Publicado em maio 31st, 2020 | por Renato J. Lopes
0Review: A Ilha do Tesouro – encontre a pista
Summary:
4.6
Pirata bom é pirata que gosta de tesouros, não é mesmo? Em A Ilha do Tesouro é o que você vai encontrar. O capitão Long John Silver escondeu o tesouro em uma ilha e sua tripulação fez motim.
O objetivo dos piratas é interrogar o capitão até ele revelar onde o saque está escondido. Mas, um dos jogadores interpretará o capitão e tentará enganar os piratas até a hora da fuga, para recuperar o seu precioso tesouro. Vence quem encontrar ele primeiro.
Será você capaz de tão magnífica façanha? Terás dedução o bastante e será astuto o suficiente para ser aquele que levará o ouro para casa? Vamos ver como isso funciona neste texto.
Ah, este review possui uma pista da caça ao tesouro perdido da Conclave Editora. Mãos à obra!
A ILHA DO TESOURO
Tudo começa escolhendo a quantidade de jogadores e quem será o capitão Long John Silver. O mapa tem um lado para 2/4 jogadores (19 rodadas) e 3/5 (17 rodadas).
O jogador que será Long John se posicionará ao sul do tabuleiro, ao lado do calendário. Ele recebe seu escudo, a caneta marcadora negra, o baú e as respectivas fichas, um mini mapa, uma mini régua, 6 fichas de informações verdadeiras e 11 pistas de distrito. Ele coloca a miniatura e as fichas de informação de blefe nos respectivos lugares do calendário. Ele coloca o restante dos itens, atrás de seu escudo.
Os piratas recebem as peças de sua cor: um escudo, uma miniatura, caneta marcadora, ficha de personagem, marcador de ordem do turno, além de um mini mapa e uma folha de anotações.
Em partidas com 2 ou 3 jogadores, os piratas controlam mais miniaturas. Em 2, o pirata controla 3 minis e em 3 jogadores, os 2 piratas controlam 2 minis cada.
O jogador à direita de Long John coloca seu marcador da ordem de turno no primeiro espaço vazio no início do calendário e seguindo em sentido anti-horário, os outros jogadores colocam seus marcadores nos espaços seguintes.
Fase de preparação
Os jogadores colocam suas miniaturas nos respectivos lugares (indicados no escudo de cada um) e desenham um círculo em volta do pontilhado.
Em seguida, o capitão vai escolher em seu mini mapa, o lugar do tesouro na ilha, fazendo um X. Ele precisa seguir 3 regras para escolher o lugar. Não pode estar dentro do círculo no lugar inicial dos piratas, nem em áreas cercadas pela linha vermelha, ou sobre qualquer linha pontilhada.
O capitão pega as fichas de distrito e remove a que corresponde ao distrito em que o tesouro se encontra e a coloca atrás de seu escudo, com ela virada para baixo. Em seguida, ele embaralha o restante das fichas e pega uma ficha, olha ela e dá para o jogador à sua esquerda. Ele faz isso com cada um dos jogadores e em seguida coloca as fichas atrás do seu tabuleiro. Ele saca também 3 pistas iniciais e uma quantidade de pistas de bússola que corresponda a quantidade de jogadores +3.
FLUXO DO JOGO
A Ilha do Tesouro acontece em rodadas até que um dos piratas ou Long John chegue até o tesouro. As rodadas acontecem em 3 etapas, sendo que as duas primeiras quem faz é o capitão: atualização do calendário, evento do calendário e ações dos piratas. Isso acontece até a rodada em que Long John escapa, (17º ou 19º). Depois disso, isso muda um pouco, mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.
Atualização e evento do calendário
Long John pega o marcador de jogador que está em último na trilha e o coloca no próximo espaço vazio do mapa. Se ali houver algum evento, ele o realiza.
Os eventos podem ser: pistas (iniciais ou de mancha negra), fichas de blefe, prisão, a mancha negra e escapar.
