Publicado em junho 20th, 2018 | por Renato J. Lopes
Review – Chaparral e A Expansão Pelo Oeste
Summary:
4.2
Os jogos da MS Jogos conseguem unir um bom valor por uma qualidade razoável de componentes e jogos incríveis. Não é diferente com Chaparral e a Expansão Pelo Oeste. Um jogo profundamente estratégico, com muitos caminhos para a vitória.
Basicamente será preciso ser o primeiro a completar uma série de objetivos (6 para 4 jogadores ou 7 para 2 ou 3) para vencer. Mas, apesar de existirem muitos objetivos diferentes, só existem 2 de cada um. A corrida por dominar o oeste é intensa e com muita travação de ações. Para facilitar o entendimento e diferenciar os elementos da expansão, quando formos falar sobre ele, vamos utilizar texto em itálico. Confira mais sobre Chaparral e A Expansão Pelo Oeste.
Componentes
A MS Jogos é conhecida por seus jogos de baixo custo de produção, qualidade razoável, mas jogos muito bons. Chaparral e sua expansão, seguem a mesma linha. O famoso bom, bonito e barato.
O que vem nas caixas
Chaparral: 1 tabuleiro, 32 cartas de objetivos numeradas de 1 a 16 (duas de cada número), 12 cartas de eventos, 9 cartas de diligências e 16 cartas de fazendas (3 ovelhas, 3 porcos, 3 cavalos, 3 bois e 4 trigos).
4 mini tabuleiros (um por jogador), 16 peças de cowboys em quatro cores, 52 marcadores em quatro cores (13 de cada cor), 8 marcadores para ferro e ouro (4 laranjas e 4 marrons), 4 marcadores redondos grandes, 5 marcadores brancos para os preços do Mercado, 12 fichas de colonos, 16 fichas de apaches, 6 fichas de políticos, 6 fichas de bônus, 4 fichas redondas coloridas de apaches, 20 fichas de trilhos, 1 ficha redonda pequena de Jogador Inicial, 1 ficha quadrada grande de Jogador Inicial, 47 moedas ($5 x 15, $10 x 12, $20 x 10 e $30 x 10), 1 encarte com informações sobre as cartas de objetivos e eventos e 1 manual de regras.
A Expansão Pelo Oeste: 4 fichas de personagens (governador, reverendo, professora e agente funerário), 4 tabelas para os jogadores, 8 cartas de construções, 16 cartas de objetivos, 1 quadro da estação da ferrovia, 12 fichas de construção da estação, 1 ficha de minerador, 4 peças de cowboys, 4 marcadores para o recurso madeira, 1 encarte explicativo para os novos objetivos e 1 manual de regras.
O jogo
Em Chaparral, você será um investidor no velho oeste americano, tentando conquistar fortuna, prestígio e prosperidade. No tabuleiro existem doze personagens (mais 4 na expansão) que te permitirá fazer diversas ações.
Planeje suas ações para conquistar objetivos antes dos outros jogadores para vencer a partida. Mas, cuidado, pois apaches e alguns eventos podem te atrapalhar na sua caminhada rumo à conquista do oeste.
A expansão acrescenta 4 personagens que se relacionam com os outros 12, criando combos bem bacanas. O Minerador e o Chefe Ferroviário ganham novas habilidades e um novo recurso é adicionado: madeira. Entram também as cartas de construções e oito novos objetivos que vão deixar o jogo ainda mais estratégico.
As rodadas
O jogo acontece em rodadas, divididas em 2 fases: Alocar os cowboys e Bônus, Influência e Personagens. Na rodada inicial,escolhe-se o jogador inicial que recebe a ficha de primeiro jogador. Uma carta de evento e uma diligência são reveladas em seus respectivos montes. Embaralhe as seis fichas bônus e distribua quatro de acordo com os espaços indicados na carta de diligência.
1- Alocar Cowboys
A partir do primeiro jogador, cada um coloca um de seus cowboys em um dos personagens do tabuleiro. Só pode haver um cowboy em cada personagem, mas no beco, não há limites para alocar cowboys. Isso continua até que acabem os cowboys disponíveis.
Depois que cada jogador colocar todos seus cowboy, cada um aloca um cowboy adicional em um dos quatro personagens novos. Só pode ser usado um cowboy por jogador. Eles não podem ser utilizados pelo beco.
2- Bônus, Influência e Personagens
Bônus
Primeiramente cada jogador recolhe os bônus colocados no tabuleiro, podendo ser imediato (dinheiro, cowboys e ferro) ou para ser usado no turno.
Influência
Depois, é possível colocar de 0 a 3 influências na cidade, de acordo com o personagem. Eles possuem dois números à esquerda que representam negócios na cidade. Cada jogador por colocar um máximo de um marcador por personagem.
Personagens
Por fim, a partir do first, cada jogador executa todas as suas ações. Elas podem ser ativação dos personagens (sem custo) ou o beco que permite ativar um personagem escolhido por outro jogador. Isso acontece ao custo de um cowboy, mais dinheiro. O primeiro a ter posicionado seu cowboy paga $5 e do segundo em diante, paga-se $10. Isso só não vale para o Xerife e o Prefeito (além dos personagens da expansão).
