Publicado em outubro 16th, 2017 | por Emmanuel Deodato
Review – Bärenpark: tema fofinho em um jogo de gente grande!
Summary:
4.3
Em Bärenpark você é convidado a criar um parque para ursos, da maneira que achar melhor. Você poderá investir mais em ursos polares, ursos pardos ou até os fofinhos pandas. Mas não se engane pelo tema fofo: é um jogo muito estratégico.
Componentes
Esse ano a Ludofy Creative não deixou de se destacar com inúmeros jogos incríveis e, Bärenpark é com certeza mais um deles. O jogo possui uma arte simples, direta, mas que completa de forma bastante agradável a mecânica do jogo, gerando uma interação imediata entre o jogador e o jogo. Os componentes são bonitos e tudo se alinha bem junto ao tema. A produção nacional deixou um pouco a desejar, devido a alguns tiles com recorte mal feito e algumas quintas que desgastam rapidamente.
O que vem na caixa: 1 tabuleiro de suprimentos, 4 áreas de parque com entrada (para cada jogador), 12 áreas de parque, 52 tiles de áreas verdes, 30 conquistas, 16 estátuas de urso, 28 tiles de casas de animais, 12 tiles de cercados e um insert para montar.
O jogo
Bärenpark é um jogo de coleção de componentes e tile placement que engana pela sua aparência simples e descontraída. É um jogo divertido, mas bastante estratégico e que te colocará em uma corrida por tiles mais valiosos.
Os números de tiles são limitados e as missões que fornecem pontos extras colocam uma velocidade a mais em busca da melhor estrutura. Sem contar que a cada espaço de parque fechado o jogador receberá um bônus em forma de uma bela estátua de urso.
Assim, é preciso ser dinâmico, traçar uma estratégia e buscar as melhores peças primeiro, uma corrida contra o adversário e contra a dificuldade de saber se ursos polares vão conviver bem ao lado de coalas. Sim, coalas não são ursos, mas, são tão bonitos quanto e o designer decidiu colocá-los nos jogo.
Preparação do jogo
Coloque o tabuleiro de suprimento na mesa e complete as suas áreas com o número de tiles indicado para a quantidade de jogadores, conforme explicamos abaixo.
Áreas verdes
2 jogadores | 3 jogadores | 4 jogadores | |
Toaletes | 10 | 10 | 10 |
Parquinhos | 10 | 10 | 10 |
Food Truck | 8 | 12 | 16 |
Rios | 8 | 12 | 16 |
Casas de Animais
Cada tipo possui tiles que vão da pontuação 1-7 e devem ser utilizados conforme o número de jogadores da seguinte forma, em ordem decrescente. Ou seja, as de mais pontos em cima. Conforme a quantidade abaixo:
2 jogadores | 3 jogadores | 4 jogadores | |
Casas de Animais | 2, 4, 6 | 2, 3, 4, 5, 6 | Todas |
Cercados
Os tiles de cercados são também divididos entre os tipos de ursos presentes no jogo, mas possuem apenas um de cada tipo e com uma única pontuação, independente do número de jogadores. Apenas coloque-os nos espaços adequados – todos os espaços e tiles serão utilizados aqui, não restando nenhum para guardar na caixa.
Embaralhe as áreas de parque sem entrada (as áreas que poderão ser compradas durante o jogo) e as coloque em duas pilhas de seis, deixando apenas a área do topo de cada pilha visível.
Coloque ainda as estátuas de ursos próximas ao tabuleiro. As estátuas possuem pontuação de 1-16 e devem ser utilizadas conforme o número de jogadores, ficando:
2 jogadores | 3 jogadores | 4 jogadores | |
Estátuas de Ursos | 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16 | 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 | Todas |
Cada jogador deve pegar uma área de parque com entrada, de forma aleatória, deixando-a alinhada com seu ponto de vista. Existem quatro tiles de entrada, cada uma estampada com uma nacionalidade diferente (frente e verso), mas essas nacionalidades não tem efeito no mapa, apesar de cada uma das quatro tiles possuírem design diferente.
Por fim, os jogadores precisam pegar uma peça inicial. O primeiro jogador pega uma peça de toalete, o segundo um parquinho, o terceiro pega outro parquinho e o quarto jogador inicia com um food truck. Em uma partida para três jogadores o terceiro irá pegar um food truck ao invés de um parquinho.
