Publicado em fevereiro 16th, 2021 | por Tábula Quadrada
O Guia da Semana #3: Asmodee compra Board Game Arena, Paper Dungeons e The Witcher
Salve, salve boardgameiros e boardgameiras do meu Brasil! Estamos aqui com a coluna semanal que traz todas aquelas novidades de encher os olhos e esvaziar os bolsos. Estão dizendo por aí que é feriado, parece que de um tal de Carnaval. Como o vírus deve ser o folião mais fiel, nós vamos ficar em casa embalando nossos queridos jogos em sleeves, livrando-os dos perigos do mofo, escrevendo colunas, anotando partidas e estudando estratégias para vencer! Hoje tem Paper Dungeons pelo mundo, Tinner’s Trail, The Witcher – Old World, Board Game Arena comprado pela Asmodee e mais.
Paper Dungeons pelo mundo
Uma semana com novidades que me agradaram muito começou assim: editora brasileira Meeple BR Jogos vai desfilar na avenida, sapatear sobre nossa conta bancária. Não, péra! Isso veio depois. No começo da semana mesmo soubemos que o jogo “Paper Dungeons” do Leandro Pires já garantiu viagens para o exterior e vai conhecer o mundo, ou melhor, o mundo vai conhecer ele.
Sim! Essa notícia boa abre muitas possibilidades para o jogo, para a Meeple e sobretudo, para quem tem o jogo e gosta muito dele, é aquela certeza de continuidade e de muitas expansões. Segundo o que foi escrito no blog da Meeple essa oportunidade já era avaliada desde outubro, em Essen, quando a editora Alley Cat demonstrou interesse. Outros contatos foram feitos na sequência para reforçar essa distribuição que vai contar, ao todo, com 6 parceiros.
Tinner’s Trail
Agora, uma coisa que pode ter passado despercebida nisso tudo é o seguinte: A Alley Cat é a editora que detém os direitos de Tinner’s Trail, conhece? Eu gosto muito desse jogo (tipo, muito mesmo!) que teve recentemente um Kickstarter e que não mandava para o Brasil, mas eu quero acreditar que a Meeple dê um jeito nisso. Deixo no ar. (Psiu, Meeple, traz pa nóis!).
The Witcher – Old World
Poucos dias depois apareceu um bruxo polonês contando sobre o lançamento em breve de “The Witcher – Old World”. De verdade que eu não esperava por essa. Em parceria com a CD ProjeKt RED a editora Go on Board vai lançar daqui a pouco no Kickstarter, um jogo baseado no mundo da série de videogame que foi um dos jogos digitais que mais curti jogar nos últimos tempos.
Quero ver que explosão vai dar isso no Kickstarter, um verdadeiro desaforo. Maior do que o Dandelion pedindo uns trocados, esses caras vão cravar uma espada de prata na nossa garganta! Tá, é exagero eu sei é que nós estamos tão empenhados que resolvemos traduzir o vídeo que traz informações legais sobre o jogo. Então é só assistir para saber mais.
Asmodee compra Board Game Arena
A bomba mesmo caiu no colo de geral quando a Asmodee pulou de trás de uma moita nos surpreendendo com a compra do Board Game Arena. Não sei vocês, mas para mim foi surpreendente!
Claro que a decisão deve ser um ótimo passo para o grande Grupo Asmodee e se tudo o que passaram for verdade, pode também ser um excelente negócio para o BGA e a questão que fica é se será um bom negócio para nós.
O crescimento das plataformas digitais para se jogar tabuleiro foi enorme e acredito que depois desse tempo de pandemia deve se firmar entre os jogadores. Digo isso reconhecendo que nosso hobbie é social e que tem muito mais graça presencialmente, mas a necessidade do distanciamento provou que jogar a distância aumenta nosso leque de opções de jogos e de jogadores.
Eu, por exemplo, jogo com um grande amigo que hoje vive no Canadá e se não fosse por soluções assim, estaríamos só contando um para o outro das experiências com os jogos e não partilhando a “mesa”.
On Mars: Surviving Mars
Você já deve estar acostumado com o fato de fecharmos com chave de ouro. Hoje vai ser diferente? Claro que não! Vital Lacerda, o português que mora no coração dos heavy gamers, está em uma empreitada de atrair públicos mais variados para seus títulos.
Junto com a Eagle-Gryphon Games eles vão lançar o Surviving Mars, uma expansão para o fantástico On Mars que eu escolhi como o melhor jogo de 2020.
Com essa caixa será possível jogar o jogo que é competitivo de forma cooperativa. Nela virão 4 capítulos com a seguinte divisão: 1) para se jogar de forma semi-cooperativa (1 contra todos), 2) cem por cento cooperativos e um último capítulo que é solo. Não ouvi coisas boas sobre o jogo solo da caixa base, mas vai que com essa expansão isso se acerta. Vale dizer também que o pano de fundo desses capítulos é uma invasão alienígena. E aí? Você já teve seu coração dominado pelo Lacerda ou ainda precisa de mais incentivo?
E aí, qual notícia chamou mais a sua atenção? Conte pra gente nos comentários e até a semana que vem!
Acompanhe as notícias diariamente no perfil do Instagram O Guia do Jogador.
Texto por Pedro Miranda do O Guia do Jogador.
Imagens: Board Game Geek.