Reviews

Publicado em setembro 28th, 2015 | por Jonathan Sampaio

Review – King Of Tokyo: Eu sou o rei, baby!

Review – King Of Tokyo: Eu sou o rei, baby! Jonathan Sampaio

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

3.6

Nota Final


User Rating: 4.4 (7 votes)

Ouvi boatos de que um tal de Godzilla tentou invadir Tóquio. Chegou lá todo parrudo, quebrando tudo, mal sabia ele que estava tendo uma disputa para ser o rei de Tóquio. Quem foi dar as boas vindas à ele foi o The King, mostrando quem mandava no pedaço, porém o Kraken logo levantou-se e entrou na confusão, Gigazaur não perdeu tempo e invadiu a Baía de Tóquio, enquanto o MekaDragon recuperava seu fôlego assistindo tudo de fora.

Nesse eletrizante jogo, você é um monstro gigantesco que quer ser o rei de Tóquio, o mais forte entre todos, o mais destrutivo e o mais temido, mas a jornada para se tornar o rei não vai ser fácil. Seus adversários tramam contra você o tempo todo. Nesse jogo, em alguns momentos você possui aliados, em outros, eles passam a ser seus maiores inimigos.

Ficha Tecnica King Of Tokyo

O jogo dos mesmos criadores dos card games Magic: The Gathering e Android: Netrunner ganhou prêmios e muitas indicações indicações, como o Golden Geek de 2012, nas categorias Best Children’s Game, Best Family Game e Best Party Game. Ou seja é um ótimo jogo de festa, aquele joguinho que anima a noite, agita a galera e faz todo mundo ficar no clima de um grande desafio.

Componentes:

  • 1 tabuleiro de Tóquio;
  • 66 cartas;
  • 28 marcadores (3 Fumaça, 1 Imitação, 12 Encolhimento e 12 Veneno);
  • 8 dados;
  • 6 monstros e 6 bases de plástico;
  • 6 tabuleiros de monstros;
  • Muitos cubos de energia;
  • Livro de Regras.
king_of_tokyo1

Uma simulação com os componentes do jogo.

Preparação do jogo

Cada jogador escolhe o seu monstro e pega o tabuleiro de monstro referente ao escolhido. Todos iniciam seus marcadores com 10 pontos de vida e 0 pontos de vitória. O tabuleiro de Tóquio deve ser posicionado de modo em que todos tenham facilidade para alocar seu personagem no jogo. Tóquio é dividido em dois distritos, a cidade de Tóquio (para 2 – 4 jogadores) e a Baía de Tóquio (para 5 – 6 jogadores).

Embaralha-se o monte de cartas, em seguida as 3 primeiras são reveladas e colocadas do lado do tabuleiro de Tóquio para serem compradas posteriormente. Os 6 dados pretos devem estar no centro da mesa, ao alcance de todos e os 2 verdes ficam de lado, pois estes só serão usados com a permissão de cartas especiais. Faça um monte com os marcadoresPor fim, separe o monte com os cubos de energia e que vença o melhor!

king_of_tokyo10

O tabuleiro de Tóquio e dos monstros do jogo base.

O jogo

Cada jogador rola os 6 dados pretos. O jogador que conseguir o maior número de “Ataques” joga primeiro. O turno de cada jogador funciona em 4 etapas. Caso uma delas não seja possível de ser realizada, pula para a seguinte, até que acabe o turno.

 

 

Resumo do Turno

  1. Rolar e rerrolar os dados.
  2. Resolver os dados.
  3. Comprar cartas (opcional).
  4. Fim do turno.
king_of_tokyo8

Os dados do jogo.

1º Rolar e rerrolar dados

Em seu turno, você rola todos os 6 dados (os pretos). Em seguida, você pode rerrolar alguns ou todos os dados, duas vezes. Os dados mantidos na primeira rerrolagem podem ser mantidos novamente ou podem ser rerrolados na segunda rerrolagem, mas cuidado: na segunda rerrolagem, os resultados que saírem serão os que você terá que ficar e resolvê-los.

 

2º Resolver os dados

Os símbolos que obtiver ao final das rolagens, serão as suas ações do turno. Os dados têm os seguintes símbolos: 

king_of_tokyo9

Os dados e seus símbolos.

  • Números 1, 2, 3: formando uma trinca, ganha o número da trinca como pontos de vitória. Tirando 3 dados com o número 3, ganha 3 pontos de vitória e assim por diante.
  • Raio: o raio significa energia, ou seja, para cada energia rolada, ganha-se 1 cubo de energia, que serve para comprar as cartas.
  • Pata do monstro: este símbolo significa ataque e dano. Se sair uma pata, você bateu no monstro adversário e ele leva um de dano. 3 dados de pata, 3 danos, 4 dados de patas, 4 danos e por aí vai.
  • Coração: isso significa que você se curou, o número de corações rolados é o numero de pontos de vida curado, ou seja, se tiver 3 corações, você ganhou 3 pontos de vidas.
king_of_tokyo7

O monte de cartas e as cartas abertas.

