Publicado em julho 18th, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Boi Bebum: beba meu boi!
Summary:
3.3
Prove que você é quem entende de cerveja e mostre-se o melhor Mestre Cervejeiro da turma. Abra seu pub e atraia a clientela de bois mais exigente do universo dos card games.
Componentes
O jogo tem uma arte bem bonita e uma acabamento bem trabalhado. Os nomes dos bois podem render boas risadas e são bem criativos, cada um fazendo alusão ao tipo de bebida que ele gosta. As cores de fundo das cartas podem confundir o tipo de bebida que o boi gosta, por isso é melhor olhar para a cerveja que tem a na carta, não a cor. A caixa é bonita, mas é muito pequena, ou seja, colocar sleeves e guardar na caixa, nem pensar.
13 Carta de Mestre Cervejeiro;
05 Cartas de ajuda;
24 Cartas de Boi;
80 Cartas de cervejas;
01 Folheto de regras.
Objetivo do jogo
Em Boi Bebum cada jogador é um dono de pub que tem como objetivo produzir cervejas e servir aos seus clientes um tanto quanto excêntricos: bois. E eles ainda tem gostos específicos, bebendo só um tipo de cerveja. Para isso, você terá que conquistar o cliente num leilão de cervejas e depois servir os seus bois com apenas uma carta de cada tipo. Ou seja, você pode perder muitas cervejas em cada rodada. As cartas de bois possuem a pontuação de acordo com a quantidade servida para eles, quem conseguir a maior pontuação no final do jogo é o grande vencedor.
O jogo acontece em 7 rodadas com leilões de bois, e uma rodada de “saideira” em que você pode servir os seus bois com as cervejas que restarem em sua adega.
Preparação do jogo
Separe as cartas de bois e as de cerveja, embaralhe-as separadamente e forme dois montes de compras; Em um jogo para 3 a 4 jogadores deverão ser reveladas duas cartas de boi, quando jogarem 5 jogadores, revele 3.
Distribua 6 cartas de cerveja para cada jogador. O jogador mais velho recebe a carta de Mestre Cervejeiro e deverá iniciar o leilão da primeira rodada.
O jogo
Cada um dos jogadores irá escolher 2 das 6 cartas da sua mão e repassar para o jogador à esquerda as restantes (o famoso draft), que farão a mesma coisa até que restem apenas 2 cartas que deverão ser descartadas. Vale lembrar que nessa fase do jogo você deverá escolher as cervejas que mais lhe serão interessantes, podendo ser utilizadas apenas para ganhar o leilão, ou para servir os bois que você já tem e melhorar sua pontuação.
As cartas baixadas deverão ser colocadas na ordem e não podem ser mudadas, sendo que as cinco primeiras devem ser viradas para baixo, elas formam a sua adega. A partir das sexta carta, elas ficam abertas e você terá que servi-las nesta rodada, senão elas estragam.
As cartas só serão retiradas para servir como lance no leilão. Elas tem números de 1 a 5 que demonstram o número de cervejas que estão sendo servidas ao boi.
Cada boi só toma um tipo de cerveja e uma quantidade máxima “x”, informada na sua carta, que dará uma pontuação máxima. Depois disso não vale a pena servir mais cervejas a ele, pois você não irá pontuar.
Vamos separar uma rodada por fases para melhor compreensão:
Fase 1: Revele os bois da rodada, distribua as 6 cartas de cerveja por jogador. Cada um vai escolher 2 para baixar e passar as 4 que sobrarem para o próximo jogador. Repita o processo e descarte as duas últimas.
Fase 2: Aqui os jogadores irão revelar as cartas de cerveja que irão disputar o leilão. Ganha quem der o maior lance de um único tipo de cerveja, que não necessariamente tem que ser o do tipo dos bois do leilão. Antes de revelar a última carta da sua adega, você pode olhá-la para decidir se coloca ela no lance ou não. As cartas do lance será a quantidade de cervejas que você vai preparar nesta rodada e vai poder servir uma de cada para os bois que você já possuir, mesmo que essas cartas não tenham ganhado o leilão.
