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Publicado em setembro 7th, 2015 | por Renato J. Lopes

Review – Camel Up: camelos subindo e descendo em todas as direções

Review – Camel Up: camelos subindo e descendo em todas as direções Renato J. Lopes

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

3.3

Nota Final


User Rating: 4 (4 votes)

Você sabia que a corrida de camelos é um esporte popular no Paquistão, Arábia Saudita, Egito, Bahrain, Jordânia, Catar, Emirados Árabes, Omam, Autrália e Mongólia. Agora acabou virando também no Brasil, graças ao jogo vendido pela Conclave Jogos, Camel Up. O jogo foi vencedor do Spiel Des Jahres de 2014, a maior premiação de board games do mundo.

Em Camel Up você é um apostador em uma corrida de camelos muito louca. Eles sobem em uns em cima dos outros e as Pirâmides dão voltas! Como todo bom membro da sociedade egípcia, você quer é ganhar dinheiro e levar riquezas para o seu arem. Você vai precisar abusar da dedução e da sorte para ganhar nas apostas por rodada, nas apostas do vencedor e perdedor da corrida, além de poder coletar algumas moedas com seu azulejo de deserto!

Ficha Tecnica Camel Up

A diversão começa ao retirar as peças do insert e com a montagem da incrível Pirâmide de dados e seu mecanismo peculiar de rolar os dados.

Seu objetivo será ganhar o maior número de dinheiro ao fim da corrida, fazendo suas apostas por turno e gerais.

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Os componentes do jogo.

 

Componentes:

Os componente são muito bonitos. Só de olhar para aqueles camelinhos de madeira, te dá vontade de jogar. Quando adquiri o jogo, um dos pontos que mais contou foi a arte e acabamento das peças. A Pirâmide que rola os dados de cabeça para baixo é outro componente único que vai encantar a todos. Na caixa vem:

1 Pirâmide;

1 tabuleiro;

5 camelos;

5 dados;

40 cartas de aposta;

8 azulejos de deserto;

15 azulejos de aposta por etapa (3 por cada cor de camelo);

5 azulejos de Pirâmide;

50 moedas de libras egípcias (35 de valor 1 e 15 de valor 5;

20 cartas de libras egípcias (10 de valor 10 e 10 de valor 20);

1 marcador de jogador inicial de etapa;

2 livro de regras (1 em português e 1 em espanhol).

 

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Os componentes são bem bonitos e são um show a parte.

Preparação do jogo

Primeiramente você abrirá o tabuleiro no centro da mesa. Em seguida colocará os 5 azulejos da Pirâmide no respectivo espaço do tabuleiro. Ordene os tabuleiros de aposta de cada um dos camelos, em seus respectivos lugares, sempre colocando o azulejo que tenha o menor número embaixo (2) e o maior por cima (5). Coloque os 5 camelos nas tendas próximas aos azulejos de aposta. Crie um banco juntando as libras egípcias de acordo com o seu valor. Entregue a cada jogador 5 cartas de aposta e azulejo do deserto, de acordo com o personagem do verso das cartas, que será o personagem de cada jogador. As cartas e azulejos restantes voltam para a caixa. Entregue a cada jogador 3 libras egípcias e o marcador de jogador inicial para o player mais jovem.

Agora o jogador mais novo vai determinar a posição inicial de cada camelo, pegando todos os dados e jogando ao mesmo tempos. Em seguida pegue cada camelo e coloque no espaço adequado da Zona de Corrida, de acordo com o número que saiu no dado. O primeiro camelo é colocado no espaço indicado, se houver outro camelo com o mesmo número, ele ficará em cima do primeiro, assim como se houver outros camelos que tirem o mesmo número, ficarão por cima dos outros. Depois disso, coloque os dados dentro da Pirâmide.

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Os azulejos de apostas em camelos.

 

O jogo

Os camelos se movem no sentido horário pelas zonas de corrida. Durante o jogo, os jogadores moverão os camelos utilizando a Pirâmide. Para isso, você precisará virá-la no espaço próprio dela, pulsar o deslizador, com a ponta encostando no tabuleiro, de forma que cairá apenas um dado. O jogador deverá mover o camelo da respectiva cor o número de espaços indicados no dado, que será de 1 a 3 (existem duas faces com cada número).