3º Comprar cartas

Se assim desejar, após resolver os dados, um Monstro pode comprar qualquer uma das três cartas voltadas para cima, pagando o valor de pontos de energia da carta. Também é possível gastar dois pontos de energia para limpar (descartar) todas as cartas que estão voltadas para cima e revelar 3 novas cartas. Compras e limpezas podem ser feitas em qualquer ordem, desde que o Monstro tenha energia suficiente para gastar.

Existem dois tipos de cartas: constante e descarte. A carta constante dá o benefício para os Monstros pelo restante do jogo, ou caso indicado, deve ser descartada mediante certas circunstâncias. Com a carta descarte, os Monstros resolvem seu efeito imediatamente e, em seguida, a descartam. Toda carta tem um custo, indicado no canto superior esquerdo, que deve ser pago com cubos de Energia. O modo de jogar a carta está indicado acima da descrição do efeito.

cartas

Os tipos de carta: de uso constante e descarte após o uso.

4º Fim do turno

Alguns efeitos de cartas são resolvidos nesta etapa. Seu turno acabou, passe os dados para o jogador à sua esquerda.

king_of_tokyo11

Os monstros do jogo.

Os monstros

No jogo base, os monstros não tem diferença de um pra outro, a não ser no visual. Na verdade eles ficam mais fortes no decorrer do jogo, com as cartas, adquirindo novas habilidades. Com a expansão Power Up, os monstros ganham poderes personalizados, mas isso é assunto para outra hora.

Os monstros são:

  • The King;
  • Kraken;
  • GigaZaur;
  • Alienoid;
  • CyberBunny (estilo power rangers)
  • MekaDragon.

 

Conquistando Tóquio

Na primeira rodada, não haverá ninguém nos espaços de Tóquio (apenas monstros com senhas nas mãos, hehehe), então, se o primeiro jogador rolar em sua mão apenas um dado com o símbolo de uma pata (ou seja 1 ataque), este não atacará ninguém, porém, o dado de ataque lhe dá o direito (na verdade o obriga) à entrar em Tóquio.

Nesse momento o monstro que está em Tóquio, ataca todo os jogadores que estiverem fora e os monstros que estão fora, deverão atacar aquele que está dentro da cidade (até 4 jogadores) e da baía (em partidas de 5 ou 6 jogadores).

O grande lance é que quem está dentro, não pode se curar, enquanto que quem está fora, pode. Ou seja, desce o sarrafo no monstro que está em Tóquio, para forçá-lo à sair de lá. Depois de ser atacado, um jogador pode escolher ficar (se ele resistir até a vez dele de jogar, ele garante 2 pontos de glória, ou de vitória, chame do jeito que melhor for para você), ou sair. Se ele sair, você o tira e entra na cidade, passando a ser o novo rei de Tóquio.

E assim se desenrola o jogo, entre tapas e beijos, com ódio e desejo, numa loucura só para se tornar o Rei de Tóquio. Force seus adversários a saírem de Tóquio, busque fazer pontos e destrua tudo.

king_of_tokyo5

As fichas de envenenamento, encolhimento, imitação e fumaça.

Marcadores

Algumas cartas dão ou vem com marcadores especiais.

Cuspe Envenenado & Raio de Encolhimento: os marcadores de Veneno e Encolhimento permanecem em vigor mesmo que a respectiva carta saia de jogo. Você não pode se livrar desses marcadores enquanto estiver em Tóquio, pois é preciso poder se curar com dados.

Imitador: se a carta copiada sair de jogo por qualquer motivo (tal como o Monstro que a possuir ser eliminado), o marcador de imitação deve ser pego de volta. Você pode colocá-lo em outro poder no início de seu turno mediante o pagamento de 1. Se a carta copiada tiver marcadores, use seus próprios marcadores, como se a carta tivesse sido recém-comprada.

 

Ganhando o jogo

Existem duas maneiras de se ganhar o jogo:

1º Quem fizer 20 pontos de glória (vitória) primeiro;

2º Ou o monstro que ficar de pé por último.

king_of_tokyo2

Será que o Kraken e o Alienoid resistirão até o fim?

Considerações Finais

Pós: um jogo altamente envolvente e imersivo. O ritmo é ditado pelos dados a maneira que os monstros ganham mais poderes, a briga vai ficando mais intensa e o jogo mais emocionante. É fácil de aprender e agrada todo o tipo de público, afinal quem não gosta de uma boa pancadaria entre monstros gigantes? Já possui expansões lançadas no Brasil, totalmente em português. O jogo consegue ser ao mesmo tempo estratégico e divertido. Funciona muito bem para introduzir novos jogadores no mundo dos board games.

Contras: jogadores muito competitivos podem pegar o jeito do jogo rápido e podem acabar se cansando dele. Jogadores iniciantes podem ser presa fácil de jogadores intermediários ou principalmente ser vítima das tramas de jogadores experientes. A rejogabilidade fica um pouco difícil com o tempo, porém, é um jogo que dá saudade de voltar à jogar. Com as expansões o jogo fica mais atraente e movimentado.

Recomendado para: novatos e experientes, pessoas que gostam de jogos de atrapalhar a vida dos amiguinhos, players que querem jogos envolventes e rápidos, entre tantos outros.

 

Tags: , , , , , ,


Sobre o Autor

Estudante de direito, gosta mais de card games do que pizza. Está planejando criar sua própria facção em Smash Up.



Voltar ao Topo ↑