Publicado em agosto 14th, 2017 | por Mr. D
Review – Kingdomino: um reino de dominós
Summary:
4.7
Em Kingdomino, vossa Majestade é um rei que busca expandir as fronteiras de seu reino adquirindo novos territórios e organizando-os da melhor maneira possível. Você precisará de um bom planejamento espacial e visão de futuro para ter o melhor reino da região. O jogo vencedor do Spiel des Jahres 2017, chega ao Brasil em breve pela PaperGames.
Componentes
A qualidade dos componentes da versão da Blue Orange é fantástica. As peças de dominó tem um bom tamanho e espessura. A arte é muito bonita e caprichada, mesmo que tenha ficado pequena nas peças. Até o insert, que normalmente é motivo de polêmica – principalmente em jogos que envolvam castelos – é ótimo e acomoda todas as peças com perfeição. Se a PaperGames trouxer o jogo com a mesma qualidade, vai ser topper!
O que vem na caixa: 4 peças iniciais; 4 castelos; 48 peças de dominó; e 8 meeples.
O jogo
Kingdomino é um jogo rápido, bonito e muito gostoso de se jogar de colocação de peças. O objetivo dos jogadores é construir o reino mais valioso usando peças semelhantes a um dominó.
Preparação do jogo
Cada jogador escolhe um castelo, pega um meeple da cor correspondente e uma peça inicial. No caso de um jogo com apenas dois jogadores, cada jogador pega 2 meeples. Cada jogador posiciona seu castelo sobre sua peça inicial.
Embaralhe as 48 peças de dominó. Num jogo com dois jogadores, remova 24 peças do jogo. Num jogo com 3 jogadores, remova 12 peças de dominó. No caso de 4 jogadores, use todas as peças. Coloque as peças que serão usadas numa pilha com os números para cima.
Sorteie os meeples para definir a primeira ordem de compra.
Agora é só jogar.
As rodadas
A cada rodada, pegue 3 ou 4 peças de dominó de acordo com o número de jogadores. Organize as peças em ordem crescente e vire a face do terreno para cima. Cada jogador, na sua vez, posiciona o seu meeple na peça que deseja adquirir.
Assim que todos escolherem suas peças, reponha mais 3 ou 4 (sempre em ordem crescente). Em seu turno, cada jogador pega a peça que escolheu, posiciona o dominó em seu reino e coloca seu meeple sobre outra peça de dominó disponível.
Colocação de peças
Ao colocar uma nova peça em seu reino, ela deve obedecer a algumas regras:
A peça deve se conectar a outra do mesmo tipo (como um dominó) ou ao seu castelo que conta como se fosse uma peça coringa.
Seu reino é um grid quadrado de 5×5.
Se o jogador não puder cumprir esses requisitos, a peça que ele comprou deve ser descartada.
Fim de jogo
O jogo acaba quando acabarem as peças de dominó. Ou após cada jogador ter comprado e posicionado (ou tentado posicionar) 12 peças em seu reino.
Pontuação Final
Cada jogador conta os pontos de cada território em seu reino.
Um território é uma área formada por vários quadrados de terrenos adjacentes (Não, diagonal não é adjacente. Não roube!). O território vale o mesmo que o número de quadrados de terreno multiplicados pelo número de coroas no mesmo território. Ou seja, se não houver uma coroa no território, ele vale 0 (zero) pontos.
Não confunda terreno e território. Um terreno é apenas um quadrado. Um território é um conjunto de terrenos iguais e adjacentes.
Vence o jogador com mais pontos. Em caso de empate, vence o jogador com maior território, não importando o número de coroas.
Considerações
Antes mesmo de jogar Kingdomino, eu já apostava nele como vencedor do Spiel des Jahres deste ano. Pois a ideia do Cathala de unir um jogo clássico como o dominó a mecânicas mais modernas e o tema medieval/fantasia é fantástica. E eu não estava enganado. O jogo é muito bom. Fácil de entender, boa rejogabilidade, muitas escolhas e, geralmente, placares apertados.
A arte do jogo também é de encher os olhos. Cada peça é cheia de detalhes e única de modo que, mesmo quando ela tem terrenos iguais, a arte é diferente. Minha única queixa é que devido ao tamanho das peças, fica mais difícil aproveitar todos os detalhes.
A experiência de jogar Kingdomino é muito boa em qualquer número de jogadores. Inclusive, eu que não gosto de jogar em dois, achei a experiência muito agradável. Chego a ter dúvidas se Kingdomino fica melhor ao ser jogado em 2 ou com mais pessoas. Porém, apesar da experiência variar com o número de jogadores, o jogo é sempre muito bom e, geralmente, rápido. Em algum momento pode até rolar um Analysis Paralysis, porque todos queremos encaixar as peças da melhor maneira possível, mas não chega a ser algo que incomode. Por aqui, rolava até uma zoeira se a pessoa demorasse demais. haha
O nível de interação entre os jogadores é muito bom também. Às vezes o jogador vai ter que decidir se é melhor abrir mão da peça que você quer pra não deixar o adversário pontuar. Às vezes ele vai querer pegar a primeira peça pra ir primeiro na próxima rodada.
Enfim, Kingdomino é um jogo fantástico onde a simplicidade e a estratégia se encontram. Dúvido que você vai jogar uma partida só.
O que gostei em Kingdomino
- Muito divertido;
- Arte muito bonita;
- Tempo de jogo rápido;
- Fácil de aprender;
- Diversas estratégias para pontuar.
O que não gostei em Kingdomino
- Embaralhar as peças pode partir o coração. Há sempre o medo de estar danificando as peças;
- Os detalhes da bela arte acabam não podendo ser tão apreciados pois acabam ficando pequenos nas peças.
Indicado para
Jogadores novos e experientes, eurogamers, fãs de jogos de colocação de peças, jogos de duração rápida e apreciadores de jogos bonitos.