Camelos que ficarem em um mesmo espaço, devem se empilharem sobre o outro, sendo que o que chega por último, sempre fica por cima e aquele que por uma ação de azulejo de deserto voltar, ficará por baixo. A colocação será definida de acordo com a ordem, de cima para baixo. Quando um camelo se movimenta, ele leva junto os que estão sobre ele, deixando os que estão embaixo. Se ele ficar em cima, ele se move sozinho.

A corrida é dividida em etapas, que se encerram toda vez que acabam os dados dentro da Pirâmide. No final da etapa, cada jogador pontua de acordo com os azulejos adquiridos na etapa. Depois disso todos os azulejos voltam ao seus respectivos lugares e os dados dos camelos voltam para a Pirâmide.

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O jogo termina quando o primeiro camelo passa pela linha de chegada.

O jogo terminará quando um dos camelos cruzar a linha de chegada. Nesse momento se faz a pontuação de final de etapa e uma pontuação de fim de corrida, em que quem apostou no camelo vencedor e no perdedor ganha dinheiro.

Lembrando que o dinheiro deve ficar em frente a você para que todos vejam e pode empilhar como quiser. Durante a corrida, os jogadores não são obrigados a revelar a quantidade de dinheiro exata para os outros. Você poderá trocar moedas com o banco em qualquer momento. Se algum jogador tiver menos de 1 LE e perder uma aposta, ele fica isento de pagar.

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O verso das cartas de apostas dos vencedores e perdedores mostram os personagens.

Início do jogo

O jogador com o marcador inicial começa a primeira etapa e também o jogo, realizando apenas uma ação das 4 possíveis. Em seguida o jogador a sua esquerda realiza uma ação e assim sucessivamente em sentido horário. Essas são ações que você pode realizar:

Pegue o azulejo superior de aposta de etapa de qualquer cor dos camelos. Quando você escolhe um desses azulejos, você está apostando que aquele camelo ganhará o turno. Se ele ganhar, você ganha a quantidade de moedas, conforme indicado, podendo ser 5 (para quem escolher esse azulejo por primeiro), 3 ou 2. Se esse camelo ficar em segundo, você ganha uma moeda e se ele ficar em 3º ou abaixo disso, tem que pagar 1. Não há limite para o número de apostas, podendo inclusive pegar a mesma cor, mais de uma vez, mas é preciso pagar por todas as que forem perdidas.
 No início do jogo, você recebeu um azulejo de deserto com dois lados: em um tem um sinal de +1 e no outro -1. Se o azulejo estiver virado com o lado +1 para cima, o camelo andará um espaço, se for -1, voltará 1 espaço. Você ganha 1 moeda imediatamente, cada vez que um camelo termina seu movimento nesse espaço. Mas você só ganha uma vez por jogada, ou seja, mesmo que ajam vários camelos empilhados, você só ganha moeda pelo que se movimentou. Você só pode colocar o azulejo em um espaço vazio e que não tenha outro azulejo nos espaços adjacentes. Você pode mover um azulejo seu que já estava no tabuleiro, respeitando a condição anterior como uma ação. No fim da rodada ele volta para sua mão. 
Pegue um azulejo de Pirâmide e coloque na sua frente. Depois pegue a Pirâmide, agite-a vire-a no centro do tabuleiro e tire um dado de dentro. A cor corresponde ao camelo da mesma cor e o número do dado, a quantidade de casas que esse camelo irá se mover.Se ao tirar o dado, não cair nenhum dado ou cair mais de um, repita o processo agitando a Pirâmide.
Como uma ação, você poderá apostar no camelo vencedor. Para isso, você escolherá uma carta de aposta da sua mão secretamente, correspondente ao camelo que você acredita que vai ganhar e coloca no lugar de apostas no camelo ganhador. Em outra ação, você pode apostar no perdedor, da mesma forma, escolhendo qual camelo vai perder e apostar com a carta correspondente. Depois de colocada a carta, não é possível mudar a aposta, contudo, você pode apostar em outro camelo em qualquer uma das duas opções, sempre ao custo de uma ação.