Durante a fase 3, os personagens da expansão podem ser utilizados para potencializar um dos personagens com que eles se relacionam. Cada personagem interage com 3 dos 12 originais. Caso o jogador não possa ou não queira realizar a ativação dos novos personagens, ele pode simplesmente pegar uma carta de construção.
O jogador pode ainda se quiser construir uma das duas construções vinculadas ao novo personagem no qual ele alocou seu cowboy extra. Mesmo que ele não usou a habilidade do personagem. A construção pode ser feita a qualquer momento dessa etapa, antes, durante ou após ter realizado as ações às quais tem direito. O custo está indicado na carta. Cada uma delas ainda dá um desconto na hora da construção, se o jogador for o dono de certos negócios na cidade.
Durante esta fase, o jogador pode completar quantos objetivos ele quiser, na hora em que ele atingir a exigência. A não ser que esteja indicado que é no final da fase 2.
Os objetivos
O jogo base apresenta objetivos de 1 a 16, sendo que cada carta possui apenas 2 exemplares. Existem objetivos comuns e especiais. Para vencer, o jogador precisa ter apenas 1 especial. Eles variam de benefícios que possuem, número de cowboys, influência, valor dos negócios, custos a pagar, entre outros.
Na expansão entram objetivos de 17 a 24. Cada um deles apresenta novas possibilidades de serem completos.
Final de uma rodada e início de outra
Muda-se o jogador inicial. Ele será quem fez a ação de Xerife naquela rodada Se foi o jogador que já era o primeiro ou ninguém fez a ação, ele vai para o jogador à esquerda do atual first. Depois revele uma nova carta de evento e a próxima diligência. Reembaralhe as seis fichas bônus e distribua quatro de acordo com os espaços indicados na carta de diligência.
Final de jogo
O jogo termina de duas formas. A primeira, é um jogador completar uma quantidade de objetivos: 6 em 4 e 7 em 2 ou 3 jogadores, sendo que um deles tem que ser dos especiais. A segunda é acabarem as cartas de diligências. Em ambos os casos ganha quem cumprir mais objetivos. No caso de empate, ganha quem tiver mais objetivos especiais. Se o empate continuar, ganha quem tiver a maior fortuna. Ela é calculada pelo dinheiro, o valor dos negócios em que ele é o dono e o valor de compra das fazendas.
Ações dos personagens
Xerife
Ele influencia a Charutaria e a Loja de Armas. Sua ação é entregar a ficha de Jogador Inicial da próxima rodada e pode olhar 3 cartas de evento. Ele coloca uma no fundo e organiza as outras duas da forma como quiser. Cartas de evento possuem efeitos que alteram temporariamente as ações do jogo.
Prefeito
Ele influencia a Charutaria e a Marcenaria. A ação dele permite receber as diligências e receber o bônus indicado. Para escolher um político, ele precisa ter uma fazenda para hospedá-lo. Cada fazenda só pode receber um político.
Banqueiro
Ele influencia a Joalheria e o Hotel. Dá dinheiro por fichas de influência no tabuleiro e negócios que o jogador é proprietário. Verifique a tabela indicada no personagem.
Fazendeiro
Ele influencia a Farmácia e o Saloon. Ele pode comprar uma ou duas fazendas, pagando o preço indicado e recebe o bônus indicado imediatamente. As fazendas geralmente vem com um apache, mas pode vir sem, caso algum jogador tenha retirado antes.
Na hora de adquirir uma fazenda, o jogador adquire uma quantidade de madeira, de acordo com a tabela indicada no marcador de madeira. Isso só acontece na hora em que ele comprou a fazenda.
Comerciante
Ele permite colocar influência na Farmácia e no Armazém. Ele permite vender a produção das fazendas no Mercado. O jogador que fez a ação pode vender duas produções e os outros jogadores vendem 1. Para vender, o jogador recebe o preço aberto abaixo dos marcadores. Em seguida, ele move um espaço para baixo o marcador. Quando chegar no último espaço, no final daquela rodada, ele voltará para cima.
Chefe Ferroviário
Ele influencia o Ferreiro e a Marcenaria. Em sua ação, você pode construir um trecho da ferrovia. Cada jogador pode construir somente um trecho por vez. Cada trecho possui 5 segmentos e deve ser feito na sequência, pagando ferro e colonos. Ele pode inclusive, juntar todos os recursos e fazer em apenas uma ação. O 1º trecho da ferrovia finalizado dá ao jogador que concluiu duas barras de ouro ou $45. O 2º trecho paga uma barra de ouro ou $30 e o 3º trecho paga $25.
Com a expansão, além de fazer a construção do trecho, ele pode optar por construir uma ou mais fichas da estação da ferrovia. Cada uma custa unidades de madeira e ferro. Algumas delas dão bônus em dinheiro.
Minerador
Ele permite colocar influência no Ferreiro e na Barbearia. Com sua ação, os jogadores ganham ferro e ouro nas minas da cidade, de acordo com os seus cowboys. Cada 1 cowboy dá 1 ferro e 3 dá ouro. Ele pode trocar na quantidade que quiser. Na expansão existe a madeira, que possui o mesmo custo do ferro.
