Publicado em maio 15th, 2017 | por Renato J. Lopes
Review: Ca$h’n Gun$ – Dei meu tiro certo em você!
Summary:
3.6
Em Ca$h’n Gun$ da Redbox Editora, você vai encarnar um gangster casca grossa! Sua gangue se reuniu em um esconderijo depois de um roubo bem sucedido, no melhor estilo Cães de Aluguel (filme do Tarantino). Vocês desejam repartir o roubo, mas parece que não chegarão a um acordo. Não tem problema. Como gangsters civilizados que são, vão resolver é na bala, mesmo! Use de toda sua malemolência para sair vivo e com mais grana que os outros malucos.
Componentes
A produção é da Repos e foi feita na mesma fábrica que produz as versões gringas, então está tudo impecável, com uma qualidade acima do normal. Alguns componentes não vieram traduzidos, mas nada que te impeça de jogar.
O que vem na caixa: 8 armas de espuma, 18 fichas de ferimento, 9 suportes de plástico, 8 personagens, 1 marcador de primeiro jogador, 1 mesa do chefe, 1 marcador de bônus de diamante, 16 cartas de poder, 64 cartas de bala, 64 cartas de roubo e um manual.
Objetivo
Seja o mais rico gangster da mesa. Claro, para isso, você ainda tem que sobreviver, afinal de contas, homem morto não tem dinheiro. Tudo isso em 8 rodadas. Você tem esse tempo para ficar vivo e rico!
O jogo
Ca$h’n Gun$ acontece em 8 rodadas, sendo que cada rodada é dividida em 7 partes. Quem comanda a ordem do jogo é o chefão da mesa, que pode mudar de acordo com o jogo. Cada jogador recebe um personagem, uma arma e 8 cartas, sendo elas 5 Click! e 3 Bang! Você pode optar por jogar com um poder ou não. Ele permite com que cada personagem tenha uma habilidade diferente e deixa o jogo ainda mais divertido e imersivo. Pegue o monte dos itens roubados e divida em oito montes de oito cartas.
A rodada
Cada rodada acontece em 7 partes, que devem ser seguidas na sequência: 1) Itens Roubados, 2) Escolher Uma das Cartas de Bala, 3) Ameaça, 4) Privilégio do Chefão, 5) Coragem, 6) Efeitos das Cartas e 7) Divisão dos Itens Roubados.
1) Itens Roubados
Primeiro, pega-se um monte de cartas de tesouro e abre-se as cartas na mesa junto à ficha de mesa do novo chefão.
2) Escolher Uma das Cartas de Bala
Cada jogador escolhe uma carta, entre Bang! e Click! e coloca na mesa virada para baixo.
3) Ameaça
Nesse momento, o chefe da conta até 3, e em seguida os jogadores apontam as armas de espuma para algum outro jogador. O objetivo disso é tentar eliminar ou fazer com que os jogadores fujam e sobre mais tesouro pra você.
4) Privilégio do Chefão
O chefão pode mudar o alvo de um dos jogadores, que deve apontar a sua arma para outra pessoa.
5) Coragem
Nessa fase, o chefão conta até 3 e os jogadores fazem uma das seguintes ações: gritam “BANZAIII!” e continuam no jogo. Ou deitam o seu personagem e baixam sua arma, para mostrar que está saindo da disputa. Quem saiu descarta a sua carta de tiro, assim como os jogadores que apontaram a arma para ele.
6) Efeito das Cartas
Os jogadores que continuaram, revelam suas cartas. Se o jogador colocou uma carta de Click!, nada acontece com o seu alvo. Mas, se for uma carta de Bang!, o jogador alvo, além de levar um ferimento, não participa da divisão dos lucros.
7) Divisão dos Itens Roubados
Começando pelo chefão e seguindo em sentido horário, os jogadores que restaram na rodada pegam um item por vez, até que não reste nenhum na mesa.
Final de jogo para um ou para todos
Como o jogo possui eliminação de jogadores, pode acontecer que você saia do jogo. Quando você levar 3 ferimentos, está fora da partida. Não participa nem da contagem final do jogo. Por isso, é preciso pensar bem quando sair e quando ficar no jogo. Existem alguns itens roubados que recuperam vida, mas mesmo assim, cuidado nunca é demais quando se trata de bandidos.
