Publicado em maio 10th, 2016 | por Renato J. Lopes
Outlive um jogo de desalocação de trabalhadores
Aloque seus recursos o melhor que puder, nesse jogo para 2 a 4 jogadores. Expanda seu abrigo, recupere e conserte equipamentos usados e acima de tudo, mantenha sua tribo viva e alimentada num mundo pós-apocalíptico.
A superfície da terra está totalmente radioativa e você é o líder de uma das 4 tribos que habitam abrigos subterrâneos, num mundo pós-apocalíptico. Bem-vindo a Outlive, jogo de Grégory Oliver, com ilustrações de Miguel Coimbra (7 Wonders Duel, Small World).
O charme do jogo fica por conta da mecânica de desalocação de trabalhadores, que basicamente é uma constante fuga de seus grupos de sobreviventes de um abrigo para outro, antes que as outras tribos.
O jogo é realizado em duas fases: dia e noite. Na fase do dia, realizada em turnos, você move seus grupos de exploração, revezando com os outros jogadores o movimento de um grupo de cada vez e coletando recursos da área em que pararam. Se o seu grupo encontrar outros grupos mais fracos, poderá atacá-los, mas eles poderão se defender se possuírem armas.
Depois de ativar todos os grupos o jogo vai para a fase da noite, quando você poderá ver o quanto o seu dia foi rentável, contando a quantidade de comida que conseguiu reunir para alimentar o seu grupo. Quanto mais sobreviventes você possuir, mais pontos conseguirá ao final do jogo, mas se você não conseguir alimentá-los, eles vão procurar alguém que possa.
Ainda na fase da noite, depois que todos estiverem alimentados, será a hora dos sobreviventes trabalharem na manutenção do abrigo, restaurando lugares não utilizados para que seu grupo tenha mais espaço, ou até mesmo consertando equipamentos que sofreram dano durante o dia.
Depois da fase da noite, vem um novo dia e com ele um novo turno. A estrada para a salvação é longa e o tempo é curto, pois você terá apenas seis turnos, para mostrar que o seu grupo tem o que precisa para sobreviver nesse novo mundo.
E aí, o que achou do projeto? Pra gente lembrou um pouco o Raid & Trade, que está chegando pela Redbox Editora aqui no Brasil. O lance da “desalocação” que na verdade é uma alocação constante, não pareceu ser tão revolucionário quanto eles anunciaram no projeto, mas parece ser um jogo interessante. Clique no link e decida por si mesmo se vale a pena pagar cerca de 48 doletas (jogo base, sem frete) por esta belezura que chegará apenas em 2017.