Reviews Barony

Publicado em maio 8th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Barony: controle de território raiz!

Review – Barony: controle de território raiz! Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Componentes
Rejogabilidade

Summary:

4.5


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Você é um dos barões a disputar o título de duque de um reino distante e ser coroado rei. Para isso, será preciso conquistar territórios, construir e proteger vilas, fortalezas e cidades. Seja o nobre com mais pontos de vitória e vença em Barony.

Ficha Tecnica Barony

Componentes

Quem tem jogos produzidos pela Matagot sabe o que é qualidade na produção. O que podemos falar de Cyclades, Kemet, Takenoko entre outros? Sempre com um padrão de qualidade altíssimo, são pérolas na coleção de todos que possuem. Peças em madeira, cartonados de qualidade e fichas bem feitas. A arte é outro show a parte. É o tipo de tabuleiro que você monta e fica admirando por um bom tempo. A caixa tem até hot stamp dourado na logo do jogo. Muito bonito!

O que vem na caixa: 36 fichas de território, 1 tabuleiro de pontuação, 80 fichas de recursos,  1 ficha de jogador inicial e peças de cada jogador. São elas 7 cavaleiros, 5 cidades, 2 fortalezas, 14 vilas, 1 marcador de pontos para cada um e 1 ficha de referência do jogador.

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Produção caprichada da Matagot

O jogo

Barony tem como mecânica principal o controle de área. Os jogadores são barões tentando aumentar os seus títulos, conquistando territórios, saqueando inimigos e retirando recursos. Quem conseguir a maior pontuação ganha o jogo e é coroado rei de todo aquele reino. Um jogo simples em suas ações básicas, mas complexo em sua estratégia.

Apesar de ter uma tentativa de tema, ele é um abstrato de categoria. Não se assuste se daqui alguns anos as pessoas ainda estiverem jogando Barony. É controle de território raiz!

Preparação do jogo

Cada jogador escolhe uma cor e pega os componentes. O tabuleiro de pontuação é colocado próximo da mesa. Em seguida, é montado o tabuleiro principal, pegando nove peças por jogador e encaixando-as de forma aleatória. A começar pelo primeiro jogador, todos colocam uma cidade e um cavaleiro em uma área do tabuleiro (evitando colocar em florestas, lagos e ao lado de outra cidade). Quando chegar a vez do último jogador, ele já coloca as suas três cidades. Em sentido anti-horário, os outros jogadores vão colocando duas cidades e duas tropas.

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Pronto para ser rei?

O turno do jogador

Em sua vez, o jogador vai poder fazer uma e apenas uma das seguintes ações: a) Recrutamento, b) Movimento, c) Construção, d) Nova Cidade, e) Expedição e f) Título de Nobreza.

a) Recrutamento

Escolha uma cidade e coloque nela 2 cavaleiros da reserva. Se for uma área ao lado de um lago, são colocados 3. Se não houverem mais cavaleiros, disponíveis, não é possível realizar essa ação.

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Recrutando em uma cidade ao lado do lago, entram 3 cavaleiros

b) Movimento

Mova 1 ou 2 cavaleiros um espaço. Não é possível mover o mesmo duas vezes. São movimentos independentes, não é necessário os dois estarem no mesmo lugar. Um cavaleiro não passa por lagos, cidades e fortalezas de oponentes, espaços contendo duas unidades de um mesmo oponente e nem uma montanha com um cavaleiro ou vila de um oponente.

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Cada movimento dos cavaleiros é independente

Peões de vários jogadores podem ficar no mesmo espaço, desde que nenhum possuam um segundo. O jogador que colocar um segundo peão nesse espaço, destrói os outros peões. Ao entrar com dois peões em um espaço com apenas uma unidade inimiga, aquela unidade é destruída. Se for uma vila, ele escolhe uma ficha de recurso do oponente derrotado, se ele não tiver fichas, nada acontece. Peças adversárias voltam para a mão do jogador.

