Publicado em agosto 21st, 2015 | por Jonathan Sampaio
Love is in the air: Takenoko Chibis!
Aaaaah! O amor! Há quem tenha seus cuidados com esse sentimento, mas nós não. Nesse caso, tenho certeza que eu, você e todo o mundo (já escutei isso em algum lugar), logo caíremos nas graças deles!
O panda mais amável, mais cute, mais tchuco tchuco do mundo dos board games agora tem uma companheira (owwwwnnn) e não é só isso. Nesse intervalo eles se reproduziram e tiveram 9 (isso mesmo, nove) filhos, representados por 9 fichas (uma pena que não são miniaturas).
Takenoko Chibis adicionará vários elementos: a figura da mamãe panda, seus nove bebês, novos terrenos, cartas de objetivo e paisagens, incluindo a “Colina Sagrada” e “Jardim Kami” também estão incluídos na expansão (mais à frente explico cada um).
Os novas fichas de “terrenos” e cartas de objetivo serão misturadas ao jogo base, pelo fato de ser uma expansão e não um novo jogo, por isso, se não tem Takenoko, recomendamos adquiri-lo imediatamente!
No jogo, a mamãe panda começa fora do tabuleiro, quando o primeiro canteiro de chibis (filhotes) for adicionado ao jogo no jardim (indicando o rosto da mamãe panda no “terreno”), ela é adicionada ao tabuleiro. A partir daí é possível mover ela assim como se move o papai panda, usando a ação do panda normalmente, ou seja, quando fizer a ação de movimento, o jogador decide qual panda moverá. Isso acontece até que outro “terreno” com a face dela apareça, “teletransportando-a” para o novo terreno.
Os filhotes
Os pandas irão se reproduzir durante o jogo (não é o máximo?!). Se a mamãe terminar o turno no mesmo terreno do papai, então, descarta-se um pedacinho de bambu e o troca por um bebê panda da mesma cor. Existem três bebês em cada cor, eles valem 2 pontos ao final do jogo, mas também garantem um bônus especial que varia de acordo com as cores, sendo um canal de irrigação gratuito, um upgrade grátis ou a troca de cartas de objetivo. Os jogadores que tiverem os bebês podem usar o bônus imediatamente, apenas ficando com a ficha para marcar pontos no final do jogo.
Os terrenos
Os novos terrenos de canteiros são muito interessantes e podem apimentar bem o jogo como um todo. Agora existe a lagoa celestial que funciona exatamente como a lagoa inicial, irrigando todos os canteiros adjacentes e permitindo que canais de irrigação sejam construídos a partir dali. Os jardins kami permitem cultivar bambus das 3 cores e funciona como coringa quando se faz cartas de objetivo de canteiro.
Quando o jardineiro termina o seu turno na cabine do jardineiro, ele pegará as cartas do topo de cada pilha de cartas de objetivo e ficará com uma. Finalmente, existem as colinas sagradas em três cores diferentes. Quando o jardineiro termina o seu turno ali, todos os “terrenos” daquela cor crescem bambu e não só os adjacentes.
Takenoko Chibis será com certeza uma divertida, apesar de pequena expansão. Seus idealizadores fizeram um ótimo trabalho, aliando e adicionando conteúdo sem muita complexidade ao design perfeitamente fofo, para agradar qualquer tipo de fã do jogo. Se você possui o Takenoko, com certeza irá adquirir o Chibis.
O lançamento estava previsto para a Gen Con (de 6 a 9 de agosto), porém, houveram alguns imprevistos e isso atrasou um pouco. Antoine Bauza, criador do jogo, afirmou em seu perfil no Twitter que Chibis deve chegar até o fim de setembro.