Notícias Analysis Paralysis

Publicado em agosto 2nd, 2018 | por Gilberto Guerra

Opinião BG: o que você sabe sobre Analysis Paralysis?

Para o primeiro texto desta nova coluna, nada mais apropriado do que aquela situação polêmica que causa urticárias em muitos jogadores. Precisamos falar sobre a Paralisia de Análise, também conhecida por Analysis Paralysis, ou simplesmente AP.

Ela pode causar frustrações na partida ou até mesmo inviabilizar a ida de determinado jogo à mesa. Mas afinal, o que é? Quais suas causas? É possível prevenir o AP em uma partida? É possível melhorar o seu tempo de raciocínio? Toda jogada demorada é resultado de AP? Confira a seguir!

Preciso analisar todas as variáveis, mas as variáveis nunca acabam!

O que realmente é a Analysis Paralysis?

Analysis Paralysis é o estado de analisar uma situação em exagero e demorar demais para tomar a decisão. Ou até mesmo nunca a tomar. A pessoa trata a situação com uma complicação acima do real, considerando detalhes que podem não fazer diferenças relevantes. Apenas é aceita a decisão ótima ou perfeita.

O termo é utilizado com frequência em nosso hobby, mas a analysis paralysis, tem sua origem em outro lugar. Ela se refere à situação em que o custo de oportunidade do tempo da decisão ultrapassa os benefícios da decisão a ser tomada.

Há registros de formação do conceito de Paralisia de Análise já no século XVIII. Atualmente o termo é utilizado em várias áreas do conhecimento.

No futebol, acontece com frequência, em uma cobrança de falta, do goleiro ficar olhando a trajetória da bola. Analisando se baterá na barreira, ou se irá para fora, até que quando percebe a bola já está inalcançável por ele. O custo de oportunidade é obviamente maior do que o benefício do tempo da análise.

Analisando demais e agindo de menos. O adversário agradece

Em jogos de tabuleiro, quanto mais reflito melhor é a chance de cumprir o objetivo de vencer, correto? Eu digo que que não! Essencialmente pelo fato de que o objetivo principal de um jogo de board game é se divertir.

Se o AP de algum dos jogadores é frequente e está incomodando a maioria, tal atitude precisa ser revista. Uma mesa que se diverte jogando propicia mais jogos e se torna mais coesa.

O que causa a Analysis Paralysis nos jogos?

Faz-se necessário relembrar que o board game é uma simplificação da realidade. É um ambiente com tomadas de decisões com base em informações reveladas e ocultas. Eventos aleatórios, combinações complexas de ações, etc.

A Analysis Paralysis ocorre quando o jogador busca exaustivamente a melhor jogada para fazer mais pontos. Mesmo que às vezes não faça diferença para a vitória. O termo é comumente utilizado de forma pejorativa.

Algumas mecânicas favorecem a existência de AP. Especialmente aquelas com estrutura matemática, como controle de área. Ou aquelas que inserem novas informações a toda rodada como nas coleções de componentes. Jogos com pouca dependência de sorte são outros cujo AP tende a ser elevado.

Tikal, exemplo de jogo de mecânica simples, mas que demora devido AP

Como melhorar o tempo de raciocínio do jogador e do grupo?

A Paralisia de Análise é uma característica comportamental, que como qualquer outra, pode ser moldada se trabalhada corretamente. Muitas vezes o jogador que demora para tomar decisões na partida pode fazer o mesmo na vida pessoal e profissional. Nesse caso, é recomendado ajuda especializada. Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar a reduzir o AP.

Há situações que a Paralisia de Análise afeta a vida profissional

Dicas para diminuir a Analysis Paralysis

Defina os objetivos e prioridades: limite seus interesses na partida, com isso você diminui suas opções de escolhas.

Nada é perfeito: a busca pela jogada perfeita geralmente é infrutífera, ainda mais se o jogo é novo para você. O custo em AP é sempre alto.

Simplifique o jogo: alguns board games possuem modo familiar ou introdutório que são ótimas opções para quando AP é problema geral. Com o tempo vai estar preparado para jogar o modo completo.

