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Publicado em novembro 23rd, 2016 | por Rafa Almeida

Resista à sanidade. Rastro de Cthulhu está chegando!

Para começar, eu preciso dizer que sou um fã dos Mythos, fã de H.P. Lovecraft e adoro esse cenário de destruição mental nos anos 30. Confesso que não faz muito tempo que leio e coleciono Lovecraft, gostaria de ter começado mais cedo.

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Com muitos tons de verde musgo, a capa do livro chama a atenção pro clima tenso e misterioso

Rastros de Cthulhu é um RPG de Kenneth Hite, baseado nas histórias de H.P. Lovecraft e usa o sistema Gunshoe de Robin D. Laws. É uma “fusão” interessante, já que esse sistema prioriza aventuras investigativas, levando o mestre a dar pistas e pistas, até que os jogadores ou nesse caso, investigadores, acabam descobrindo a verdade terrível e assustadora que os leva à loucura.

Uma excelente notícia é que a RetroPunk Publicações, vai lançar o livro traduzido no Brasil com muitas aventuras disponíveis. Acesse aqui o catálogo da editora da linha Rastro de Cthulhu.

Cenário

Quanto ao cenário, o livro sugere que seja o nosso mundo na década de 30, o mesmo período em que se passa a maioria dos contos originalmente escritos, mas é claro que nada impede de usar o sistema em um cenário mais atual com tecnologia e mais informação. Outra coisa muito interessante é que se pode escolher qual tipo de aventura jogar. Por exemplo, existem dois arcos: Purista ou Pulp. No modo Purista é algo mais real, com os jogadores lutando para não enlouquecer e literalmente sobreviver às ameaças dos Mythos. Já no Pulp é algo mais heróico, com os jogadores realmente indo a campo e lutando contra as criaturas e fechando portais.

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Uma das páginas internas do livro

Criação de personagem

A criação de personagem é bem simples e como é um sistema investigativo, prioriza muito a interpretação. Os investigadores em sua maioria são pessoas comuns que por um descuido do destino, ou apenas má sorte acabaram descobrindo algo sobrenatural e foram arrastados para esse mundo contra sua vontade. Inicialmente, deve ser escolhida a profissão ou ocupação do personagem, existem 19 listadas no livro. Entre as várias, temos: enfermeira, piloto, médico e tantas outras.

Escolher a profissão altera algumas coisas dentro do jogo, principalmente os recursos e custo de algumas habilidades específicas que vão custar menos pontos para serem adquiridas. Após esse passo, é necessário escolher a motivação do personagem, que basicamente explica o porquê dele estar engajado em uma investigação tão perigosa, ou porque ele está tentando enfrentar essa insanidade.

Depois são distribuídos os pontos e começa a aparecer algumas exclusividades do sistema. Existem habilidades investigativas e habilidades gerais e a quantidade de pontos a ser distribuído depende do número de jogadores à mesa. Isso serve para equilibrar o jogo, controlando a força dos investigadores e criando uma aventura mais desafiadora.

As habilidades investigativas permitem que os jogadores encontrem pistas, ou vejam além de uma pessoa normal e é a grande sacada do sistema pois em muitos RPGs os jogadores têm a sensação de que perderam algo, ou deixaram de ver algo porque os dados não ajudaram no resultado, em Rastros isso não acontece.

Um jogador que tem uma certa habilidade automaticamente consegue uma pista. Caso um investigador seja um médico ele pode identificar a causa da morte e a quanto tempo essa morte aconteceu. Já um professor de química pode identificar no mesmo cadáver algum traço de veneno ou substância e isso é fantástico, pois o jogo nunca fica monótono ou parado, com os investigadores ativos e em movimento. As habilidades gerais são: briga, condução, vitalidade e outras, e são habilidades que podem ser testadas em rolagens de dados, diferente das investigativas que tem um sucesso automático.

O sistema utiliza um dado de seis lados como dado de ação. Basicamente durante uma ação rola-se um D6 e compara o resultado com a dificuldade do teste. Geralmente um 4 resolve a maioria dos problemas. Se o número no dado for igual ou maior ao valor do teste, sucesso! Os personagens têm pontos que podem ser inclusive adicionados a esses resultados para ter sucesso nos desafios, mas estes pontos são gastos, então é bom usar com sabedoria pois quando um perigo maior acontecer pode ser que eles façam falta.

Por fim, são definidos os laços e vínculos dos personagens, que podem ser pessoas que te tragam de volta a realidade, sua fé ou crença, objetivos de vida, coisas ou familiares que dependem de você entre outros. Esses traços são bem importantes, pois definem a Estabilidade (capacidade de suportar traumas e visões terríveis) e a Sanidade (o quanto consegue se manter no curso da investigação quando começam a descobrir as verdades). Geralmente os investigadores terminam babando em algum hospício ou falando sozinho em alguma estação de metrô.

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As ilustrações hiperrealistas e atmosféricas são fantásticas

Capítulo dos Mythos

Outra coisa extremamente fucking incrível é o capítulo sobre Deuses dos Mythos. Sim! Amantes de Lovecraft tem ao seu alcance informações sobre as criaturas (Abissais, Carniçais, Yetis, Leões, Lloigors e o Povo Serpente), além dos deuses como Yog-Sothoth e até mesmo o temido Cthulhu. E mais, também tem várias informações de rituais e encantamentos, vários fragmentos de lendas, diversos cultos e tem alguns exemplos de como manipular a magia usando encantamentos. Inclusive é também nesse capítulo que vemos como os usuários de magia tem sua mente destruída caso não consigam manipular corretamente os encantamentos.

Um sistema competente

O sistema cumpre o seu papel. É ágil, extremamente fiel aos jogos de investigação e coleção de pistas, e a ambientação é fantástica. As coisas acontecem de forma bem fluida e não tem uma coleção de regras, inclusive poucas vezes recorremos ao livro, o jogo corre tranquilamente. Outro ponto positivo é ter vários elementos do mundo de H.P. Lovecraft com dicas de como funcionavam as coisas na década de 30 para criar um clima. Os cenários são mais que perfeitos, o que tornam a leitura prazerosa, pois nem parece um livro de regras. A maioria das normas é explicada com exemplos, e por isso acaba sendo bem fácil de assimilar.

O jeito é esperar chegar o livro, e parabenizar a RetroPunk. O grande desafio é não perder toda sanidade nessa ansiedade maluca! Espero que tenham gostado. Então curtam nossa página e nos sigam em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube), pois se não fizerem isso, vou mandar o meu brother Chaugnar Faugn se mostrar para vocês e por vocês malucos! Falo sério! :)

Um sucesso decisivo a todos e um bom jogo. E lembre-se: as vezes a ignorância é uma benção, nem sempre a sociedade está pronta para a verdade.

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