Publicado em outubro 23rd, 2016 | por Jonathan Sampaio
Review – Dobble: um jogo 5 em 1
Summary:
3
Numa disputa para saber quem é o mais ágil, Dobble é o jogo perfeito, mas não pisque em momento nenhum ou já era pra você. Um jogo ótimo para todas as idades, desde as crianças menores até os adultos mais experientes. É um jogo que pode ser um gateway pra muita gente que nunca ouviu falar em jogos de tabuleiro.
Componentes
O jogo tem uma arte muito bonita, com uma latinha para guardar o jogo que é um charme a parte:
– 55 cartas;
– 1 lata sensacional;
– 1 manual de regras.
Objetivo do jogo
Seja qual for o modo de jogo que você for jogar, o objetivo sempre será ser o mais rápido dos jogadores a identificar os símbolos das cartas, pegá-las, falar o símbolo em voz alta, colocar ou descartar a carta. Cada mini jogo possui o seu próprio objetivo.
Vamos à explicação de cada mini jogo.
A Torre do Caos
Cada jogador começa com uma carta e o restante delas formam uma pilha no centro da mesa com os desenhos para cima.
Cada jogador vira sua carta inicial e procura um símbolo em comum entre sua carta e a carta da pilha. O jogador que primeiro falar o nome do símbolo em comum deve pegar a carta, revelando uma nova carta na torre do caos. O jogador que comprou a carta, ficará com ela como base para a próxima e assim por diante. Note que depois da primeira carta, todos os jogadores jogam simultaneamente, sendo que pega a carta, quem conseguir reconhecer um símbolo em comum com a sua carta assim que a carta da pilha ficar visível.
A partida termina quando não houver mais cartas para serem compradas, então, o jogador que pegou o maior número de cartas vence a partida. Em caso de empate, os jogadores empatados fazem um duelo, cada um com uma carta, aquele que encontrar e falar o símbolo em comum na carta de seu adversário é declarado o vencedor.
O Poço
As cartas são embaralhadas e distribuídas entre todos os jogadores, viradas para baixo, deixando apenas uma no centro da mesa com a face dos ícones virada para cima. O jogador que venceu o último mini jogo começa.
Todos os jogadores devem virar a primeira carta do seu monte de modo simultâneo e ao identificar o símbolo da sua carta na carta do centro, ele deverá dizer o nome do símbolo (ou algo parecido com símbolo) e colocar sua carta por cima da que está no centro, esta carta é a nova carta guia e os jogadores deverão fazer o mesmo até que o primeiro jogador se desfaça de todas as suas cartas.
A partida termina quando o primeiro jogador acabar com todas as suas cartas, tornando-se também o vencedor do mini game.
Batata Quente
Cada jogador recebe uma carta por rodada que não pode ser vista até o momento da revelação.
Os jogadores revelam suas cartas ao mesmo tempo, deixando as cartas com a face do desenho virada para cima na palma de suas mãos. Ao identificar um símbolo na carta de seu adversário, deverá falar em voz alta o símbolo e colocar a carta em cima da carta do adversário, livrando-se dela e deixando o adversário com uma carta a mais para se livrar na mão. Os jogadores assim farão até restar apenas um com todas as cartas daquela rodada, então o jogador perdedor acumula as cartas ao seu lado e compra uma nova carta com os demais jogadores, iniciando uma nova rodada.
A partida termina quando não houver mais cartas suficientes para distribuir. O jogador que acumulou o menor número de cartas torna-se o vencedor.
Temos que pegar!
Cada jogador começa a rodada com uma carta que deve ser mantida virada para baixo até que o jogo se inicie. Uma é colocada no centro da mesa, com a face virada para cima, o restante das cartas deverão ser deixadas de lado para as próximas rodadas.
Os jogadores devem virar sua carta ao mesmo tempo e encontrar um símbolo em comum com a carta do centro da mesa e pegá-la, assim como nas cartas de todos os seus adversários. O jogador que ficou sem carta está fora da rodada, mas os demais continuam na disputa até ficarem de mãos vazias, iniciando-se uma nova rodada.
O jogo se encerra quando não houver mais cartas à serem distribuídas. O jogador que mais acumulou cartas é o vencedor.
Presente de Grego
Os jogadores recebem uma carta cada que não é revelada, o restante das cartas formam uma pilha de compras com a face virada para cima. Então todos os jogadores desviram suas cartas ao mesmo tempo, depois o jogador que achar primeiro o símbolo correspondente da sua carta e da carta do centro deve falar em voz alta e entregar a carta do centro a um jogador a sua escolha. Em seguida, ele revela uma nova carta à ser observada.
O jogo termina quando não houver mais cartas para comprar e então o jogador com menor número de cartas em sua mão é o grande vencedor deste modo.
Considerações Finais
Dobble é um jogo com uma arte bem bonita e a lata para guardar o jogo é mais ainda. Ele garante boas risadas e muita diversão. Com certeza é o tipo de jogo pra animar a galera e dar uma quebrada no gelo. É de fácil compreensão e ótimo para iniciantes.
A possibilidade de jogar diversos jogos deixa o jogo com uma rejogabilidade muito alta, além de vir com diversas cartas diferentes com uma infinita combinação de símbolos.
Apesar de possuir uma mecânica simples, ele atrai jogadores pela interação e dinâmica das partidas, sendo possível ensiná-lo em poucos instantes e garantir uma noite de muita jogatina.
O que não agradou muito é que, pelo fato de ser um jogo onde se manuseia muito as cartas, elas acabam tendo um grande desgaste que diminui bastante a durabilidade do jogo, já que o seu formato não aceita sleeves.
Prós:
- Setup rápido e fácil;
- Mecânica simples;
- Quanto mais gente, mais divertido;
- Dinâmico e envolvente;
- Vários modos de jogo diferentes.
Contras:
- Desgaste das cartas;
- Formato das cartas não possui sleeves;
- Manual com linguagem difícil.
Recomendado para: novos jogadores, quem curte jogos divertidos, party gamers e fãs de jogos dinâmicos e rápidos.