Reviews

Publicado em março 14th, 2016 | por Thiago H. Ferri

Review – Boss Monster: seja o mais temido chefão!

Review – Boss Monster: seja o mais temido chefão! Thiago H. Ferri
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

3.2


Construa sua masmorra e atraia heróis através de seus formidáveis tesouros, então os derrote e toma suas almas. Boss Monster é um pequeno jogo com muita diversão, arte em Pixel Art e uma curva de aprendizado muito rápida. Você logo vai ser o maior chefe das masmorras, ou vai tentar pelo menos, pois o jogo é para 2 a 4 jogadores, então sempre vai haver um outro chefe para te desafiar.

Componentes
Com uma pequena caixinha, ele é composto somente de cartas, muitas cartas. A arte é um show a parte, tudo muito temático e bonito. A qualidade das cartas são ótimas, mas como você vai utilizar muito, é interessante colocar sleeves. Os componentes da primeira edição são basicamente isso: cartas! A segunda edição traz um tabuleiro para os jogadores, e a terceira um insert plástico para melhor acomodar o conteúdo.
8 cartas de chefe;

75 cartas de salas;

31 cartas de feitiços;

25 cartas de heróis;

16 cartas de heróis épicos.

 

Preparação do jogo

Para preparar o início do jogo, primeiramente você deve remover cartas conforme o numero de jogadores.

Para 3 jogadores, remova as que aparecem 4 bonequinhos. Para 2 jogadores, remova as que aparecem 3 e 4 bonequinhos.

Agora embaralhe cada um dos decks de cartas. Cada jogador pega uma carta de chefe, 5 cartas de salas e 2 cartas de feitiços, e descarta 2 cartas a sua escolha.

Coloque sua carta de chefe a sua direita e ao seu lado 1 de sala comum virada para baixo, do lado esquerdo do chefe.

Assim que todos os jogadores estiverem prontos, revelam essa sala. Pronto! É hora de mostrar quem é o melhor chefe.

Setup inicial para 2 jogadores

Objetivo e fases do jogo

Seja o mais forte de todos os chefes, derrotando os mais poderosos heróis! Basicamente é isso: o chefe que coletar 10 almas primeiro ganha. Cada herói concede uma alma, heróis épicos concedem duas. Mas se você sofrer 5 pontos de ferimento é derrotado, sua masmorra saqueada e você esta eliminado.

Boss Monster é dividido em rodadas, cada rodada é composta por 5 fases.

– Início do Turno;

– Construção;

– Isca;

– Aventura;

– Fim do Turno.

Início do Turno:na fase de início, novos heróis são revelados conforme o numero de jogadores (primeiro os comuns e quando não houver mais desses, entram os heróis épicos). Então cada jogador compra uma carta de sala.

Heróis épicos e normais

 

Sala de masmorra à esquerda do chefe

Construção: durante a fase de construção, cada jogador escolhe uma carta de sala virada, à esquerda de alguma sala, ou sobre uma outra carta de sala, e caso seja uma sala avançada sobre outra sala que tenham os mesmos símbolos de tesouros. Depois de todos colocarem suas cartas de sala, todos os jogadores revelam suas cartas juntos.

Sua masmorra só pode ter 5 cartas de sala, a primeira vez que atingir 5 cartas, a habilidade de Level Up! do chefe é ativada.

Isca: aqui você vai atrair os heróis para a entrada de sua masmorra. Cada herói tem em sua carta um símbolo, que representa o tesouro que ele procura. Ele vai para a masmorra que mais tem desse tipo de tesouro. Mas cuidado! Você pode levar um herói que não pode enfrentar para sua masmorra e levar dano.

Ao canto direito superior, o tipo de tesouro que o herói procura

Aventura: é hora da aventura! Nessa fase os heróis que estiverem na entrada das masmorras vão passar por elas, sala a sala, um herói por vez. Se sua dungeon for capaz de derrotar o herói antes dele chegar até você, a alma dele é sua. Se ele passar, você recebe um ponto de ferimento. Se você receber 5 pontos de ferimento, morre e perde o jogo!

Fim do turno: na última fase da rodada, são conferidas as almas e ferimentos de cada chefe.

Cartas de Feitiços

Mas nem tudo são flores em Boss Monster. Não ache que vai construir sua masmorra feliz e tranquilamente. Durante as fases de Construção e Aventura, você e outros chefes podem usar cartas de feitiços, podendo fortalecer masmorras ou destruí-las.

 

Alguns feitiços que podem ser usados durante o jogo

 

Considerações Finais

Boss Monster é um joguinho rápido, divertido e fácil de aprender, um filler bem interessante para começar jogatina e entrar no clima. O grande barato é você se sentir o Grande Chefe Final e deve atrair os heróis para derrotar, “mas só os que pode derrotar”. A arte é bem legal toda em Pixel Art, para os mais saudosistas isso é incrível, com várias referências a personagens da cultura geek. É um jogo que te leva para o lado inverso do mundo de fantasia: ao invés de você ser o herói, você é o monstro que mata os heróis. Essa é a fórmula de sucesso do jogo, uma forma diferente de ver as coisas. As mecânicas são conhecidas por quem já jogou card games, então você não vai ser surpreendido por isso. A surpresa é você pensar: “como algo tão simples e não inovador pode divertir tanto?”. Jogue Boss Monster e descubra!

Prós:

  • Setup rápido e fácil;
  • Fácil de aprender;
  • Arte interessante.

Contras:

  • Leve dependência de idioma;
  • Rejogabilidade baixa, necessitando expansões para melhorar isso.

Recomendado para: quem procurar um jogo rápido, gosta de artes em Pixel Art e curte deck building, RPG e jogos de aventura.

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Board game designer, empresário e fã de jogos difíceis. Kickstarter maníaco e antigo mestre de RPG.



Voltar ao Topo ↑