Por exemplo: os bois que estão na vez são o Zeca Pilsen e o Canabrava Red. O jogador “A” vira 3 cartas de cerveja Pilsen com soma 7, enquanto o jogador “B” revela 2 cartas de cerveja Pilsen com soma 3 e o jogador “C” revela 3 cartas de cerveja Lager com soma 5.
O jogador “A” ganha o leilão, pois possui a maior soma de cartas de um único tipo de cerveja e pode escolher qual boi ele vai querer. O jogador “C” ficou em segundo pois fez a segunda maior quantidade de cerveja e vai ficar com o boi que sobrar. Em caso de empate, leva quem fez o tipo de cerveja mais forte, que segue a seguinte ordem da mais forte para a menos forte: Stout, Ale, Lager e Pilsen.
Fase 3: O vencedor escolhe o boi Zeca Pilsen e o segundo escolhe o Canabrava Red. Nesse momento cada jogador pode servir uma de suas cartas de cerveja de um tipo, para cada boi, colocando ela embaixo da carta de boi, lembrando de deixar o número a vista para saber se aquele boi já não “bebeu demais”.
Como é o início do jogo, o jogador “A” serve uma carta cerveja Pilsen de valor 5 para o Zeca e o jogador “C” vai servir uma carta de lager de valor 3 para o Canabrava. O jogador “B” não possui bois, mas se tivesse, poderia servir uma das cartas de cada tipo que ele preparou para cada boi. As cartas que restarem vão para o descarte. O jogador que ganhou o leilão recebe a carta de Mestre Cervejeiro e começa uma nova rodada.
Fim da partida e vencendo o jogo
Depois da sétima rodada, o Mestre Cervejeiro vai anunciar a rodada bônus de final de jogo. Os jogadores poderão servir seus bois com as cervejas que possuem na adega, como no resto do jogo: uma cerveja de cada tipo, para cada boi.
Para finalizar, são contabilizados os pontos que cada jogador fez, de acordo com as cervejas servidas e a pontuação indicada nas cartas dos bois. O jogador que alcançou a maior pontuação vence. Em caso de empate, ganha quem serviu a maior quantidade de cartas de cerveja, no caso de outro empate, ganha quem serviu mais copos.
No exemplo abaixo, o jogador usou dois bois juntos utilizando a regra boi com boi, para dobrar os pontos de dois tipos de bois. Ele conseguiu marcar 4 pontos com o Canabrava Red, 6 pontos com o Zeca Pilsen (pois dobrou a pontuação da carta de 3 pontos), 8 pontos com o Qualhada Ale (dobrando os pontos) e mais 1 ponto com o outro Qualhada Ale, somando 19 pontos no final.
Considerações Finais
Boi Bebum é um muito divertido e com uma temática interessante, que pode chamar a atenção daqueles que nunca jogaram nada mas curtem a temática de uma boa cerveja sendo servida, mesmo que você a mecânica não deixe os jogadores da mesa bêbados.
É um ótimo jogo pra um esquenta antes de jogos mais pesados, além de ter um tom imersivo que nos faz sentirmos como verdadeiros mestres cervejeiros. O manual é um pouco confuso, o que pode dar um pouco de trabalho para jogar direito, ou explicar para o pessoal. Por isso estamos aqui! =D
Prós:
- Setup rápido e fácil;
- Temática interessante;
- Mecânica simples;
- Quanto mais gente, mais divertido;
- Pessoas com daltonismo podem jogar sem prejuízo algum;
Contras:
- Manual confuso;
- Caixa não comporta sleeves;
- Cores das cartas dos bois podem atrapalhar.
Recomendado para: novos jogadores, quem curte jogos divertidos, fãs de cerveja e de bois, para quem procura uma opção para jogos de carta mais dinâmicos e rápidos.