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c) Construção

Troque um cavaleiro ou quantos você quiser por uma vila ou fortaleza. Ao realizar a construção, pegue do estoque a respectiva ficha de recurso. Não é permitido construir em um lugar que já houver uma construção ou se houver um cavaleiro de um oponente no espaço. A quantidade é limitada, quando acabar a construção, não é mais possível contruir esse tipo.

As 4 fichas de recursos possuem valores de pontos diferentes. O dourado serve para ser trocado na ação Título de Nobreza e o prateado serve como pontuação no final do jogo.

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Troque um cavaleiro por uma vila e ganhe uma ficha de recurso

d) Nova Cidade

Troque uma vila por uma cidade. Não é permitido construir uma cidade em espaço de floresta, em um espaço adjacente a uma outra cidade e em espaços que ajam unidades inimigas. Ao construir uma nova cidade, o jogador ganha dez pontos no tabuleiro, descendo o marcador na linha de baixo.

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Com a nova cidade, seus inimigos não poderão passar por aquele espaço

e) Expedição

Pegue dois cavaleiros da reserva, tire um deles do jogo (não volta mais para o jogador nessa partida) e coloque o outro em um espaço da borda do tabuleiro vazio. Não é permitido colocar em espaço de lago.

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Descarte um cavaleiro e coloque o outro na borda

F) Título de Nobreza

Descarte 15 pontos ou mais em fichas de recursos, para subir o seu título de nobreza, movendo o seu marcador para a direita. Só é permitido aumentar um título por vez.

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Troque 15 pontos por um novo título, movendo o marcador para a direita

Final de jogo e pontuação

Barony termina quando um dos jogadores se torna Duque, alcançando a pontuação da última coluna do tabuleiro com valores de de 60, 70 e 80. Termine a rodada e adicione os pontos de recursos, utilizando os números prateados. O jogador com mais pontos, se torna rei e o vencedor do jogo. Se empatar, quem estiver mais próximo do jogador inicial, na ordem de turno, vence.

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O jogador azul fez 83 pontos, o amarelo 75 e o vermelho 70

Considerações

Que jogo classudo! Barony entrou na lista de melhores jogos de controle de área. Simples, divertido e altamente estratégico. Jogar ele é fácil. Agora, ganhar e conseguir montar uma estratégia interessante, vai levar algumas partidas.

Como abstrato, vai lembrar um pouco uma pegada no estilo xadrez, a diferença é que como cada partida vai ter um mapa e localização dos jogadores diferentes, você vai ter que adaptar a sua estratégia.

Nele cabem estratégias desde as mais agressivas, do tipo, ir pra cima de todo mundo e ir tomando as fichas ou as mais pacifistas. Você vai poder ficar no seu canto, tentando pegar fichas e fechar os pontos. Mas, ainda assim, prefiro uma linha híbrida, com você tentando conquistar fichas e estar ligado para saquear os amiguinhos mais distraídos.

É preciso analisar muito o lugar onde você vai construir suas cidades, para facilitar locomoção dos cavaleiros e proteger áreas. Tente fechar regiões, utilizando as montanhas, cidades e fortalezas para garantir que seus oponentes nem cheguem perto. Mas, acima de tudo, fique ligado nos movimentos dos adversários e tente antecipá-los para não sofrer invasões.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a forma de pontuação. Só pontuar por cidade e a cada 15 pontos pode deixar alguns jogadores frustrados. Talvez se houvesse uma forma de pontuar a cada conquista de território e vencer batalhas. De qualquer forma, é um jogo muito divertido e interessante!

O que gostei em Barony

  • Simplicidade de regras;
  • Arte e componentes;
  • Profundidade estratégica;
  • Controle de área direto e puro;
  • Ótimo balanceamento e rejogabilidade.

O que não gostei em Barony

  • A pontuação do jogo.

Indicado para

Fãs de jogos de controle de área, abstratos e estratégicos. Admiradores de jogos rápidos, simples e divertidos.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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