, azul e vermelho. A Insígnia do Clã era a murta selvagem e a huperzia.
Clã Cunningham
Ou, o clã leiteiro. Seu Tartan possuía padrão vermelho e preto. Apesar de várias pesquisas não foi possível encontrar a Insígnia do Clã (acreditem, nem mesmo no site do clã).
A insígnia do Chefe tem o mote: “So Fork Forward”. Existem diversas histórias sobre o mote do clã utilizar a palavra Fork (forçado). Alguns dizem se tratar de uma passagem na vida de Macbeth (quando foi escondido embaixo do feno), outros de uma homenagem a um clã amigo de fazendeiros.
Clã Fergusson
Eles eram os Nômades de Caledônia. Seu Tartan possuía um padrão azul e verde, com listras brancas e vermelhas. A Insígnia do Clã era o pequeno girassol.
Clã MacDonald
Esse é o clã dos pescadores. Seu Tartan possuía um padrão roxo e verde, com listras vermelhas. A Insígnia do Clã era a urze.
Clã Mackenzie
Ou aquele clã dos bêbados. Seu Tartan possuía um padrão verde e azul, com listras brancas. A Insígnia do Clã era uma espécie de musgão.
Clã Robertson
Aquele clã que paga barato perto d’água. Seu Tartan possuía um padrão vermelho, com detalhes azuis e verdes. A Insígnia do Clã era uma samambaia.
Clã Stewart
O famoso clã dos especuladores de mercado. Seu Tartan possuía um padrão vermelho, com detalhes verdes e listras azuis, brancas e pretas. A Insígnia do Clã era um cardo.
Clãs e Clans of Caledonia: o tabuleiro e a história
É de fato muito interessante a forma com que o designer trouxe para o tabuleiro a ideia dos highlands escoceses. Ele também retratou muito bem toda a expansão que se buscava naquela época.
Os clãs constantemente se engalfinhavam em batalhas. A história dos clãs na Escócia é permeada de lutas nomeadas e importantes. Mas, também coexistiam em regiões próximas a outros clãs e expandiam-se juntos.
Não obstante, na pesquisa feita encontrei passagens de auxílio, homenagens ou ajuda entre os clãs. Logicamente que a proximidade geográfica fortalecia os laços, enquanto que os clãs mais distantes nem sempre eram vistos como amigos.
As habilidades especiais de cada clã encontram respaldo na história. Da leitura do manual se compreende facilmente como a construção da vida de cada clã auxiliou o designer a criar aquelas habilidades específicas.
O Clã Mackenzie edificou nas terras que recebeu da monarquia Stewart, a destilaria que se tornaria a Dalmore. Assim, a habilidade do clã envolve a produção e maturação de whisky.
O Clã Fergusson era um clã conhecido por ter núcleos espalhados em diversas terras escocesas. Eles contrariavam a base regional dos clãs e por isso, seu poder é colocar um trabalhador a mais e apenas nas beiradas do mapa.
Isso motra que o designer pesquisou a história de cada clã. Características, símbolos e outras coisas foram trazidas para o jogo, que representa tudo isso nas habilidade variadas.
Além disso, a arte do jogo de Klemens Franz estimula o clima bucólico da Escócia. Ali produzimos produtos básicos e manufaturados. Tudo se encaixa de uma maneira natural no tabuleiro.
Considerações Finais: Clans of Caledonia vai além do tema colado
Não há como negar a qualidade do jogo. Se o debate sobre mecânicas, dinâmica e caixa já se alongam em outros cantos, aqui nós falamos de tema, de Imersão.
O designer foi buscar um tema pouco ortodoxo. Ele construiu uma narrativa muito mais complicada e nos oferta um jogo com tema fluido e interações reais. É muito fácil sentir o clima de quietude da Escócia da minha imaginação naquele tabuleiro e na forma como os clãs se desenvolvem.
Outros jogo que não possuem ataque entre os jogadores possuem um clima mais tenso, de eminente bloqueio, de que algo irá acontecer. Em Clans of Caledonia tudo é muito natural, até o amigo te bloqueando.
A história escocesa está presente, contada através de uma de suas colunas mais importantes: os clãs. As habilidades não são aleatórias, possuem respaldo. As ações são simples, bucólicas.
Outros temas mais fáceis e mais na moda (por exemplo, Vikings ou Marte) encaixariam nas mãos de Juma Al-Joujou. Mas, ele buscou uma nova camada, um novo layout de algo sempre muito cíclico.
Diferenças à parte, a forma como o tema se desnuda enquanto jogamos me lembrou Trajan. O tema está ali, basta entendê-lo.
Imersão BG
Encerramos mais uma coluna do nosso Imersão BG. Espero que tenham gostado de mais esse episódio.
Nos encontramos na próxima terça-feira, em uma zona portuária, com embarcações e construções, seu marujo de araque!
Abraços!