Publicado em abril 3rd, 2017 | por Thiago H. Ferri
Review – Heldentaufe: seja o próximo herói!
Summary:
3.7
Em Heldentaufe você é um aspirante a herói. Apesar de sua pouca idade, está na hora de provar suas habilidades para o conselho e assim fazer parte dele. Você deve explorar, cumprir missões e derrotar monstros do submundo.
Componentes
A produção é belíssima. O jogo conta com marcadores muito bem produzidos e uma arte linda. A caixa vem com um insert plástico para acomodar todos os componentes, o que facilita na hora de guardar e no setup. Algo bem bacana são os dados utilizados no jogo. Eles são em madeira, o que deu um charme especial. O ponto de negativo dos componentes fica a cargo da caixa. Ela é um pouco mais fina do que o normal e tem um formato estranho.
O jogo
Em Heldentaufe cada jogador assume o papel de um pequeno e promissor futuro herói. Você deve cumprir missões e arrecadar dentes de monstros que são a sua pontuação. Para vencer você deve conseguir uma quantidade de dentes conforme o número de jogadores.
Apesar de não ter uma definição para rodadas, é possível identificar 3 momentos no jogo. No início a exploração: os heróis vão revelando as áreas de seu mundo em busca de equipamentos e ingredientes para poções, entradas para o submundo e cumprindo suas missões. Em um segundo momento, eles irão atrás de batalhar com os monstros do submundo. Por último, assim que conseguirem a quantidade necessária de dentes de monstros, devem entregar em sua vila e vencer seus companheiros. Isso o tornará um membro do conselho de heróis.
Setup do jogo
O setup é algo bem simples. A área inicial deve ser colocada no centro da mesa. O restante das áreas devem ser embaralhadas e colocadas em uma pilha com sua face virada para baixo. Deixe próximo os lindos dados de madeira também.
Configure o mapa do submundo, colocando os monstros nos lugares designados e espalhando os marcadores de armadilha aleatoriamente nos seus espaços. Preencha os espaços de dentes de monstros e suas vidas (corações).
Embaralhe as cartas de missões e distribua 3 para cada jogador, o marcador de monstro chefe deve ficar próximo a o tabuleiro.
Por último, selecione seu herói, preencha a vida dele com corações e coloque o stand do personagem na área inicial.
Agora você está pronto para sua missão!
Objetivo do jogo
Você precisa conseguir uma determinada quantidade de dentes de monstros e levar de volta a área inicial antes que os outros jogadores.
Missões
As missões encontradas em jogo dão recompensas ao herói. Essas recompensas podem ser dentes de monstros ou recursos que podem auxiliar a conseguir mais dentes de monstros.
Áreas
As áreas são algo especial no jogo e grande parte da diversão está aqui. Existe a área inicial, área de recursos naturais, laboratório, planície, portais para o submundo, mercador, ferreiro e florestas. Cada uma com sua função específica. Acredite, a diversão em explorar antes de se aventurar no submundo é contagiante.
Poções e recursos naturais
Trazendo um sistema simples de confecção de itens, você pode coletar recursos para fazer poções que concedem algum bônus temporário, conforme seu nível e habilidade com poções. Os recursos são peixe, maçã e cogumelo. A combinação correta fornece a poção correta.
Existe poção de vida que cura, poção de fúria que aumenta seu ataque no submundo e poção de teletransporte que você já deve imaginar o que faz.
A rodada
Cada jogador tem seu turno que se resume a realizar ações conforme o número que possui em movimento. Você pode explorar, atacar ou utilizar construções em jogo. Quanto mais pontos de movimento, mais coisas pode fazer. Depois de fazer todas suas ações é a vez do outro jogador.
Combate
O combate é algo extremamente simples. Você deve rolar um dado de 6 lados e somar seu valor de ataque. Compare com o mesmo cálculo do seu alvo, quem perder a disputa recebe 1 ponto de dano e deve remover um de seus corações da ficha.
Se um herói derrota outro herói e o vencedor tem menos dentes de monstros que o adversário derrotado, suas pontuações são trocadas.
Quando um herói é derrotado por um monstro, ele perde todos, sim todos seus equipamentos. Tranquilo, mas real.
Mathian rola seu dado e tira 4, +3 de sua arma seu resultado é 7.
O jogador adversário rola o dado de Wallrog que tira um 6, +2 de seu base +1 do bônus de seu dente, tendo 9 de resultado.
Wallrog vence o combate e causa um de dano a Mathian.
Submundo
Em Heldentaufe o mundo dos humanos é algo tranquilo, pacífico e lindo. Já no submundo, é onde toda a treta acontece. As maiores pontuações do jogo e algumas missões são completadas no submundo. O tabuleiro do submundo vem ao seu lado direito. Os monstros que podem ser encontrados ali tem dentes enormes e dão muitos pontos. Quando todos os heróis saem do submundo, os monstros deputados são reiniciados, ficando mais fortes. Ao pegar um dente do monstro, o de baixo fica visível mostrando seu novo poder.
Algo bacana, é que quando um jogador entra no submundo, o marcador de chefe é colocado entre ele e o próximo jogador. Então o próximo turno é dos monstros que são controlados pelos jogadores que não estão no submundo e cabe a eles tomarem as melhores decisões.
Considerações
Sou suspeito de falar, pela animação que fiquei por esse jogo quando vi no financiamento. A proposta era trazer um jogo de aventura e exploração para família e eles conseguiram. Um jogo extremamente simples e divertido, para explorar, melhorar e derrotar monstros malignos. Talvez nem tão malignos assim, mas você é um herói e vai querer derrotar muitos monstros.
O que gostei em Heldentaufe
- Arte sensacional;
- Simples de ensinar e jogar;
- Muito envolvimento e rejogabilidade;
- Jogo para família de exploração e aventura;
- Baixa dependência de idioma.
O que não gostei em Heldentaufe
- Um jogador derrotado por um monstro na parte final do jogo, dificilmente irá se recuperar;
- Poderia ter mais opções de armas, poções e monstros.
Indicado para
Jogadores iniciantes, fãs de jogos de exploração, para jogar com crianças, jogo com tempo médio, amantes de uma boa arte.