Notícias Inteligência Lógico-Matemática nos Board Games

Publicado em outubro 4th, 2017 | por Gilberto Guerra

Inteligência Lógico-Matemática nos Board Games

O artigo que publicamos recentemente, expôs uma introdução de como a teoria de inteligências múltiplas pode ser relacionada aos board games. O presente artigo aprofunda a discussão, buscando um detalhamento maior de como funciona a Inteligência Lógico-Matemática nos Board Games.

Preciso de uma estratégia melhor!

Esse raciocínio é a forma de pensar que ajuda a resolver problemas ou chegar a uma conclusão sobre um determinado assunto. Seus pré-requisitos são consciência e capacidade de organização de pensamentos. Importante destacar que a única forma de desenvolvimento desta inteligência é por meio de exercícios, não podendo ser aprendida diretamente.

O raciocínio lógico é dividido em dedução, indução e abdução, que necessitam de uma premissa, uma regra e uma conclusão.

Bora colocar os neurônios pra queimar?

Exercitando a Inteligência Lógico-Matemática nos Board Games

Nos board games, geralmente as regras devem ser conhecidas por todos os jogadores, não precisando haver indução a seu respeito. O desafio fica mais relacionado à dedução e à abdução.

A dedução consiste em determinar uma conclusão com base em ações/ premissas e regras e é exatamente o cenário que temos nos jogos de tabuleiros modernos. Sendo o exercício da dedução, um dos motivos da Paralisia de Análise (AP). Em Power Grid, por exemplo, temos os recursos financeiros e a ordem dos jogadores definidos antes do início da rodada. Eles são importantes para determinar suas ações possíveis e, portanto, são suas premissas. A regra do jogo é definida pelo manual e o desafio se encontra em deduzir (encontrar) a melhor conclusão possível do seu turno, com base nas premissas e regras.

A abdução também é muito comum em jogos de tabuleiros, especialmente em jogos com grande interação entre os jogadores. Em Terra Mystica, por exemplo, é normal em uma determinada rodada você precisar chegar a um terreno específico ou a uma determinada construção (ou conjunto delas). Seja para não ficar trancado no jogo, ou para maximizar a pontuação das rodadas. Neste caso, você sabe qual conclusão precisa ter, por ser seu objetivo principal da rodada. Você sabe as regras do jogo, então precisa analisar quais premissas/ ações são necessárias para você chegar ao território X. Ou  como conseguir obter a construção pretendida, utilizando a menor quantidade possível de recursos.

No Terra Mystica você vai precisar usar a abdução

A Complexidade Lógica e a Tomada de Decisão da Jogada

Os processos descritos são demasiadamente complexos para se analisar em um tempo razoável (sem fazer seus amiguinhos quererem te estrangular pelo AP exorbitante). Eles nos remetem ao modelo de racionalidade limitada na tomada de decisão de Herbert Simon. Nele, é impossível que o indivíduo conheça todas as alternativas e/ou consequências de que dispõe. Portanto, escolhe a mais satisfatória, que geralmente não é o caminho ótimo.

Ressalta-se, entretanto, que board games são uma simplificação da realidade. No cenário hipotético da combinação de uma boa dose de experiência com o jogo, tempo “ilimitado” para as jogadas (talvez em partida solo de alguém que more sozinho, em uma mesa específica pra esse fim) e conhecimento do modelo matemático adequado, é possível se chegar ao resultado ótimo. Para Power Grid temos a Pesquisa Operacional em que a função objetivo seria maximização de lucro. Os limites conhecidos são os de Elektrons, capacidade de produção, disponibilidade de insumos e possibilidades de construções em cidades. Tais programações de funções são demasiadamente complexas e merecem um artigo por especialistas no assunto.

Maximize suas ações em Power Grid, mas sem muito AP

Sendo assim, um equilíbrio do tempo utilizado para reflexão da tomada de decisão da jogada que não atrapalhe a diversão dos integrantes da mesa é a função ideal a ser buscada. O jogador não pode ter um padrão baixo para suas jogadas satisfatórias, a pontos dos demais participantes acharem que ele não está levando o jogo a sério. Também não pode agir como se o tempo para a sua jogada fosse ilimitado, buscando realizar uma programação de Pesquisa Operacional em sua mente durante o raciocínio.

Teve alguma ideia de bons jogos para exercício da inteligência lógica-matemática? Conhece algum jogo em que a regra deva ser induzida? Concorda ou discorda dos pontos apresentados? Deixe comentários e sugestões para os próximos textos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