Não se deixe levar pelas emoções: muitas vezes sacanear um coleguinha com um ataque ou um “take that” maroto é tentador. Ainda mais se for em retaliação. Mas pode alterar toda sua estratégia pensada até ali e uma reação em cadeia de interações. Reduzir interações sempre reduz AP.

Mantenha um acervo de jogos enxuto: reduza as novidades e repita os jogos que o grupo mais gosta com boa frequência.

Estabeleça limites de tempo: ampulheta é uma opção que não altera o fator analógico do jogo. Se o caso for mais grave, pode-se importar um relógio de board game, há muitas opções.

Todo AP deve ser combatido? Tolerância zero?

A resposta é: não seja radical! Como mencionado no início do texto, a real Paralisia de Análise é quando frequentemente o tempo da ação do jogador está custando a diversão do grupo. Além disso, há casos em que o tempo de decisão elevado deve ser relevado, para não ser chato em demasia. Seguem algumas situações:

Jogadores novatos: você chamou seu amigo que só conhece Dominó e Banco Imobiliário para entrar no seu grupo de euro pesado? Pode estar certo que ele irá demorar para tomar as decisões e a culpa não é dele. De fato, pode ser preocupante se as decisões tomadas forem rápidas, sinal de que pode não estar comprometido com a partida. Melhor iniciar novatos com jogos leves.

Jogo novo e pesado: comprou um jogo do Vital Lacerda e está muito ansioso para apresentar ao seu grupo que acha Puerto Rico pesado? Pode ter certeza que a partida será demorada, pois o jogo foge muito do perfil do grupo.

Demora ocasional: seu colega geralmente joga rápido, mas tem dias que demora muito pensando sobre a jogada? Pode ser que ele tenha tido um dia/semana cansativo e ainda assim optou em participar da jogatina. Paciência e empatia é bom para não ser o chato da mesa.

Tomada de decisão demorada em baixa frequência na partida: o colega geralmente joga rápido, mas em alguns momentos demora para passar a vez? É normal dar atenção especial em momentos chave da partida. Analysis Paralysis ocorre quando o tempo médio é elevado e não apenas um ou outro lance.

Acervo de jogos de grupo amplo e variado: situação invejável! Mas não espere que todos do grupo consigam assimilar a quantidade de novas regras. Quando raramente um jogo do acervo vai para mesa mais de uma vez no semestre, ele terá AP.

Algumas coleções geram AP já na hora de escolher o jogo

Regra Geral: a diversão!

Seu grupo demora 5 horas em uma partida de Power Grid em quatro jogadores, mas todos se divertem e ninguém reclama? Dá para tentar trabalhar alguns pontos, se for interesse de todos, para agilizar a partida.

Há descontentamento do grupo como um todo com a demora nos jogos? Certamente estarão abertos a maiores mudanças na forma de jogar. A ampulheta com pequenas punições para estouro do tempo costuma ser boa opção.

Imprima algumas dessas e coloque nos principais jogos com AP do seu acervo

O grupo possui um jogador com elevado AP que causa descontentamento dos demais jogadores? Às vezes o ideal é conversar a respeito com o jogador, sugerir mudanças.

O grupo inteiro demora para efetuar a jogada e você é o único que fica agoniado esperando sua vez e na hora faz qualquer lance? Então talvez o problema seja com você que está em desacordo com o perfil do grupo. Ou sofre de Extinction by Instinct (conceito que será tratado futuramente).

Opinião BG

Opinião BG é a nova coluna do Tábula Quadrada que visa discutir sobre as situações vivenciadas em nosso hobby. A cada quinzena serão apresentados textos de opiniões do autor. Tudo embasados em mais de 20 anos de experiência com jogos de tabuleiro e em pesquisas realizadas sobre o assunto. O objetivo é acentuar o debate sobre o tema.

Concorda com os pontos apresentados? Gostaria de acrescentar algo? Tem sugestões de temas futuros? Deixe sugestões nos comentários e até a próxima!

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