Reviews

Publicado em outubro 5th, 2015 | por Renato J. Lopes

Review – Mexica: seja o queridinho do Imperador!

Review – Mexica: seja o queridinho do Imperador! Renato J. Lopes

Notas Tábula Quadrada

Complexidade de Regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary: O que você achou do jogo? Dê sua nota também.

4.2

Nota Final


User Rating: 4 (2 votes)

Era uma vez um lugarzinho no meio do nada com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada…

Esse lugar é uma ilha no lago Texcoco, onde será a nova capital do império asteca, Tenochtitlan. Durante 200 anos, ali foi o lugar onde os Mexica (nome que o povo asteca adotou) construiu e desenvolveu seus gigantes distritos. Construíram diques, escavaram canais e desenvolveram as Calpulli, áreas de terra cercadas por água, também chamadas de distritos. Cada Calpulli elege o seu líder (também conhecido como rei da cocada), o Pilli Mexica, que guiará o povo na construção de templos, para assim agradar o imperador e conseguir aumentar sua influência na corte e se tornar o mais importante líder do império.

Mexica faz parte da trilogia das Máscaras, de Michael Kiesling e Wolfgang Kramer, junto com os jogos Tikal, de 1999, e Java, de 2000. A primeira versão de Mexica foi lançada em 2002. A edição que a Conclave Editora lançou no Brasil é a edição comemorativa de 10 anos do jogo, totalmente reformulada, mais bonita e com peças de acabamento melhorado.

Marque seus pontos fundando distritos (Calpulli) antes de seus amigos e construindo templos para ter supremacia espiritual nos distritos; planeje suas ações enquanto impede que os outros jogadores façam tudo o que desejam. Esse é o mundo de Mexica!

O jogo é dividido em dois períodos, em que serão contados os pontos ganhos por cada jogador de acordo com os distritos construídos e a supremacia espiritual. Ganha o jogador que fizer mais pontos no final do segundo período.
Ficha Tecnica-mexica

post-mexica-17

Os templos, os Pilli Mexica e os cubos de marcação de prestígio.

Componentes:

Essa edição de dez anos veio com tudo muito bonito e bem feito. Só pelo visual você já tem vontade de adquirir o jogo. Ilutrações bem feitas, peças refinadas e com ótimo acabamento fazem dos componentes um grande diferencial do jogo. E tudo muito bem contextualizado dentro do tema, o que garante uma imersão ainda maior na época do império asteca.

1 tabuleiro;

3 livros de regras (1 em inglês, 1 em alemão e 1 em português);

72 tempos de resina;

4 cartas de referência;

37 tiles grandes de canal;

6 tiles pequenos de canal;

15 fichas Calpulli;

12 fichas de ação;

4 marcadores cúbicos de pontuação;

4 peões Pilli Mexica;

11 pontes de madeira.

post-mexica-19

Em cima dos templos estão marcados quantos PAs são necessários para a construção deles.

Preparação do jogo

Arrume o tabuleiro no centro da mesa. Ele representa a ilha onde será construída Tenochtitlan. O espaço útil do tabuleiro é a ilha central, onde estão marcados os territórios, cada um cercado por uma linha, formando um quadrado. Separe ao lado os 43 tiles (6 de um espaço e 37 de dois espaços) de canal, as 11 pontes de madeira e as 12 fichas de ação. Em seguida coloque dois canais, nos lugares marcados do tabuleiro.

post-mexica-12

Os canais.

Embralhe as 15 fichas de distrito (Calpulli) com a face virada para baixo e pegue 8. Essa será a quantidade de distritos a serem fundados no primeiro período. Em seguida, organize em ordem crescente de acordo com o número central em amarelo, no centro de comando do Imperador (canto inferior direito). O número em amarelo é a quantidade exata de espaços necessários para criar aquele distrito. Abaixo dele, à esquerda (em azul), está o número de pontos que quem fundar aquele distrito ganha, e à direita (em branco) o número de pontos que quem estiver no distrito na hora da fundação ganha. Esses números também servirão para a pontuação no final das fases, mas depois explicaremos como funciona, pois é um pouco diferente da pontuação da fundação.

post-mexica-18

As cartas componentes mostram os custos das ações e quantos templos e distritos podem ser utilizados por período.

Cada jogador recebe 1 das cartas 4 componentes, sendo que de um lado ele mostra a quantidade de templos e fichas disponíveis por período e do outro as ações que podem ser realizadas durante o turno e o seu custo.

Em seguida, cada jogador escolhe uma das cores e separa os templos da cor escolhida que serão utilizados na primeira fase: 3 templos de nível 1, 3 templos de nível 2, 2 templos de nível 3 e 1 templo de nível 4. Deixe os templos restantes de lado, pois serão utilizados apenas no segundo período. Cada um pega seu peão de Pilli Mexica e coloca os cubos das respectivas cores no número zero na trilha de prestígio.

post-mexica-11

As fichas Calpulli na Tabela de Comando do Imperador.

