Reviews

Publicado em junho 5th, 2017 | por Mr. D

Review – Ascension – Deck Building Game + O Retorno do Caído

Review – Ascension – Deck Building Game + O Retorno do Caído Mr. D
Compreensão das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.7


User Rating: 4.5 (2 votes)

Os seguidores do deus caído estão juntando suas forças não apenas para destruir o reino de Vigil, mas para desfazer o selo que prende Samael e seu reino perdido para, assim, trazer destruição sobre todos aqueles que o haviam banido séculos antes. Chegou a hora de juntar os heróis mais poderosos para enviarem as tropas de Samael de volta ao inferno.

Componentes

Os componentes da versão nacional são bons e as cartas tem boa gramatura. Uma boa aquisição a começar pelo que vem dentro das caixas.

O que vem na caixa: 1 tabuleiro, 25 marcadores de honra vermelhos, 25 marcadores de honra transparentes, 100 cartas do baralho central, 40 cartas de decks iniciais, 30 cartas de Místicos, 30 cartas de Infantaria Pesada e 1 carta de Cultista.

Na expansão O Retorno do Caído: 15 marcadores de honra vermelhos, 15 marcadores de honra transparentes, 65 cartas do baralho central, 20 cartas de decks iniciais, 17 cartas de Místicos, 17 cartas de Infantaria Pesada e 1 carta de Cultista.

Muitas cartas, Capitão Óbvio!

Preparação

Cada jogador recebe um deck inicial com 8 Aprendizes e 2 Milícias. Coloque os baralhos de heróis sempre disponíveis de Infantaria Pesada e Místico, assim como a carta do Cultista.

Embaralhe as outras cartas e coloque-as no baralho central. Distribua 6 cartas do baralho central na linha central. Separe o número de marcadores de honra indicados de acordo com o número de jogadores.

Pronto. You’re good to go!

Não se esqueça de separar o número certo de marcadores de honra, pois eles definem quando o jogo acaba

Objetivo de jogo

O objetivo de Ascension é ser o herói com mais honra de Vigil. Portanto, derrote monstros, angarie os seguidores mais poderosos e compre os construtos mais valiosos. Quando acabarem os marcadores de honra disponíveis, o jogo encerra quando chegar a vez do primeiro jogador.

Valores

Em Ascension as cartas possuem três valores: Runas, Poder e Honra. Runas servem para recrutar novos heróis e comprar construtos. Poder serve para derrotar os inimigos. Honra serve pra vencer o jogo. Hehe

Não há muita variedade no começo! Aproveite pra comprar cartas mais poderosas e se livrar das mais fracas o quanto antes!

Seu Turno

Durante o seu turno você compra 5 cartas e pode usá-las na ordem que quiser para comprar outras cartas e/ou destruir inimigos. Você deve usar o valor total das cartas somadas pra fazer tudo. Se sobrarem cartas, você descarta. Todas as suas cartas compradas na rodada vão pra sua pilha de descarte.

Todos os monstros derrotados são banidos para o vazio, exceto o cultista que sempre está disponível pra apanhar. Quando o jogador mata um, sempre aparece outro, isso quer dizer que Cultistas podem ser derrotados mais de uma vez por turno.

Compre cartas para melhorar cada vez mais o seu deck de forma que possa comprar heróis mais apelões e derrotar monstros mais poderosos.

As Cartas

Existem 3 tipos de cartas: Heróis, Construtos e Monstros.

Heróis possuem habilidades específicas que são utilizáveis durante todo o turno em que eles foram jogados. Heróis são comprados com Runas.

Construtos também são comprados com Runas. Uma vez jogados, eles ficam sempre na frente do jogador e são utilizáveis todos os turnos. Construtos só são descartados caso alguma carta force a descartá-los.

Um Monstro é derrotado quando as cartas de heróis somam poder suficiente para derrotá-lo. Quando derrotado, o jogador recebe a recompensa oferecida pela morte do monstro. Geralmente honra e algum outro efeito.