As rodadas
O jogador inicial será aquele que mais recentemente visitou um parque de animais, ou, determine da forma que achar melhor.
Cada jogador irá realizar uma ação em seu turno que consiste em: a) Colocar Uma Peça; b) Avaliar os Ícones e c) Colocar uma Estátua de Urso.
A – Colocar uma peça
O jogador da vez poderá colocar um tile da sua coleção (ou seu tile inicial) na sua área de parque. A peça pode ser girada e/ou rodada da forma que o jogador quiser. Você só pode colocar um tile por vez, mesmo que você tenha mais de um na sua coleção. A colocação dos tiles deve seguir algumas regras:
– O tile deve caber dentro do espaço da área do parque, não podendo ficar para fora. O tile pode ocupar mais de uma área de parque, mas nunca fora de uma área de parque.
– Um tile não pode sobrepor outro já colocado.
– O tile não pode cobrir o espaço de escavação (espaço cercado com fitas), pois ali será colocada futuramente a estátua de urso.
– O primeiro tile possui colocação livre, em qualquer espaço da área inicial. Entretanto, as demais peças que você for colocar, devem estar ortogonalmente adjacentes umas às outras. Ou seja, devem estar ligadas na horizontal ou na vertical, nunca na diagonal, com uma peça já colocada.
B – Avaliar os ícones
Uma das estratégias e dificuldades de Bärenpark é gerenciar sua coleção de peças. Cada vez que colocar uma peça sobre um ícone, vocè poderá comprar aquela quantidade de peças, de acordo com cada um dos ícones.
Alternativamente, se você cobrir um ícone de peça mais à direita do tabuleiro, mas não quiser coletar um daqueles tiles (ou não puder mais) você poderá comprar um tile do espaço anterior à esquerda. Nesses caso, o mínimo é a área verde e o máximo é a escavadeira.
– Carrinho de mão: pegue uma área verde a sua escolha (toalete, parquinho, food truck ou rio) do tabuleiro de suprimento e coloque na sua coleção.
– Caminhão betoneira: pegue uma casa de animal do topo da pilha, ficando a sua escolha (urso polar, urso gobi, coalas ou pandas). Cada tile deste possuirá uma pontuação, indicando quanto aquela peça vale.
– Escavadeira: pegue um cercado à sua escolha do tabuleiro de suprimentos e coloque em seu estoque. Estes tiles também possuem pontuações (e lembre-se que existe apenas um de cada tipo).
– Equipe de construção: quando você cobrir esse ícone, irá pegar uma nova área de parque de uma das duas pilhas. Você deverá colocar imediatamente essa área de parque nova. Ela não poderá ficar abaixo da entrada, deve estar ortogonalmente à outra área de parque e todos os ícones devem estar na orientação do seu ponto de vista. Cada jogador só poderá ter no máximo quatro áreas de parque, incluindo a inicial.
Cobrindo peças
Assim, quando você adquire um novo tile, ele irá para a sua reserva e poderá ser utilizado na próxima rodada. A não ser a nova área de parque que será colocada imediatamente após a compra. Você pode encobrir quantos ícones quiser com sua peça e, assim, comprar de uma única vez tudo que for possível.
Não existe limite para o seu estoque de peças. Aqui já se estabelece boa parte da estratégia do jogo, pois, encobrir nenhum ícone significa não comprar nada e possivelmente, não ter nada para jogar na rodada seguinte. É necessário também, ter estratégia na hora da compra (e velocidade) para pontuar o máximo possível.
Passar a vez
Quando em seu turno você não conseguir colocar nenhuma peça do seu estoque ou, não tem nenhuma peça para colocar, você deverá passar. Assim que passar, pegue uma área verde à sua escolha do tabuleiro de suprimentos e coloque em seu estoque. Seu turno se encerrará aqui e essa peça só poderá ser colocada no seu próximo turno. O jogador que possui uma peça que pode ser colocada não poderá passar sua vez.
