Publicado em agosto 1st, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – BattleCon: Destino de Indines
Summary:
3.8
Prepare-se para lutas épicas, utilizando a combinação ideal de seu lutador realizando combos e golpes complexos. Não, isso não vai ser no videogame. Estou falando de BattleCon: Destino de Indines, jogo de luta que a Fire On Board Jogos acabou de lançar no Brasil. É um jogo divertido que emula muito bem as lutas de videogame no melhor estilo Street Fighter. Essa é a terceira versão da franquia BattleCon, sendo que as duas anteriores não foram lançadas no Brasil. Na caixa você terá dez personagens diferentes disponíveis para jogar, sendo que cada um vem com seu pacote de cartas e outros itens próprios.
Componentes
A produção deste jogo está com qualidade acima da média. As cartas tem um acabamento muito bom, com uma camada de verniz e os marcadores vem numa gramatura grossa. O tabuleiro está ok, não está fora do comum e você pode estranhar o canto quadrado das cartas, que segundo a Fire On Board Jogos isso foi feito para não ter problema com o verniz das cartas. Destaque para o insert e o interior da caixa com bonitas estampas da arte do jogo, detalhes exclusivos da versão brasileira.
O que vem na caixa:
11 Cartas de Cada Lutador (1 em branco);
11 Cartas de Referência (1 em branco);
55 Cartas de Estilos (5 em branco);
11 Cartas de Bases Exclusivas (1 em branco);
11 Cartas de Golpes Finalizadores (1 em branco);
28 Cartas de Base Genéricas (4 de cada uma);
04 Cartas de Especial;
04 Cartas de Golpe Finalizador;
03 Cartas de Forma (Iri);
04 Cartas de Movimento Singular (Jager);
03 Cartas de Lapso Temporal (Welsie);
07 Cartas de Espaço (Tabuleiro Portátil);
01 Tabuleiro de Evolução (Thessala);
15 Fichas de Rastro Evolucionário (Thessala);
01 Tabuleiro de Jogo;
10 Display dos Lutadores;
08 Fichas Circulares (Geada Gélida; Anulação de Magia);
10 Contadores Pentagonais (Eco; Poder de Fogo);
02 Marcadores Quadriculares (Sombra; Projeção);
02 Suportes de Plástico;
02 Cartões Lembretes de Medidor de Especial;
01 Manual;
01 Guia de Lutadores e Modos de Jogo;
10 Envelopes de Lutadores;
02 Discos de Vida (desmontados);
03 Cartelas de Fichas para destacar.
Preparação
Cada jogador escolhe um personagem e pega o conjunto de cartas e marcadores correspondentes a ele. O conjunto de cartas de jogador são 5 estilos, 1 base própria e 1 golpe finalizador, além da carta de personagem onde estão indicadas as habilidades únicas de cada personagem, e uma carta de referência. Os personagens possuem marcadores próprios para utilizar em sua habilidade única. Todos os componentes estão marcados no envelope do personagem.
Também serão distribuídas 6 cartas de base padrão para os jogadores: Impacto, Evasão, Ímpeto, Agarrão, Disparo e Golpe. Cada um ainda recebe uma carta de especial e de contra-ataque para utilizar durante o jogo.
Coloque os stands dos personagens nos espaços indicados por uma esfera colorida, separe dois conjuntos de cartas estilo + base e coloque nos locais indicados do tabuleiro. Essas cartas voltarão para a sua mão nas próximas rodadas na fase da reciclagem. Troque a sua carta de referência com o seu oponente e escolha cada um, qual dos lados da carta de golpe finalizador será utilizado. Pronto! Está tudo pronto para começar.
Objetivo de jogo
O seu objetivo em BattleCon, como em todo jogo de luta será derrotar o oponente, vencendo o melhor de 3 rounds, que no jogo chamamos de duelos. Para ganhar um duelo você terá que reduzir os pontos de vida do oponente a zero, ou depois de 15 investidas (tempo máximo de um duelo) ser o jogador com maior quantidade de pontos de vida. Utilize algo para marcar a sequência de investidas, pode ser um papel, um dado, ou um contador qualquer.
Em toda investida, os jogadores vão utilizar duas cartas, uma de base (fundo azul) e uma de estilo (fundo vermelho). Antes de entender como funcionam as investidas, vamos entender as cartas do jogo e o que elas fazem.
As cartas
Cada jogador vai utilizar alguns tipos de carta: as bases, os estilos, o golpe finalizador, a de contra ataque e a de especial.
Cartas de Base e Estilo: elas trabalham em conjunto e vão formar o golpe de cada jogador. Elas possuem 3 características: Alcance, Poder e Prioridade, sendo que a Base é o valor inicial e o Estilo é somado (ou em alguns casos subtraído) ao valor da base. Alcance é a quantidade mínima e máxima de espaços de distância que um golpe vai alcançar. Poder é a quantidade de danos que aquele golpe vai dar, já a Prioridade serve para definir quem vai ser o jogador ativo (quem possuir o maior número de prioridade) e o reativo, como se fosse a velocidade do golpe. Algumas cartas possuem também alguns efeitos de ativação que acontecem de acordo com as fases da investida, mas vamos falar mais sobre isso abaixo.