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No fim da rodada, os azulejos determinam quantas libras cada jogador ganhará.

Pontuação no final de etapa

Quando um jogador escolhe o último azulejo da Pirâmide e joga o último dado de camelo, a rodada é encerrada. A primeira coisa que se faz é dar o marcador de primeiro jogador, para o jogador seguinte ao que rolou o último dado de camelo, para saber onde vai começar a próxima rodada. Em seguida é apurado o camelo que venceu a rodada. Depois disso cada jogador ganha e perde libras de acordo com os azulejos acumulados em sua mão durante o turno.

Os jogadores que apostaram no camelo vencedor, ganham libras de acordo com o número grande no azulejo. Os que apostaram no segundo, ganham uma libra. E os que apostaram nos que ficaram nas posições seguintes, perdem uma libra. Cada azulejo de pirâmide dá ao jogador uma libra.

Logo em seguida, todos os azulejos voltam para seus respectivos lugares e os dados para dentro da Pirâmide, para que o primeiro jogador possa iniciar a próxima rodada.

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Junte o máximo de dinheiro possível e ganhe a partida.

Final da corrida

Quando o primeiro camelo cruzar a linha de chegada, a corrida termina. Em seguida se faz a pontuação como um final de turno, cada jogador pagando e recebendo por suas apostas. Agora é hora de descobrir quem foi o sortudo a acertar o ganhador e o perdedor!

Pegue o monte de apostas e vire para cima. A partir do fundo do baralho, serão verificadas as apostas realizadas, sendo que o primeiro a acertar ganha 8 libras, o segundo 5 libras, o terceiro 3 libras, o quarto 2 libras, todos os outros 1 libra e quem errou perde uma libra. Isso vale tanto para quem ganhou, como para quem perdeu.

Exemplo: o camelo azul foi o vencedor da corrida. Ao verificar as apostas no vencedor, vemos que a primeira carta é do jogador 1 que apostou no camelo branco (perdeu 1 libra), o jogador 2 apostou no azul (ganhou 8 libras), o jogador 3 apostou no azul (ganhou 5 libras), o jogador 4 apostou no amarelo (perdeu uma libra), o jogador 5 apostou no azul (ganhou 3 libras) e o jogador 6 apostou no azul (ganhou 2 libras). Dessa forma, quem apostou primeiro ganha mais, por ter menos probabilidade de acertar e os que deixaram para apostar mais tarde, ganham menos libras.

No final, se conta as libras de cada jogador, aquele que alcançou a maior quantidade é o vencedor e poderá aproveitar o seu prêmio aproveitando do melhor banquete das arábias cercado de odaliscas e pajens.

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A caixa do jogo é muito bonita.

Considerações Finais

Prós: um jogo bonito, agradável e conquista novos jogadores rapidamente. Com as apostas, roladas de dados e componentes bem feitos, o jogo é feito para levar diversão onde quer que você for. Altamente indicado para conquistar novos jogadores e convencer a pessoa amada a entrar no mundo dos board games. É um jogo rápido e dinâmico, servindo de aquecimento para uma noitada com jogos mais pesados.

Contras: por ser muito raso, não agrada muito players mais experientes e por não ter muitas variações, acaba ficando enjoativo. A rejogabilidade acaba ficando por conta da aleatoriedade dos dados que pode fazer muita coisa diferente acontecer a cada rodada. Em algumas partidas é praticamente impossível prever qual camelo vai ganhar. Isso não exige estratégia por parte dos jogadores, mas sorte e dedução.

 

Recomendado para: novatos, quem gosta de jogos dinâmicos e de curta duração, como party game de abertura de noite.

Camels ridden by robot jockeys compete during a weekly camel race at the Kuwait Camel Racing club in Kebd January 26, 2013. The robots are controlled by trainers, who follow in their vehicles around the track. REUTERS/Stephanie McGehee (KUWAIT - Tags: SPORT SOCIETY TRAVEL ANIMALS TPX IMAGES OF THE DAY) ORG XMIT: KUW01

Corre, camelinho!

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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