Publicado em outubro 1st, 2015 | por Renato J. Lopes
Iniciativa Teia de Jogos: faça parte do desenvolvimento de jogos
Já imaginou participar da criação e desenvolvimento de um jogo? Muita gente consegue fazer isso sozinho e realiza grandes coisas, mas que tal você apoiar alguém que teve a ideia original e ir ajudando a melhorá-la? Pois é isso que o projeto Teia de Jogos vai oferecer.
O projeto surgiu quando o criador Jordan Florio de Oliveira decidiu experimentar uma nova possibilidade de desenvolver projetos em financiamento coletivo, de uma forma mais democrática e acessível. Assim foi criada uma estrutura de desenvolvimento de jogos em formato PNP (print ‘n play), contando com a participação dos jogadores, quase como uma criação coletiva.
Inspirados no livro “A arte de pedir”, de Amanda Palmer, a equipe desenvolveu uma estrutura em que a fonte de renda do projeto viria de doações de seus seguidores, que além de apoiar a criação dos jogos, terão a chance de participar do processo criativo de uma forma mais aberta e descompromissada. Claro, que ainda rolam os tradicionais benefícios exclusivos para quem participa do projeto e apadrinha o desenvolvimento.
Junto com Jordan, participam do projeto: o designer Duann Pliskieviski e os ilustradores Ulisses Gabriel Tardivo e Rafael Ribeiro Sinott que são responsáveis por manter o alto padrão estético dos materiais, deixando tudo com uma cara profissional.
O projeto pretende ir além dos jogos e produzir outros materiais construídos dentro do universo dos mesmos, de forma a oferecer uma experiência mais completa de imersão.
Para participar basta se tornar um “Padrim”. Isso mesmo! Eles vão utilizar essa plataforma de financiamento que permite a colaboração mensal com o projeto. O objetivo é desenvolver diversos jogos. Os padrinhos participarão de forma ativa, podendo opinar em cada atualização, participando ativamente do desenvolvimento dos jogos.
Segundo Jordan, as recompensas iniciais estão relacionadas ao aumento de conteúdo no blog e a criação de uma estrutura para a participação de eventos. Os padrinhos do projeto serão informados com conteúdo sobre os jogos e os conceitos de desenvolvimento de histórias, personagens e as similaridades entre a construção de uma história e um jogo, dando a eles a opção de escolher o que acharem mais interessante.
O financiamento está programado para começar hoje. O primeiro jogo a ser liberado pela equipe, é Machina Simulacro, um jogo de guerra, comércio e conquista para ser jogado a partir de duas pessoas.
Link para o financiamento no Padrim: https://www.padrim.com.br/teiadejogos