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Publicado em agosto 22nd, 2018 | por Renato J. Lopes

Review – Grasse: Mestres Perfumistas

Review – Grasse: Mestres Perfumistas Renato J. Lopes
Compreensão das Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4.5


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Seja bem-vindo a Grasse, a  capital mundial do perfume.  Aqui você é um perfumista que irá coletar e comprar recursos, e realizar  trocas para produzir perfumes clássicos ou de vanguarda. Assim, você ganhará dinheiro e prestígio, e será recompensado pelos seus serviços. Seja como produtor versátil ou especializado, ou ainda por realizar mais vendas ou ter o melhor estoque. Vamos ver mais sobre o jogo de Moisés Pacheco e Bianca Melyna que está em financiamento pela Ludens Spirit.

Componentes

Mais um protótipo que chega aqui com cara de jogo finalizado. Tudo muito bem feito, incluindo o insert de espuma que ao que tudo indica, virá com o jogo. Tenho que confessar, o jogo é lindo! Me conquistou pela caixa e o protótipo.

O que vem na caixa

Cartas: 6 de vanguarda/moda, 20 de técnica e 15 de contrato. 10 tiles de ação, 4 biombos, 27 moedas (20 de 1, 7 de 5), 5 peões, 17 meeples, 30 frascos de perfume, 32 fichas pequenas, 12 fichas grandes, 4 marcadores de premiação, 6 marcadores de fábrica, 1 marcador de primeiro jogador e 1 saquinho. 44 Cubos de recursos básicos ( 11 de água, 11 de álcool, 11 de diluente e 11 fixador) e 15 cubos de essência (3 de floral, 3 de frutal, 3 de herbal, 3 de especiarias e 3 de amadeirada).

Um belo jogo na mesa, mesmo em protótipo

O jogo

Grasse acontece em 4 rodadas, em que os jogadores vão tentar fazer pontos de vitória. Eles conseguem isso fazendo os perfumes (pontos extras no vanguardista, e por contratos), vendendo perfumes da moda e com as premiações de final de jogo.

 

Uma rodada em andamento

Durante as rodadas, cada jogador pode fazer uma ação alocando o seu trabalhador, depois anda na trilha de recursos e coleta de acordo com o espaço. Sendo assim, ao final da quarta rodada, acontecem as premiações, quem tiver mais pontos, vence o jogo.

Tudo é muito lindo em Grasse, a começar pela caixa

A preparação

Coloque o tabuleiro no centro da mesa e dê a cada jogador um kit de início de jogo. 1 biombo, 1 peão, 4 meeples, 3 marcadores grandes, 2 moeda e 1 kit de recursos com: 1 cubo dos seguintes recursos: água, álcool, diluente e fixador. Cubos e dinheiro ficam atrás do biombo.

Embaralhe  os 10 tiles (locais) e revele nos espaços do tabuleiro de  acordo com o número de jogadores. Então, em 2 jogadores, 2 locais, em 3 jogadores, 3 locais e em 4 jogadores, 4 locais.

Pegue outros 4 tiles e coloque nos espaços indicando as rodadas, sem revelar, abrindo somente o da primeira. Sorteie os marcadores de fábrica de forma aleatória.

Embaralhe as cartas de face dupla com a face de perfume de vanguarda para cima e vire uma para deixar um perfume da moda inicial. Embaralhe as cartas de técnica e contrato separadamente e abra 3 de cada ao lado do seu respectivo monte.

Pegue 7 cubos de cada um dos recursos base e 3 de cada um dos florais e coloque no saco de pano. Em seguida, coloque 3 cubos de forma aleatória em cada um dos espaços de campo de recursos.

Sorteie o primeiro jogador e continue em sentido horário a rodada. O primeiro jogador coloca um de seus marcadores grande na trilha de recursos e segue em sentido horário. O último jogador coloca dois e volta em sentido anti-horário até o primeiro jogador. Isso continua, até que todos tenham colocado seus marcadores. As fichas neutras vão ocupar os espaços que sobraram. Em seguida, cada jogador coloca os seus pinos no início da trilha de recursos.

Por fim, sorteie os prêmios de final de jogo na trilha indicada do tabuleiro.

As rodadas

Em Grasse, as rodadas acontecem com os jogadores utilizando os seus meeples, um de cada vez e fazendo uma ação. Cada espaço de ação tem um custo para usar, que será a quantidade de trabalhadores no espaço. Se não houver nenhum meeple, o espaço não tem custo. Com 1 meeple, 1 moeda e assim sucessivamente. Note que mesmo o seu meeple anterior é contado na cobrança. Em partidas com 2 jogadores, o valor é aumentado em +1.

Em seguida, o jogador anda com o seu pino até 2 espaços na trilha dos recursos e pega recursos. Se for um espaço neutro, pega 1 recurso a sua escolha, sem pagar nada. Se for um espaço da sua cor, pega até 2 recursos. Se for da cor de outro jogador, pega 1 recurso e paga uma moeda para aquele jogador. Note que os espaços ocupados por outro pino não é considerado no movimento.

O jogador azul pode pegar até 2 recursos sem custos

Quando não houverem mais meeples, depois de 4 turnos, a rodada termina e segue para a próxima.

