Notícias Mecânica BG - Rolagem de Dados: da antiguidade à contemporaneidade

Publicado em novembro 16th, 2017 | por Gilberto Guerra

Mecânica BG – Rolagem de Dados: da antiguidade à contemporaneidade

A mecânica é, sem dúvidas, o principal critério para escolha de jogos para a maioria dos jogadores. É o conjunto de mecânicas envolvidas que dita a duração média de uma partida e o grau de complexidade do jogo. Garante uma melhor imersão quando bem aliada ao tema, assim como é responsável pelo entretenimento que o jogo proporciona, que influencia em sua rejogabilidade. E a rolagem de dados que vamos falar hoje, é uma delas.

Visto a importância do tema, iniciamos aqui uma série sobre mecânicas empregadas em jogos de tabuleiros. E nada melhor para começar do que com a mecânica que já sobrevive por milênios!

Rolagem de dados: relação de amor e ódio

A rolagem de dados é a mecânica que consiste em rolar dados para obter resultados aleatórios. Eles podem ou não garantir o sucesso de determinadas ações, com base nas regras do jogo. Mecanismo de aleatoriedade mais usado na história dos jogos, odiado pelos azarados e amados pelos sortudos. Alguns jogos antigos o tinham como mecânica principal. Em jogos recentes mais complexos é usado como mecânica auxiliar ou ainda tratados com destaque em Party Games.

O Jogo Real de Ur, considerado o jogo mais antigo conhecido (entre 2500 a 3000 AC), já utilizava de dados piramidais de quatro faces. O centenário Ludo é outro jogo popular com enorme influência de resultado de dados. Grande parte dos jogos que reinaram no Brasil na era pré-jogos modernos, como Banco Imobiliário, War e Detetive abusaram dessa mecânica.

Os primeiros dados que se tem conhecimento: Jogo Real de Ur

Destaca-se também que não foram apenas os jogos que evoluíram, mas também os próprios dados. O mais popular de todos é o de seis faces, mas existe uma enorme variedade tanto em quantidade de faces, como em suas ilustrações. Para ficar no âmbito analógico, desconsideraremos dados eletrônicos e simuladores de aplicativos.

Dados para todos os gostos e necessidades

Indicações de jogos com rolagem de dados

Atualmente há bons jogos que possuem rolagem de dados entre suas mecânicas, nos mais diversos estilos, agradando qualquer perfil de jogador. A grande popularidade e a aleatoriedade proporcionada também tornam mais fácil atrair pessoas para o hobby, devido ao elemento familiar e poder culpar o azar por uma eventual derrota.

Dice Games/ Party Games

Se você é fã de jogos rápidos, que não necessitam de muita reflexão sobre as jogadas, pode-se citar três boas opções: Masmorra de Dados, King of Tokyo e Zombie Dice. É a rolagem de dados raiz, não há outra mecânica para suavizar um lance azarado. A vantagem desse estilo é que pode agradar e atrair para o hobby pessoas que não possuem perfil de jogador. É uma opção divertida para reunião informal de amigos em ambiente com música e bebidas.

Jogos com Batalhas

Uma ótima opção para iniciar novatos que já conhecem o popular War. Entre eles, Cyclades destaca-se por ter tempo de partida similar ao War e lembrá-lo em vários aspectos. Se o potencial jogador for fã de Senhor dos Anéis, vale a tentativa com Guerra do Anel.

Um bom general também precisa de sorte

Jogos Cooperativos

Muito atrativo para iniciar RPGistas nos jogos de tabuleiros e pessoas que não gostam de atacar os amiguinhos. Eldritch Horror e Zombicide: Black Plague são opções bem populares pela imersão e tema altamente presente.

Jogos Euro com rolagem de dados

Catan e Stone Age são opções excepcionais para quem quiser iniciar pessoas ao hobby já no estilo euro. Em ambos há grande aleatoriedade, mas de forma administrável, quando se toma as decisões corretas.

Para quem não gosta de rolar dados

Categoria para enfatizar a diversidade de jogos com essa mecânica. Costumo dizer que meu jogo preferido com rolagem de dados é Istanbul, pois você só utiliza da mecânica se realmente quiser. Há apenas duas casas em que é necessária a rolagem para obtenção de recompensas e na maioria dos casos podem ser evitadas e sempre melhor administradas. Isso, caso pegue o tile de manipulação de dados da mesquita.

E ai? Está confiante em pedir um 12 na Casa de Chás?

Pode-se não gostar, mas deve-se respeitar

Mesmo quem não gosta da rolagem de dados (como este que vos escreve, talvez por quase uma década tendo War como principal jogo do grupo) precisa dar os devidos créditos. Simplicidade e familiaridade para a obtenção da (muitas vezes necessária) aleatoriedade, além de possibilitar um retorno maior, ao assumir maiores riscos. Mecânica com mais tempo de história do que as maiores civilizações existentes. Outras mecânicas de aleatoriedade, como a alocação de dados, não seria possível sem sua existência.

Pois é, as vezes acontece

Deixe nos comentários considerações sobre sua afinidade com a rolagem de dados e bons jogos que a utilizam. Tem alguma experiência traumatizante? Conte para nós, certamente não está sozinho nessa! Até a próxima!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