Tabelião
Ele influencia a Loja de Penhores e a Joalheria. Quando o jogador faz sua ação, ele pode comprar um dos negócios da cidade em que ele possuir uma influência. O custo é pago em dinheiro, indicado no canto superior esquerdo do negócio.
Forasteiro
Ele influencia a Loja de Armas e o Estábulo. Nessa ação, o jogador sobe sua reserva de cowboys em dois espaços no limite máximo de dez. Ao chegar ao espaço 7 da trilha de cowboy, o jogador recebe uma ficha de expulsão de apache que pode ser usado na hora que ele desejar.
Colono
Ele influencia a Barbearia e o Estábulo. O jogador que faz a sua ação, recebe 1 ficha de colono.
Dona de Saloon
Ela fornece influência na Loja de Penhores e no Hotel. Sua ação dá ao jogador dinheiro e um cowboy.
General Custer
Influência no Saloon e na Armazém. Sua ação retira um dos apaches das fazendas do jogador ou da reserva.
Os personagens da expansão e os combos
Cada personagem especial influência ações de três personagens originais, sendo que algumas delas podem ser canceladas por eventos.
Governador
Com o Xerife: o jogador pode ignorar o efeito negativo da carta de efeito. Com exceção da “Falta de Recursos” e “Sem Influência”.
Com o Prefeito: o jogador recebe o conteúdo normal da carta de diligência mais uma unidade de ouro a mais.
Com o Banqueiro: ele recebe $5 a mais por cada negócio que ele possui na cidade.
Reverendo
Com o Fazendeiro: o jogador pode comprar uma segunda fazenda com desconto de $10.
Com o Comerciante: o jogador pode vender para o mercado pelo preço normal, mesmo que exista um apache na(s) fazendas(s).
Com o Chefe Ferroviário: ele terá duas opções. Se construiu um trecho da ferrovia, ele não gasta a ficha de colono no 1º e nem no 3º segmento. Se construiu uma ou mais fichas da estação da ferrovia, ele tem desconto de duas unidades de recursos.
Professora
Com o Minerador: o jogador poderá efetuar sua coleta de recursos como se tivesse exatamente 2 cowboys a mais.
Com o Tabelião: o jogador pode comprar um segundo negócio qualquer na cidade com desconto de $10.
Com o Forasteiro: o jogador poderá, após receber seus dois cowboys, contratar um 3º cowboy pagando $15.
Agente Funerário
Com o Colono: o jogador poderá contratar um 2º colono pagando $15, caso exista uma ficha de colono disponível.
Com a Dona do Saloon: o jogador recebe $10 a mais.
Com o General Custer: o jogador pode trocar uma ficha de apache sua, num cowboy. Ele descarta a ficha do jogo e avança seu marcador um espaço na trilha de cowboys.
Considerações
Chaparral foi um dos grandes lançamentos de autor nacional do ano passado, merecidamente. Marcos Macri conseguiu mais uma vez criar um jogo bem fechado, complexo e estratégico. Apesar de poucas regras, leva um pouco de tempo até você pegar o jeito do jogo.
São muitos objetivos diferentes e é preciso ficar olhando constantemente para eles. Isso sem contar os adversários. Se você bobeia e não pega um objetivo na hora certa, pode ser tarde demais na próxima rodada. E dependendo do que acontece, seus adversários podem pegar vários de uma só vez e fechar o jogo.
Com a expansão, o jogo consegue ficar ainda melhor. Os novos personagens permitem maximizar as ações dos outros personagens. A madeira como novo recurso e as construções, trazem uma nova profundidade estratégica que faz de A Expansão pelo Oeste, obrigatória.
Ainda tem a construção da estação que dá bônus interessantes e as construções que oferecem novas possibilidades de objetivo. Esses novos objetivos oferecem novas possibilidades de concluir o jogo e novos caminhos para os jogadores pontuarem. Só faltou a possibilidade de acrescentar um quinto jogador para a expansão ser perfeita.
Se você é fã de um bom jogo de alocação de trabalhadores, precisa conhecer Chaparral. Um dos melhores jogos da coleção MS Jogos que vai lhe oferece profundidade estratégica e corrida por completar os objetivos do jogo.
O que gostei em Chaparral
- Jogo de poucas regras, mas muitas opções estratégicas;
- Ótimo custo/benefício;
- Diversos caminhos para a vitória;
- Um jogo de corrida.
O que gostei em Chaparral e A Expansão Pelo Oeste
- Não muda regras;
- Acrescenta muitas coisas interessantes;
- Deixa o jogo mais estratégico.
O que não gostei em Chaparral
- Leva um pouco de tempo para entender o jogo;
- Final pode acontecer de forma surpresa.
O que não gostei em Chaparral e A Expansão Pelo Oeste
- Poderia acrescentar o quinto jogador.
Indicado para
Fãs de jogos da MS Jogos, fãs de euro games e jogos altamente estratégicos com muitos caminhos para a vitória