Golpe Finalizador: são golpes poderosos, únicos para cada jogador e que normalmente precisam de condições especiais para serem realizados, indicados na carta. Eles podem ser ativados de 3 formas: quando você possuir 7 pontos de vida ou menos você ativa ele na antecipação (não podem mais haver antecipações depois disso), descarta suas cartas de golpe e inicia a investida normalmente; as outras duas formas são com as cartas de contra-ataque e especial. Sempre que você usar um Golpe Finalizador, a carta é descartada e você não poderá utilizá-la no jogo.
Contra-ataque: você combina ela com algumas bases e pode realizar 3 tipos de ação: golpe finalizador (usando as bases Golpe, Ímpeto ou base exclusiva) tendo 7 pontos de vida ou menos e ativando o golpe finalizador; Cancelar (Agarrão, Disparo ou se tentar um Golpe Finalizador e não conseguir realizar) faz com que o jogador coloque suas cartas na pilha de descarte 1 sem reciclagem, e Pulso (com as cartas Impacto ou Evasão) em que você pode modificar as posições dos personagens no tabuleiro como quiser. Se realizar qualquer uma das 3 ações, a carta sai do jogo.
Especial: pode ser usada para ativar o Golpe Finalizador quando o seu poder for maior ou igual ao seus pontos de vida, ou para mudar o lado escolhido para ser utilizado durante o jogo. Depois de utilizada, ela sai do jogo.
Alguns personagens possuem cartas específicas que são explicadas nas cartas do personagem em sua habilidade única.
Sequência da investida
Cada investida é dividia nas seguintes fases:
1- Selecionar o ataque: os jogadores escolhem entre as cartas da mão, uma base (de fundo azul) e um estilo (de fundo vermelho), colocando-as viradas para baixo na mesa.
2- Antecipação: os jogadores utilizam habilidades únicas de antecipação, como fichas, marcadores e contadores, além de poder utilizar o especial para a sobrecarga (gasta 2 de poder pode fazer uma das seguintes coisas:+2 Prioridade, +1 Poder Potência no primeiro ataque, 2 de Guarda de Atordoamentoou 1 de Absorção). Os jogadores vão intercalando a antecipação, a partir do jogador reativo da última rodada, até que os dois passem e vá para a próxima fase.
3- Revelar: primeiramente acontecem todos os efeitos “Ao Revelar”, em seguida são contadas as prioridades e definidos o jogador ativo e o reativo.
4- Ataque do Jogador ativo: o jogador ativo realiza seus ataques, começando com os efeitos “Antes da Ativação”, verifica se o adversário está dentro do alcance, se estiver ele acerta o golpe e realiza os efeitos “Ao Acertar”. O jogador recebe os danos igual ao poder do que ativou, descontando qualquer “Absorção”. Se qualquer dano foi causado, os efeitos “Ao Causar Dano” são realizados. Se o dano sofrido for maior que a Guarda de Atordoamento do personagem, ele fica atordoado. Neste caso ele não consegue contra-atacar nesta investida. Caso sua guarda de atordoamento seja maior, ele poderá realizar uma ativação. Mas, antes disso, o jogador ativo realiza todos os efeitos “Depois da Ativação”. Em seguida, se o jogador reativo não estiver atordoado, ele faz sua ativação, seguindo os mesmos passos do jogador ativo.
5- Reciclagem: os efeitos “Ao Final da Investida” são realizados, mesmo por personagens atordoados, começando pelo jogador ativo. Depois disso os jogadores vão pegar as cartas do monte de reciclagem mais na ponta, coloca as cartas do monte 1, no lugar deles e as utilizadas nessa investida vão para o primeiro monte. Reduza a contagem de investidas em 1 e comece a próxima investida. Caso chegue a zero, quem possuir mais pontos de vida vence o duelo.
Final de jogo
O jogo acaba quando um dos jogadores vende o segundo duelo. Os duelos acabam quando um dos jogadores perde todos os seus pontos de vida, ou após 15 investidas.
Considerações
BattleCon não é um jogo para todos. Ele é muito específico e temático, apesar de possuir uma mecânica simples, em sua estratégia e forma de jogar, acaba gerando um encadeamento de efeitos e ações que podem não agradar a algumas pessoas. Ele é extremamente temático e te remete a mecânicas de jogos de luta, forçando você a estudar os personagens e seus combos para poder fazer uma batalha bem planejada. É o tipo de jogo que você vai escolher um personagem e se aprimorar com ele, realizando os golpes com precisão e planejamento.
A reciclagem com descartes em duas etapas, te dá a oportunidade de explorar melhor diferentes golpes, planejando suas ações futuras, sabendo que cada golpe que você dá, precisa de duas investidas para poder “recarregá-lo”.
Ao jogar eu me senti nos anos 90, quando haviam os fliperamas e não havia muita informação sobre os golpes e combos, a diferença que o jogo vem com um livro falando sobre os personagens e seus poderes e habilidades, o que pode facilitar o seu estudo. Se você focar em um personagem, tentando aplicar as melhores combinações no personagem de seu oponente, você conseguirá ir muito bem no jogo e vai ter controle sobre suas ações. Caso o contrário, você estará a mercê da sua própria sorte.
Prós
- Mecânica combina tem com a temática;
- Componentes de qualidade acima da média;
- Alta rejogabilidade;
- Altamente estratégico e com boa rejogabilidade.
Contras
- Cantos das cartas quadrados;
- Exige um pouco de tempo para aprender a jogar.
Indicado para: quem gosta de jogos de luta, jogos altamente estratégicos e que não gostam de depender da sorte para jogar.