Publicado em outubro 29th, 2019 | por Renato J. Lopes
Review – Invasores do Mar do Norte: Fields Of Fame e Hall Of Heroes
Raiders Of The North Sea foi lançado aqui no início de 2018 pela Meeple BR Jogos com o nome de Invasores do Mar do Norte. A produção nacional foi feita na mesma época em que era lançado lá fora as duas expansões do jogo: Fields Of Fame e Hall Of Heroes. Como já fizemos um review do jogo base, vamos neste texto falar das duas expansões.
Invasores do Mar do Norte: Fields Of Fame e Hall Of Heroes
Invasores do Mar do Norte é um jogo muito legal. Ele oferece uma experiência de alocação e “desalocação” de trabalhadores. Basicamente a cada rodada você coloca um trabalhador em uma localidade na cidade e faz uma ação. Em seguida, retira um dos trabalhadores da cidade e faz a ação daquele lugar, mas tem que ser diferente onde o primeiro foi alocado. Já nos lugares de saque você aloca o trabalhador em um espaço e retira o trabalhador na área de saque. Esse é o básico do jogo.
As expansões Fields Of Fame e Hall Of Heroes oferecem coisas muito interessantes que enriquece e muito o jogo. O projeto do Kickstarter ofereceu ainda uma bonita caixa pra guardar tudo, com marcadores de madeira dos suprimentos. Vamos conferir o que muda com cada uma delas.
FIELDS OF FAME
A primeira expansão de Invasores do Mar do Norte acrescenta algumas novidades. A primeira novidade é o tabuleiro de Cidade que é colocado ao lado direito do principal. Ali, existem 3 novos espaços de saque, o espaço para as cartas de Jarls e a trilha de fama. Também entram em jogo, os ferimentos, os marcadores de Jarls, novos anciões, marcadores para o sexto jogador, tabuleiros de combate e novos dados de combate, com marcações de Valquíria.
O que há de novo?
Os marcadores de Jarl são colocados juntos com os outros recursos nos espaços de saque. Quando um lugar for saqueado e possuir um desses marcadores, será preciso se encontrar com os Jarls. E usando o tabuleiro de combate, será preciso escolher entre matar, subjugar ou fugir. Para isso, entra também o conceito de ferimentos.
Eles são colocados em cima das cartas de aldeões e reduz a força deles em 1 para cada ferimento. O máximo que cada um pode receber é igual ao seu poder militar. Os ferimentos não podem ser descartados a não ser que o aldeão morra, seja descartado ou alguma ação que permita retirar os ferimentos.
Novas Ações
Ao pegar um marcador de Jarl de um saque, ele abre uma (ou mais cartas) e escolhe o que vai fazer, colocando o token no lugar indicado do tabuleiro de batalha. Se for para matar, o jogador precisará receber ferimentos igual ao poder do Jarl mais 1. Depois disso, ele recebe a recompensa indicada no canto inferior direito, mais 2 de fama.
Se for subjulgar, ele irá contratar o Jarl para fazer parte de sua tribulação. Para isso, ele receberá ferimentos na quantidade de força do Jarl, menos 1. Depois disso, tem que pagar o custo indicado na carta em moedas e colocá-lo em sua tripulação.
Se o jogador não puder fazer nenhuma das ações de cima ou assim desejar, ele pode fugir. Para isso, ele descarta a carta de Jarl e perde ou um ponto de vitória, ou de fama.
Existe ainda uma nova forma de ganhar fama, ao exceder o poder nas batalhas. A cada 4 de poder que sobrar nos saques sem marcar pontos, o jogador avança um espaço na trilha de fama.
Pontuação de final de jogo
Ao final do jogo, além das pontuações normais, é possível pontuar a trilha da fama e os Jarls que pontuam ao final do jogo,
HALL OF HEROES
Essa expansão é a que traz mais adicionais ao jogo. Primeiro, ela vem com os tabuleiros dos jogadores, em que existe um lugar para colocar a tripulação, o trabalhador em espera, as oferendas e as missões, que possuem uma trilha na parte superior que é uma nova forma de marcar pontos. Também são adicionados novos aldeões que se relacionam com as novas opções.
Existe ainda o tabuleiro do Salão do Hidromel, que oferece Aldeões abertos e hidromel. Isso tudo deixa o jogo com várias possibilidades interessantes.
O que há de novo?
O Salão de Hidromel possui um espaço de ação que permite ao jogador pegar uma carta de aldeão aberta, que pode vir com um ou mais marcadores de hidromel. O hidromel pode ser utilizado nas pilhagens, sendo que cada unidade gasta, aumenta em 1 o poder militar, depois de serem usados, são descartados.
Ali também são colocados 4 marcadores de honra. O jogador recebe um desses, toda vez que completar 3 missões com um mesmo símbolo. Em seguida, coloca sob o seu tabuleiro em um dos espaços de missão, para pontuar no final do jogo.
Nesse mesmo espaço, é possível completar uma missão. Assim que um jogador pilha um lugar, naquele espaço, vai um marcador de missão. Para completar uma missão, o jogador precisa descartar cartas da mão cujo valor dos guerreiros alcancem o mínimo do valor da missão. Em seguida, o jogador recebe o bônus indicado na peça e a coloca sob o seu tabuleiro na trilha de missão.
Pontuação de final de jogo
No final de jogo, além das pontuações normais, os jogadores recebem pontos de vitória de acordo com a trilha de Missão.
Considerações sobre Invasores do Mar do Norte: Fields Of Fame e Hall Of Heroes
Primeiro quero deixar claro que eu gosto muito do jogo base. Na época de lançamento se tornou o melhor jogo com a temática viking para mim. Depois outros jogos foram ocupando esse espaço. O ponto é que com as expansões, o brilho do jogo se acentuou ainda mais.
Fields of Fame oferece os Jarls e a trilha de fama. Esse é uma nova forma de pontuar, que premia quem investe mais na força militar e vai combar junto com a trilha de armadura. Então é um novo caminho bem viável, além dos próprios Jarls que dão boas recompensas ao serem mortos e se subjugados possuem ótimas habilidades. Os ferimentos por si só não atrapalham tanto, já que você sempre pode recrutar um novo e descartar um ferido, ou pegar uma Valquíria para pontuar também nessa trilha.
Já Hall Of Heroes, traz o hidromel, as missões e o tabuleiro do Salão. O hidromel auxilia nos combates, as missão dão bônus muito interessantes e uma nova trilha de pontuação. Isso beneficia quem tem bastante cartas em mãos e talvez não consiga fazer muitos saques. É um novo caminho.
Se tiver que escolher entre uma das duas expansões, eu iria de Hall Of Heroes, porque ele vem com o tabuleiro de jogadores e além de ter o hidromel, tem as missões que são opções bem interessantes.
Mas, confesso que gosto mais das novidades do Fields Of Fame. A trilha de fama e os Jarls dão um belo upgrade no jogo.
Resumindo, se você gosta muito do Invasores, vai gostar ainda mais. Se você enjoou e acho legalzinho, mas nada de mais, talvez seja a oportunidade de dar uma chance e se encantar com este jogo.
Recomendação
Se você pretende adquirir as expansões, venda sua edição nacional e adquira uma importada. A edição nacional tem o fundo das cartas de aldeões diferentes e será complicado utilizar as importadas.