Novo início de rodada

No início da próxima rodada, vire a carta de perfume vanguardista que virará o perfume da moda. Revele um novo local no espaço correspondente à rodada atual.

Os locais

O jogo possui 8 locais fixos e poderá ter de 6 a 8 lugares novos a cada jogo. Vamos explicar em resumo algumas ações básicas do jogo. Geralmente as outras ações geralmente vão fazer as mesmas ações, mas de uma forma mais eficiente.

Fábricas

Existem 3 fixas, que a cada partida vão fabricar 2 tipos de perfume cada, de acordo com os marcadores. Para fabricar um perfume é preciso ter os 4 ingredientes básicos (água, álcool, diluente e fixador) mais 1 fragrância (perfumes comuns) ou 2 fragrâncias (exótico).

Uma possível configuração das fábricas

Ao fazer um perfume, o jogador descarta os recursos e os coloca na trilha de recursos, de tal forma que o máximo por espaço, são 4 itens. Depois, ele recebe o frasco do perfume correspondente e avança um espaço no marcador do respectivo perfume. Por último, ganha pontos de vitória, 1 se for um perfume normal e 2 se for exótico. Se for o perfume vanguardista, ganha 1 ponto adicional, se tiver um contrato, ganha outro ponto adicional.

Banco

O jogador recebe duas moedas.

Prefeitura

Troca dois marcadores grandes na trilha de recursos de lugar, desde que estejam vazios.

Mestre Perfumista

Permite pegar 2 cartas de técnica e/ou contrato, na combinação que desejar. As cartas de técnica vão auxiliar a fazer um tipo de perfume com 1 recurso a menos. As de contrato, vão dar pontos de vitória ao fazer um tipo de perfume. O jogador só pode ter 1 tipo de cada carta para cada cor de perfume. Note que essas cartas devem ficar abertas, na frente do biombo.

As cartas de técnica e contratos

Mercado

O jogador pode fazer uma das seguintes coisas: trocar 2 bases  iguais por 1 essência, 1 essência por 2 bases iguais, ou 1 base por outra  base. Ou ainda, comprar 1 recurso qualquer por 1 moeda

Perfumaria

Permite a venda de 1 perfume. O jogador devolve a reserva o frasco e ganha o dinheiro indicado, além de 1 ponto de vitória se for o perfume da moda. Em seguida, ele anda na trilha de venda 1 espaço.

Os marcadores de perfumes produzidos

Final de jogo

Quando a quarta rodada terminar, cada jogador vai ter uma última ação que pode ser produzir ou vender um perfume. Não é preciso alocar trabalhadores e nem pagar custos.

Em seguida, acontecem as premiações:

Melhor Vendedor: quem vendeu mais perfumes.

Produtor Mais versátil: quem vendeu mais tipos diferentes de perfumes.

Produtor Especializado: quem vendeu mais perfumes de 1 mesmo tipo.

Melhor estoquista: quem possuir mais perfumes atrás do seu biombo.

As premiações de final de jogo

Em caso de empate, os jogadores empatados descem uma posição e pontuam a de baixo igualmente. Isso vai fazer com que os jogadores que estavam nas posições abaixo desçam também uma posição. Isso pode fazer com que algum jogador não pontue em alguma premiação.

Cada 5 moedas ainda dá 1 ponto ao jogador. Então, quem tiver mais pontos, vence a partida. Em caso de empate, o jogador que possuir mais recursos, vence o jogo.

Considerações

Grasse é um jogo gracioso. Bem redondo, temático e rápido. Regras fáceis de explicar e utilizar. É um euro médio de alocação de trabalhadores bem divertido e envolvente. Confesso que aguardava por ele desde que foi anunciado. Estava no aguardo de conhecer o jogo e ter ele na coleção. Parece que chegou a hora.

Durante o jogo, você vai ter que maximizar a captação de recursos e a fabricação e venda de perfumes. Seu objetivo vai ser pontuar de acordo com os contratos e cartas de vanguarda e da moda. Quem conseguir fazer isso melhor, ganha o jogo.

Claro que as premiações de final de jogo merecem uma atenção especial. Mas, fique atento e veja qual vale a pena você investir e qual deixar para lá. Preste bastante atenção no que os outros jogadores estão fazendo. Dessa forma, esteja pronto para estar à frente deles em algumas das premiações.

Grasse é um ótimo euro para introduzir no hobby, com peso médio de regras e muito bonito de tal forma que ele vai agradar a jogadores novos e experientes. E o mais legal é que ele roda bem em qualquer quantidade de jogadores. Em 2 vai ser uma corrida direta. Em mais jogadores, as ações de atrapalhar o coleguinha vão tornar o jogo de tal forma que irá ficar mais disputado e apertado. Como resultado de tudo isso, é um perfume tão bom que dá pra sentir um cheirinho de prêmio Ludopedia no ar.

O que gostei em Grasse: Mestres Perfumistas

– Mecânica fechada;

– Fácil de explicar e aprender;

– Boa jogabilidade;

– Arte fantástica;

– Funciona em qualquer quantidade de jogadores.

O que não gostei em Grasse: Mestres Perfumistas

– Desempate dos prêmios.

Indicado para:

Fãs de jogos de jogos euro com temática amarrada nas mecânicas, jogos euro médio e jogos de alocação de trabalhador.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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