Todas as cartas – exceto Aprendizes, Milícias e Monstros – tem um valor em honra no canto inferior esquerdo. No final do jogo, esse valor de honra é somado com os marcadores para a pontuação final. Preste muita atenção nos construtos Mechana. Eles não parecem ser muito úteis, mas costumam dar um desconto em Runas para a compra de outros construtos Mechana, além de dar muita honra no final do jogo.

Construtos são ótimos, pois podem ser usados todo turno depois de jogados

As Facções

Existem 4 facções no jogo: Iluminados, Mechana, Virentes e Vazio. Cada facção tem características próprias, cores e designs diferenciados, além do lore em relação a história do jogo. Algumas cartas de facção podem combar com outras cartas da mesma facção, mas não precisa se prender nisso.

Cada herói tem características próprias de suas facções!

Sina

Algumas cartas (promo e expansão) possuem uma característica chamada Sina. A Sina é ativada assim que a carta que a possui é virada do baralho central para a linha central. Os efeitos da Sina são resolvidos imediatamente e depois o turno do jogador procede normalmente. Em geral, Sinas acabam por afetar a todo os jogadores de uma forma ou de outra.

Uma carta de Sina pode alterar o andamento do jogo pra todos!

Fim de Jogo

Quando acabarem os marcadores de honra, o jogo segue até o turno do último jogador. Caso precise de mais marcadores de honra durante a rodada final, pode-se pegar dos marcadores que ficaram na caixa do jogo durante o set up.

Conte as honras dos marcadores e de todas as cartas do deck. Quem tiver mais honra é o grande campeão de Vigil e portanto o vencedor de Ascension!

O jogador a esquerda fechou o jogo com 85 pontos e o outro jogador fez 72. No final as cartas mais “honradas” fizeram toda a diferença

Considerações Finais

Gosto muito desse jogo. É um deck building onde cada turno passa rápido e as cartas que podem ser compradas variam, tornando o jogo bem dinâmico e, talvez, frustrante se alguém fizer a ação que você gostaria de fazer antes de você.

Outra coisa que gosto muito, é que você pode fazer tudo o que as cartas permitirem no seu turno. Não há limitação para quantos monstros você pode derrotar ou quantas cartas comprar.

Talvez o problema maior no jogo seja a dificuldade em banir as cartas ruins do seu deck, o que faz com que você continue pegando cartas ruins por muito tempo durante o jogo. Se livrar de cartas ruins é muito importante em qualquer deck building.

O tema do jogo é bem sombrio. As cartas de monstros são bem demoníacas mesmo, mas pra mim, é melhor estar derrotando e banindo os monstros do que se aliando a eles. Porém as cartas de monstros são feias mesmo e não estou me referindo apenas às artes.

Falando em arte, toda a crítica desse jogo sempre se fala sobre a arte ser feia e eu acho que esse seja o ponto baixo do jogo. São cinco artistas que fazem as artes, e já não curto muito isso, preferia que o mesmo artista que fizesse todas as artes. Enfim, talvez o tema sombrio ajude a arte a ficar muito carregada, mas tem umas cartas que não dá pra defender. São feias mesmo, algumas são horríveis. Porém tem algumas artes muito bonitas também, mas é uma pena que elas sejam minoria.

Considerações sobre a expansão O Retorno do Caído

Sobre a expansão, posso dizer que gostei muito. Ela acrescenta cartas diferentes ao baralho central e as cartas de Sina que dão variedade ao jogo. Além disso, aumenta o número máximo de jogadores em dois, ou seja, dá pra jogar em até 6 e isso pra mim faz bastante diferença, pois às vezes a casa tá cheia. Não usei a expansão como Stand Alone porque Mr. D não gosta de jogar com apenas 2 jogadores.

O que eu gostei em Ascension

  • É divertido ao ponto de querer jogar mais de uma partida de uma vez;
  • Mecânica simples;
  • Estratégia a curto e longo prazo;
  • Boa rejogabilidade.
  • Partidas emocionantes até a contagem final.

O que eu não gostei em Ascension

  • A arte não ajuda o jogo, sendo motivo de muita gente olhar torto pra ele;
  • O tema demoníaco também pode afastar alguns jogadores;
  • É difícil de se livrar das cartas fracas do deck.

Indicado para: fãs de jogos estratégicos, jogos de deck building, jogadores experientes e novatos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