Publicado em agosto 16th, 2018 | por Gilberto Guerra
Opinião BG – coleção: o tamanho realmente importa?
Não apenas em board games, mas no mercado como um todo, somos bombardeados por informações. Há sempre um novo lançamento e/ou relançamento promissor. Consequentemente, muitas pessoas comentando sobre os lançamentos, dando a impressão que você é o único de fora. São reflexões que despertam ao pensar sobre a sua coleção.
Os reviews dão sempre opiniões positivas e raramente expõe os defeitos de um jogo. Colecionadores orgulhosos expõe lindas prateleiras com dezenas (ou centenas) de jogos em fotos nas redes sociais. Todo esse cenário cria uma ansiedade e um sentimento de urgência por parte de novatos e veteranos no hobby. A mensagem enviada é uma só: “só é possível ser um jogador pleno e feliz com um grupo coeso se você tiver os últimos lançamentos!”. Mas afinal, até que ponto isso é verdade? É possível ter uma coleção satisfatória e ainda sobrar grana para comer e se vestir? Então, confira as respostas a seguir!
Você é jogador ou colecionador?
Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. O perfil de colecionador tem sua satisfação no sentimento de posse. Montar uma linda prateleira com centenas de jogos expostos, mesmo que lacrados, é tão bom ou até melhor do que jogá-los. Algumas pessoas criticam esse perfil, mas o mesmo existe com colecionadores de Action Figures, quadros, livros e itens diversos. É um hobby válido (e raro), entretanto o presente texto é direcionado ao colecionador jogador.
O colecionador jogador visa pôr na mesa todos os seus jogos. O objetivo é jogá-los várias vezes se preocupando com o custo-benefício. Fica incomodado quando determinado jogo de sua coleção passa um longo tempo sem ir para a mesa. Certamente é o perfil mais comum de quem compra board game.
O que preciso saber antes de iniciar a minha coleção?
Sem dúvida é saber quais jogos você e seu grupo gostam. Talvez pareça óbvio, mas é um erro comum comprar um jogo que não agradará o grupo com base no gosto exclusivo e pessoal. Saber qual jogo agradará o grupo exige paciência e pesquisa. É algo mais fácil em cidades grandes com lojas físicas e eventos, mas um grande desafio em pequenas cidades. Seguem algumas dicas que podem ajudar os jogadores iniciantes:
1- Pesquise nos rankings dos fóruns especializados, como Ludopedia e BoardgameGeek
Os rankings são uma ótima forma de descobrir quais jogos costumam agradar a maioria dos jogadores. Embora não seja infalível, fornecem informações para uma probabilidade maior de boa compra.
2- Consulte reviews de canais especializados
A grande maioria possui sugestões de jogos indispensáveis para iniciar uma coleção. Também é um ótimo meio de saber a qualidade dos jogos que estão no seu radar.
3- Consulte as avaliações dos fóruns especializados
Pode-se ter uma síntese da opinião do público geral, além de conhecer os defeitos.
4- Jogue a versão digital (com ressalvas)
Muitos board games possuem versão digital em sites e aplicativos. Tenha em mente que a experiência não é a mesma, mas serve para se ter noção de como flui na prática.
5- Não precisa comprar tudo de uma vez
Compre dois ou três. Teste-os. Veja se está no caminho certo do gosto seu e do grupo.
Enfim, qual a quantidade de jogos ideal para se ter na coleção?
A quantidade ideal é aquela que permite a diversão do grupo. Tendo variedade suficiente para agradar potenciais jogadores e bons jogos com rejogabilidade. Seguem alguns pontos para reflexão:
Quantidade de dias e horas disponíveis para jogar
Quanto do seu tempo livre você está disposto a utilizar para as jogatinas? O quanto é possível sem prejudicar a vida social e familiar? O tempo que você tem disponível para o hobby é variável importante para definir o tamanho da coleção.
Frequência ideal para o jogo ir a mesa
Você e seu grupo preferem repetir jogos e se especializarem na estratégia? Ou preferem por novas experiências, sempre optando por jogos diferentes? O perfil do grupo determina o giro da coleção. Menor vontade de repetir jogos implica na necessidade de mais jogos disponíveis.
Duração média dos seus jogos
Você prefere party games e jogos familiares? Ou a preferência está em ameritrashes e euros pesados que duram a tarde toda? Quem preza por diversidade e jogos rápidos precisa de uma quantidade maior. Quem preza por jogos pesados e aprofundamento de estratégia pode ser feliz com poucos jogos.
Coleção de outros membros do grupo
Outros membros do seu grupo possuem jogos? Esses outros membros possuem outros grupos? Qual o tamanho do acervo do grupo? Mesmo que você prefira os seus jogos, respeite a vez do amiguinho de pôr os dele na mesa.
Situações com mais de um grupo
Você possui mais de um grupo? Está cada vez mais comum jogadores terem um grupo familiar, e outro com heavy gamers. Nesse caso, é necessário jogos que agradem a ambos os grupos.
Organização da coleção
Gerenciar o uso de sua coleção não é difícil, você pode registrar suas de partidas na Ludopedia ou pelo aplicativo BG Stats. Eles possibilitam conhecer os jogos que mais vão a mesa no seu grupo para saber como melhor formar sua coleção.
Opinião BG
Gostou das dicas? Possui contribuições para as ideias apresentadas? O tamanho atual da sua coleção satisfaz as necessidades de seu grupo? Então, deixe seus comentários e até a próxima!