Publicado em novembro 29th, 2017 | por Gilberto Guerra
Mecânica BG: Seleção de Cartas
Nesta edição, a coluna traz informações sobre uma mecânica que sempre causa expectativas. A Seleção de Cartas é uma mecânica originalmente muito utilizada em modalidades de jogos de baralhos convencionais. Atualmente é amplamente utilizada em vários card games e board games.
Funcionamento da Seleção de Cartas
A mecânica de Seleção de Cartas consiste na ação de escolher uma carta de um subconjunto limitado, em um pool comum. Sua formação varia muito conforme o jogo. Serve para obter vantagem imediata ou a longo prazo, ou para montar um set de cartas para atingir um objetivo do jogo.
A simples ação de compra de uma carta não pode ser considerada Draft, pois tal mecânica implica alguma forma de escolha. Você pode inclusive escolher uma carta que um jogador rival possa precisar, negando-lhe tal possibilidade.
Expectativa e Entusiasmo!
A Seleção de Cartas é um elemento comum em vários dos jogos presentes no Top 100 BGG e da Ludopedia. Mecânica simples, fluída, causa um equilíbrio natural ao jogo. Sua aplicação nos boardgames é tão diversificada que sempre parece renovada.
Um sentimento comum aos jogadores quando participam da mecânica é o entusiasmo. Rola a expectativa de na próxima “mão” ser disponibilizada boas opções de compras de cartas. Ou então de se comprar a melhor opção e deixar outras não tão agradáveis ao adversário. Seja qual for a forma, é fonte de muita diversão.
Um fator considerado negativo desta mecânica é a grande influência da curva de aprendizagem e memorização das cartas. Em jogos cuja mecânica é opcional, recomenda-se não utilizar com iniciantes.
Indicação de jogos com Seleção de Cartas
Para ajudar você a entender melhor e conhecer alguns jogos que possuem essa mecânica, vamos dar algumas indicações. São jogos que possuem essa mecânica bem aplicada.
Indicação para novatos: Jogos Familiares e Party Games
Sushi Go: rápido, simples, divertido e com preço acessível. Possivelmente a melhor opção para apresentar a mecânica a novatos. Você precisa criar a melhor combinação de pratos utilizando a mecânica de seleção de cartas. Isso, escolhendo cartas disponíveis em sua mão, passando as restantes aos adversários.
7 Wonders: considerado um dos melhores jogos familiares já criados e para se jogar em sete pessoas. Você inicia com uma mão de sete cartas, compra uma e passa o restante para um jogador vizinho. Um dos jogadores vizinhos por sua vez, passará a mão dele com seis cartas para você. Após o jogador revelar a carta adquirida, o processo continua por mais cinco vezes ao longo de três eras. Muitas possibilidades de combos para pontuação e a variedade de expansões garantem a rejogabilidade.
Port Royal: com a mecânica de forçar a sorte, é criado um pool de cartas que fica sempre visível aos jogadores. É estratégico tanto para a criação do pool como para a seleção das cartas a serem compradas. Com sorte e com a decisão correta, pode-se fazer o adversário “perder a vez”, ao não ter nenhuma opção viável de compra.
Indicação para quem gosta de interação, “toma essa” e batalhas
Imperial Settlers: você será responsável pela Ascensão de um império-jogo de cartas muito estratégico. No início de cada fase acontece a seleção de cartas em um pool visível a todos no deck comum, além da compra no deck específico de cada civilização. No jogo base são quatro civilizações a sua escolha. A possibilidade de destruir construções dos rivais é apenas uma das várias formas de interação.
Blood Rage: jogo estratégico com batalhas na temática viking. A seleção de cartas ocorre no início do turno, em que você compra uma carta da sua mão e passa as demais ao jogador vizinho. As cartas disponíveis têm grande influência nas batalhas e no controle de área. As miniaturas estão entre as mais bonitas lançadas no Brasil.
Indicação de jogos pesados: mecânica opcional para melhorar a estratégia e o equilíbrio
Agrícola: opção para melhor seleção das cartas de ofício e de melhorias menores. Diminui o fator sorte da compra e melhora a possibilidade de estratégia com combos. Caso os jogadores sejam iniciantes, pode aumentar muito o tempo da partida.
Terraforming Mars: opção de draft para cada fase de compra das cartas de projetos. Diminui muito a aleatoriedade do jogo e aumenta o fator estratégico. É possível comprar cartas melhores ou tirar de jogo as que favorecem os rivais. Se os jogadores não tiverem familiaridade com as cartas, eleva muito o tempo de partida que já é alto.
Aquela que traz equilíbrio à força
Mecânica principal de muitos jogos leves e muito utilizado por jogos pesados que envolvem cartas, a Seleção de Cartas é uma mecânica que me agrada tanto, que muitas vezes fico tentado a acrescentá-la em regras “homemade” em jogos com cartas que não as possuem. Seu objetivo é tornar a compra de cartas mais equilibrada. Tem como não gostar dela?
Tem outras sugestões de jogos para a mecânica de seleção de cartas? Conhece algum ponto negativo ou positivo que o texto não abrangeu? Deixe sugestões nos comentários e até a próxima!