C – Colocar uma Estátua de Urso
Ao completar uma área de parque (mesmo que já tenha comprado outras), tendo como único espaço vazio a escavação, o jogador irá pegar uma das estátuas de urso disponíveis e colocar nesse espaço. As estátuas ficam dispostas na ordem decrescente com as pontuações explicadas anteriormente. Assim, quem completar primeiro as áreas de seu parque, irá pegar as estátuas de urso com maior pontuação.
Final do jogo
Quando um jogador completar todas as suas quatro áreas de parque, cada outro jogador terá mais um turno para tentar pontuar. Depois disso, o jogo se encerrará e o vencedor será determinado pela soma de todos os valores contidos em seu parque (tiles e estátuas de ursos) e Conquistas (caso utilize essa variante).
Em caso de empate, os jogadores somam os valores das peças que sobraram em seus estoques (aquelas que não foram colocadas) e quem obtiver o maior valor será o vencedor. Se persistir o empate, o jogo considera múltiplos vencedores.
Variantes de Jogo
Bärenpark possibilita aos jogadores utilizarem duas variantes bastante interessantes. Uma denominada conquista e a outra denominada escavação para jogadores experientes.
Conquistas
Nessa variante os jogadores irão adicionar os tiles de conquistas, que nada mais são do que objetivos a serem conquistados pelos jogadores.
Existem dez tipos de conquistas (cada uma com três pontuações diferentes) e os jogadores irão escolher três delas no começo do jogo (aleatoriamente ou em acordo). Essas três conquistas serão separadas em pilhas de cada tipo, ficando em ordem decrescente (o maior valor no topo das pilhas).
Assim, escolhida essa variante o jogador que completar uma dessas conquistas primeiro irá pegar a de maior valor. Cada jogador só pode pegar uma conquista de cada tipo, mesmo que consiga completar novamente a mesma conquista. Essa pontuação será acrescida na soma final.
Escavação para jogadores experientes
Nessa outra variante, no último turno de cada jogador, você poderá ignorar os espaços de escavação (estátuas de urso) e cobri-los normalmente. Você não irá ganhar uma estatueta se fechar a área, mas poderá compensar caso tenha uma peça com pontuação interessante.
Considerações finais
Não julgue esse jogo por seu visual encantador e fofinho. Bärenpark é um jogo extremamente estratégico e que dará crises de ansiedade em uma corrida por pontos.
Bärenpark não é um simples tile placement, não se limita a apresentar as peças e os diagramas de encaixe. Ele faz isso colocando pressão extra, pois, os tiles possuem pontuação decrescente e quem pegar primeiro vai pontuar melhor. As estátuas de ursos e as conquistas seguem o mesmo padrão: o primeiro que pegar se dará melhor nos pontos.
Assim, existem várias formas de pontuar mais do que seus adversários. Em todas elas é preciso prestar atenção no jogo alheio, ver quais caminhos estão sendo tomados e tentar evitar com que seus oponentes cheguem lá. A arte complementa toda essa sensação, deixando o jogo temático, mas ao mesmo tempo fluido e dinâmico.
Incluindo a variante com conquistas (objetivos), cada partida se torna bastante diferente, dinâmica e também aumenta a rejogabilidade do jogo. O designer de Bärenpark já é conhecido por outros jogos famosos (exemplos de Sushi Go e Imhotep), mas, acertou a mão em cheio com esse jogo. Um jogo que irá agradar novatos no hobby, mas irá agradar também ao jogador mais tarimbado, que busca um jogo diferente em sua coleção.
Jogue de forma leve e despreocupada com sua/seu esposa/o e fique satisfeito. Ou, coloque o outro jogador pra correr atrás e faça uma corrida frenética pelos maiores pontos. Só não esqueça de prender bem os ursos para que não escapem pela cidade!
O que gostei em Bärenpark
- Arte bonita e atrativa;
- Dinâmica diferente e desafiadora;
- Jogo rápido;
- Possui rejogabilidade interessante;
- Funciona bem com dois ou mais jogadores;
- Apesar de simples o jogo possui alta carga de estratégia;
- Corrida por pontuações maiores.
O que não gostei em Bärenpark
- A corrida por pontos pode ser uma dificuldade para jogadores iniciantes;
- Ausência de uma maior variedade de áreas iniciais.
Indicado para
Fãs de jogos estratégicos, tile placement e jogos para família. Recomendado para novatos e heavy gamers que não se importem com um jogo mais leve e casual.