Quando houver uma marca de ficha na trilha, o pirata terá que revelar a pista correspondente, colocar um marcador de pista verdadeira ou blefe, virada para baixo. Em seguida, realiza seu efeito e compra uma do mesmo tipo. Ele não pode mentir na pista, a não ser que coloque a ficha de pista duvidosa. Algumas pistas possuem uma marca de baú. Isso quer dizer que para jogá-las, o capitão precisa ter dado uma ficha de baú para um dos piratas. Caso ele queira jogar uma segunda pista com baú, ele precisa dar uma segunda ficha para os piratas.
As fichas de blefe, Long John as pega e coloca atrás de seu escudo. Na prisão, o jogador da vez escolhe um espaço de torre para posicionar o capitão, indicando o lugar em que ele está preso. Na mancha negra, o capitão troca suas pistas iniciais por pistas de mancha negra. E em escapar, o jogo muda, com Long John tendo 1 ação e os piratas tendo 2 ações.
Ações dos piratas
Na sua vez, os piratas podem realizar 1 ou 2 ações, de acordo com as estrelas indicadas no calendário. Essas ações podem ser normais ou especiais:
Ações normais
Movimento a cavalo: o jogador utiliza a régua grande e traça uma linha do x onde o jogador está para qualquer direção em até 6 milhas, e faz um x no lugar de destino. Ele não pode passar ou ultrapassar linhas vermelhas, nem mover a régua ao fazer o traço.
Movimento a pé e pequena busca: seguindo as mesmas regras do movimento a cavalo, mas em um espaço de até 3 milhas. Em seguida, ele pode fazer uma pequena busca, utilizando o respectivo marcador riscando no tabuleiro na parte interna dele. É preciso que o centro do X em que ele está, esteja dentro do círculo. Se o tesouro está dentro do risco ou na área traçada, ele encontrou o tesouro. Long John coloca a ficha do tesouro e entrega para o pirata. Caso contrário, ele pode simplesmente dizer que não tem nada ali, ou colocar uma ficha dentro do baú e entregar ao jogador. As fichas de baú darão uma ação extra para o pirata, ou dica sobre a localização do tesouro.
Grande busca: utilizando a parte interna do marcador de grande busca, o jogador traceja a área, seguindo as mesmas regras da pequena busca.
Ações especiais
Cada pirata possui suas ações especiais indicadas em sua ficha e podem ser realizadas a quantidade de vezes indicada nas caixas de marcação. As ações especiais são:
Verificação: o pirata pode olhar uma das fichas de informação jogadas por Long John, sem mostrar aos outros jogadores. Ele pode comentar se é verdade ou não.
Galope completo: o pirata pode se mover para qualquer lugar do mapa, marcando um x no lugar, sem precisar marcar a trajetória no tabuleiro.
Bússola: o jogador coloca a grande bússola ao redor de sua miniatura e o capitão terá que dar uma ficha de bússola verdadeira, que indique duas direções em que o tesouro não está. O pirata mantém isso em segredo e pode usar a pequena bússola para marcar em seu mini mapa.
Rei George: habilidade especial do jogador azul que pode fazer uma pequena busca em qualquer lugar do tabuleiro.
Luneta: habilidade especial do jogador laranja, permite fazer uma busca grande em qualquer lugar do tabuleiro.
Puro-sangue: ele pode ao fazer a ação de movimento de cavalo, movimentar-se 2x por 6 milhas.
Fortuna: quando o jogador verde faz uma ação de busca grande, ele usa a área externa do marcador para desenhar o círculo.
Pergaminhos antigos: o jogador vermelho usa uma ação para recebe 2 outras pistas de distrito. Long John olha elas antes de entregar.
A FUGA DE LONG JOHN SILVER
Quando o marcador de jogador chegar ao espaço de fuga de Long John, ele escapa e o fluxo de jogo muda. Agora funciona assim: o calendário não é mais usado, Long John começa jogando seu turno, sempre com 1 única ação de movimentação a cavalo. Os piratas possuem duas ações por turno.
