Publicado em outubro 17th, 2016 | por Renato J. Lopes
Review – Matryoshka: é ferro na boneca!
Summary:
3.8
Olá, tudo bem? Bem-vindo à convenção anual dos colecionadores de Matryoshkas. Aqui você vai encontrar apenas as melhores e mais raras bonecas do mundo. Esteja preparado para negociar, blefar e quem sabe, até passar pra trás os maiores sommeliers desta atividade. Faça a melhor e mais valiosa coleção e saia vitorioso desse grande evento.
Componentes
Um jogo de cartas com arte muito bonita e temática. Porém a semelhança entre algumas bonecas pode gerar alguma confusão, pois as cores são bem parecidas, mas nada que um pouco de atenção não resolva. É tudo muito bonito e bem produzido e a caixa tem espaço para as cartas com sleeves. Bola dentro da FunBox!!!
- 70 cartas de Matryoshkas (10 conjuntos de 7 cartas) e 5 cartas de referência apresentando a pontuação final do jogo.
Preparação
Após definir a quantidade de jogador, será preciso preparar as cartas. Separando 2 conjuntos de bonecas por jogador, ou seja, com 3 jogadores são 6 conjuntos, 4 jogadores são 8 conjuntos e com 5, usa-se todas as cartas. Embaralhe as cartas muito bem, pois não é interessante que os jogadores comecem com sequências de cartas. Assim, está tudo pronto para começar.
Objetivo de jogo
Seu objetivo será fazer coleção com a maior pontuação. Para isso você vai ter que fazer sequências de números da mesma boneca, ou conjuntos de cartas do mesmo número de bonecas diferentes.
O jogo
As cartas do jogo são bonecas de diversos tipos diferentes, sendo que cada tipo possui números de 1 a 7, sendo que a imagem de cada uma varia de acordo com o número. A número 1 é menor e vai aumentando até a 7, como as Matryoshkas de verdade.
O jogador vai ter cartas em sua mão para poder negociar e terá em sua frente a sua coleção, que são cartas que não poderão ser negociadas enquanto estiverem abertas na mesa. A cada rodada vão aumentando as cartas a serem baixadas da sua coleção. Essa coleção é uma indicação (ou não) do que você está interessado, para dar uma dica para os outros jogadores.
No início do jogo, cada jogador recebe 6 cartas iniciais, tendo que escolher 2 cartas para abrir em sua frente na mesa, que é a sua coleção inicial. É interessante que você coloque aí as cartas que você tem interesse em negociar, para que os outros jogadores saibam o que você vai querer.
A rodada
Ela é dividida em 3 fases: comprar, trocar cartas e apresentar cartas.
Comprar: cada jogador compra 2 cartas.
Trocar cartas: o jogador da vez vai escolher uma carta de sua mão e abri-la para negociação. Os outros jogadores vão escolher uma carta da sua mão e oferecê-la de forma velada para negociar. O jogador escolhe uma das ofertas para si e dá a carta que estava aberta para a pessoa que ele aceitou o lance. Isso acontece em sentido horário com cada jogador. Depois que todos negociarem uma carta em seus vez, segue-se para a próxima fase.
Apresentar cartas: os jogadores pegam as cartas da coleção (que estavam na mesa), organizam em sua mão e abaixam sua nova coleção. O número de cartas na coleção varia acordo com as rodadas: na 1ª rodada, 4 cartas; na 2ª rodada, 6 cartas; na 3ª rodada, 8 cartas; e na 4ª rodada, 13 cartas. Em seguida, o jogador à esquerda do primeiro jogador começa a nova rodada.
Final de jogo e pontuação
Depois de 4 rodadas o jogo termina. Cada jogador deve descartar uma carta e apresentar a coleção, organizando como um plano cartesiano: as bonecas iguais em sequência em uma mesma linha e em colunas as cartas de bonecas diferentes e números iguais. Sendo que para sequências da mesma boneca, existem pontos de bonificação para coleção com 5, 6 e 7 matryoshkas. Nos conjuntos de números iguais e bonecas diferentes não existe essa bonificação, conforme a tabela abaixo:
Quantidade de cartas | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
Pontos | 2 | 4 | 7 | 10 | 13 | 16 |
Bônus | +1 | +2 | +3 |
Considerações
Um ótimo jogo de set collection e negociação. Sergio Halaban mais uma vez conseguiu criar um jogo muito interessante, que com a bela arte de Eduardo Bera, ficou muito temático (apesar da mecânica não ter muito a ver com o tema). Claro que não é o melhor jogo de negociação de todos os tempos, mas vale a pena apresentar pra galera, pois é divertido e tem uma mecânica de negociação bacana.
A dica para mandar bem no jogo é focar nas sequências da mesma boneca, evitando, ao menos nas duas primeiras rodadas ficar colecionando cartas do mesmo número, pois você vai travar o seu jogo e o dos outros. Não é recomendado focar seu jogo em travar os seus adversários, pois como são poucas rodadas, você vai gastar energia e tempo nisso. Claro, se estiver muito evidente que você vai atrapalhar alguém e não tiver nada melhor, invista nisso, mas recomendo que você se concentre em tentar fechar seu combo.
Sobre as coleções, nem sempre vale a pena baixar tudo o que tem, pois você pode revelar o combo que vai fazer. Mas ao mesmo tempo, ficar com cartas que você vai usar na mão, pode ser uma cilada, pois você vai precisar negociar as cartas da mão e em algum momento, pode mesmo sem querer, ter que ceder uma carta necessária.
Quanto menos pessoas no jogo, mais fácil é para você fazer sua sequência lindona, já que vai haver menos concorrência pelo conjunto de cartas. O tipo de jogo varia de grupo para grupo, pois em grupos mais agressivos e com players mais experientes, o jogo vai ser mais disputado, com uma pontuação menor que com jogadores inexperientes.
De qualquer jeito e em qualquer grupo, é um ótimo jogo para se jogar e levar na bolsa, já que a caixinha é pequena.
Prós
- Muita interação entre jogadores;
- Fácil de aprender e pontuar;
- Arte fenomenal.
Contras
- As cores das bonecas são muito parecidas e podem confundir em alguns momentos.
Indicado para: fãs de party games, card games, fãs jogos com interação, novos jogadores e heavy gamers.