No final da oitava rodada o jogo se encerra e todos os jogadores que permanecerem vivos contam o seu dinheiro. O jogador que possuir mais cartas de diamante recebe a ficha que vale 60 mil. Em caso de empate, ninguém fica com ela. Depois da contagem total, quem possuir a maior riqueza é o grande vencedor.
Os itens de roubo
Entre os itens disponíveis estão dinheiro com valores de 5, 10 e 20 mil. Diamantes com valores de 1, 5 e 10 mil e uma ficha que vale 60 mil para quem possuir mais cartas de diamantes no final do jogo. Quadros que dá dinheiro de acordo com a quantidade adquirida no jogo, variando de 4 mil para 1, até 500 mil para 10 quadros. Ainda existem o kit de primeiro socorros que cura todos os ferimentos do jogador e o kit de cartucho que permite ao jogador trocar uma de suas cartas de Click! por uma de Bang! Além das cartas, a ficha de novo chefão sempre estará disponível junto aos itens. O jogador que ficar com ela, será o chefão da próxima rodada.
Diferença entre a primeira e a segunda edição
A segunda edição de Ca$h’n Gun$, lançada em 2014, teve algumas mudanças da primeira, lançada em 2005.
– Artista: a arte da nova edição ficou por conta de John Kovalic, conhecido por seu trabalho em Munchkin;
– Na primeira edição só 6 jogadores jogavam. Na nova 8.
– A edição antiga tinha cartas de “Bang, Bang, Bang!” que eram ativadas antes das cartas normais de “Bang!”. Elas foram removidas na nova edição;
– Os poderes entraram na edição mais recente para dar mais flavor;
– O Chefão também é outra novidade;
– Na primeira edição o jogo possui somente dinheiro. Agora também existem os diamantes, os quadros e os kits. Também é possível cada um escolher um item, enquanto na versão antiga, o valor total era dividido de forma igual.
Considerações
Ca$h’n Gun$ é um party game muito divertido. É o jogo pra você juntar a galera e fazer aquele barulho. Componentes legais, pouco tempo de duração, mecânica bem encaixada ao tema e a arte bonita são alguns dos pontos positivos.
Ca$h’n Gun$ tem uma boa parte de blefe, já que você nunca sabe o que o outro jogador vai fazer. Ele pode ter uma carta de Bang!, ou ser mais um Click! Também é importante você medir a hora de sair na fase da coragem. Você está vendo que vai sair do jogo se levar mais um ferimento e tem dois jogadores apontando a arma para você. Vai ficar ali pra quê?
Faça bem suas escolhas, cuidado para não criar inimigos na mesa e ser eliminado logo. Essa é uma das mecânicas que não me agradou muito no jogo. Como o jogo termina depois de oito rodadas, mesmo que tematicamente tenha sentido a morte de um dos gangsters, poderia dar a oportunidade para que todos pontuassem no final.
Outro ponto negativo, aqui no Brasil pelo menos, foi o custo. Um jogo com não muitos componentes custando R$ 220 na atual situação econômica do país, ficou pesado. Garantia de diversão você terá, mesmo que tenha que desembolsar um pouco a mais por isso.
Essa segunda edição realmente veio melhorada com muito mais diversão e balanceamento ao jogo. Se você gosta de party games rápidos e divertido, precisa ter na sua coleção.
O que eu gostei em Ca$h’n Gun$
– Jogo rápido, bonito e equilibrado;
– Os poderes dos personagens dão mais rejogabilidade;
– O uso do blefe ajuda muito no jogo, mas não é obrigatório.
O que eu não gostei em Ca$h’n Gun$
– Eliminação de jogador;
– Custo/benefício do jogo um pouco alto;
– Demanda certa tomada de decisão, o que não chega a ser algo ruim, mas pode não agradar alguns jogadores.
Recomendado para: jogadores novatos ou veteranos; fãs de party games e jogos de blefe.