FINAL DE JOGO
O jogo pode acabar de duas formas. 1º: se durante a partida, um pirata encontra o tesouro, o jogo termina na hora e ele é declarado o vencedor. 2º: se depois da fuga, Long John Silver chega ao tesouro antes de algum pirata. Nesse caso, ele é declarado o vencedor.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ILHA DO TESOURO
A Ilha do Tesouro é um jogo muito divertido e envolvente. Participar de uma partida é uma viagem ao clássico livro de Robert L. Stevenson, ao menos em partes. A cada rodada os jogadores vão se envolvendo em revirar a ilha para encontrar o lugar exato do tesouro.
Tudo no jogo encanta: desde a estética da arte maravilhosa de Vicent Dutrait às lindas e preciosas peças que envolvem o jogo. Os componentes são bonitos e bem feitos, além de serem práticos de serem usados.
Apesar de usar mecânicas já conhecidas, ao jogá-lo senti um pouco de inovação. Isso é porque não tem problema riscar o tabuleiro e todo mundo faz isso! Sim, diferente de alguns jogos de posicionamento secreto em que cada um faz suas anotações, aqui todo mundo risca o tabuleiro. Isso é muito legal e traz uma sensação tátil interessante ao jogo.
O problema é limpar depois, pois principalmente as cores claras, são mais difíceis de remover. Mas, nada que um pano um pouco úmido (pouco mesmo!) não resolva. Isso é coisa da Matagot que já havia feito isso em Captain Sonar, mas aquele jogo era em apenas uma cor e vinha com um mecanismo de limpar. Não use álcool nunca, pois pode estragar o tabuleiro.
Outro ponto que me incomodou foi olhar a posição inicial no escudo para colocar o personagem. Ficou difícil de encontrar no mapa, mesmo com a marcação no tabuleiro. Pode dar um pouco de trabalho nas primeiras vezes.
Não é legacy!
Diferente de jogos legacy, em A Ilha do Tesouro você pode riscar à vontade, sem medo de estragar as coisas e com a vantagem de poder jogar novas partidas totalmente diferente. Sim, jogando de pirata é muito diferente de jogar de Long John. E cada partida com pessoas diferentes vão oferecer novas experiências.
Em 2 ou 3 jogadores, o jogo funciona muito bem e é divertido, mas ele brilha em 4 e 5. Pois vão ser mais pessoas envolvidas e cabeças diferentes pensando no mesmo objetivo. Em menos jogadores, pode ser um pouco mais vantajoso para o capitão, o que muda com mais pessoas. Nesse caso, os jogadores têm mais chance.
Mas, como não é um jogo cooperativo, ninguém vai querer deixar o outro saber alguma nova pista descoberta. Sim, são os piratas contra Long John, mas é cada um por si. Assim, ninguém vai querer ajudar o outros e não vai dar mole para os outros. Afinal, uma pista vazada pode ajudar o seu adversário.
A Ilha do Tesouro é um jogo muito divertido para jogar com toda a família, sem medo de ser feliz ou ter muitas regras. Poucas regras, muita dedução e blefe para encontrar o tesouro antes dos outros jogadores e sair com o bolso cheio de ouro! Ele reúne imersão e jogabilidade envolvente em um jogo de menos de 1 hora.
Será que você vai encontrar a pista do tesouro secreto da Conclave Editora? A gente gostou disso! ;)
O que gostei em A Ilha do Tesouro
- Esteticamente bem feito;
- Não tem problema riscar o tabuleiro;
- Componentes do jogo;
- Oferece inovação;
- Novas partidas, novos desafios;
- Temático;
- Rejogabilidade;
- Ele é muito divertido.
O que não gostei em A Ilha do Tesouro
- Indicação da localização inicial dos piratas;
- Dificuldade para limpar o mapa depois.
Indicado para fãs de:
- Family games e jogos de riscar e desenhar;
- Jogos de posicionamento secreto, blefe e dedução;
- Jogos com o tema caça ao tesouro.