O jogo

Em respeito ao Mexica ancião, inicia o jogo, o jogador mais velho. Ele começará colocando seu Pilli Mexica em um dos espaços iniciais, no Palácio do Imperador, seguido dos outros jogadores em sentido horário. Esse Palácio é formado por cinco espaços. O Imperador não permite que nenhum tile, ficha Calpulli ou templo sejam colocadas em seu palácio, logo você só pode passar por ali com o Pilli Mexica, mas esse espaço pode fazer parte de um distrito maior.

post-mexica-10

O Palácio do Imperador e a posição inicial dos Pilli Mexica.

O jogo acontece em dois períodos, divididos em um variável número de turnos. O Primeiro Período termina assim que as 8 fichas Calpulli da Tabela de Comando do Imperador forem usadas para fundar distritos e ao menos um jogador tiver colocado todos seus 9 templos no tabuleiro. Ao fim deste turno, após todos jogarem, conta-se os pontos de prestígio e se inicia o segundo período.

Os Pilli Mexica e os cubinhos marcadores de pontos de prestígio.

No início do segundo período são revelados as fichas Calpulli restantes e colocadas na ordem crescente no mesmo lugar da anterior. Os jogadores pegam os templos restantes para utilizar junto com os que restaram do período anterior, caso ainda tenham. O primeiro jogador deste período será o mesmo do anterior. Se todos concordarem que uma ficha não poderá ser usada para fundar um distrito, devido a falta de espaço, ou falta de tiles de canal, remova-a da partida. Você poderá ter distritos mesmo que não ajam fichas Calpulli e poderá pontuar da mesma forma no final do jogo.

O segundo período acaba assim que as 7 fichas Calpulli forem usadas para fundar distritos, ou tiverem sido removidas da partida por se tornarem impossíveis de fundar algum distrito, e ao menos um jogador tiver colocado todos os seus templos no tabuleiro. Isso dispara o último turno, que assim que acabar, o jogo se encerra. Em seguida conta-se os pontos de prestígio finais. O vencedor será aquele que for mais longe na trilha de prestígio.

post-mexica-14

As pontes da nova edição.

O turno do jogador e as ações

Em seu turno cada jogador tem 6 pontos de ação (PA) que podem ser gastos da forma como quiser, repetindo quantas ações quiser e puder. A única limitação é pegar fichas de ação, que podem ser escolhidas apenas 2 vezes no mesmo turno. Os PAs que não forem usados na sua vez, serão descartados.

post-mexica-13

As fichas de ação.

Ações de movimento

O Pilli Mexica se movimenta: a) andando na terra ou sobre pontes, b) nas pontes por barcos, e c) em qualquer lugar do tabuleiro, por teletransporte.

a) Por terra (1 PA): movimentar por espaço de terra vazio ou ponte vazia adjacente, custa 1 PA, valendo apenas movimentos ortogonais, nunca diagonais. Um Pilli Mexica oponente, um templo ou uma ficha Calpulli são obstáculos intransponíveis. Ao movimentar o Pilli Mexica por uma ponte, você não é obrigado a cruzá-la no mesmo turno. Se quiser pode optar por permanecer sobre a ponte e bloquear a passagem ou realizar sua realocação.

b) Por barco (1 PA): movimentar de um ponte à próxima conectada por água custa 1 PA por ponte que estiver no seu caminho, sendo obrigatório iniciar e encerrar o movimento sobre uma ponte. As pontes são consideradas conectadas se você puder traçar uma linha ininterrupta de canais e/ou lago entre elas. Por meio do lago você pode viajar longas distâncias, ao custo de apenas alguns PAs. Se houver um Pilli Mexica sobre uma ponte, você não poderá parar nela, sendo obrigatório ter PAs suficientes para parar sobre a próxima ponte disponível.

c) Teletransporte (5 PA): você pode se mover de um lugar a qualquer espaço de terra ou ponte vazios no tabuleiro, ao custo de 5 PAs.

post-mexica-4

O jogador vermelho quer manter nesse distrito a sua supremacia.

Outras Ações

Além das ações de movimento, o jogador pode fazer as seguintes ações: construir um canal; fundar um distrito; construir ou realocar pontes; construir um templo, comprar uma ficha de ação e gastar uma ficha de ação.

1ª Construir um canal (1 PA): os canais são utilizados para construir os distritos, separando-os do resto da ilha. Cada canal custa um PA por tile de canal, tanto o de 2 espaços, quanto os de 1. Seu Pilli Mexica não precisa estar presente para construir os canais. Com os tiles você vai dividindo a ilha em diversos distritos menores, utilizando a água (canal/lago) para rodear a quantidade precisa de espaço de terra que você quiser. É suficiente que os canais se toquem diagonalmente, em sua quina, para fechar um distrito. Não podem ser colocados canais sobre o palácio, sobre outro tile de canal, sobre o lago, sobre um pedaço de terra que segura uma ponte, sobre um templo ou um distrito já fundado.

2ª Construir um distrito (0 PA): para se fundar um distrito é necessário que seu Pilli Mexica esteja em um dos espaços do distrito que você irá fundar e uma ficha Calpulli que combine com o tamanho do distrito disponível na tabela de comando do Imperador, ela é uma ação livre. Essa ficha não poderá ser removida do espaço em que foi colocada até o final da partida. Também é proibido entrar neste espaço ou construir sobre ele. Você pode fundar quantos distritos quiser no mesmo turno. Também pode fundar um distrito construído por outro jogador. O jogador que fundar o distrito, marca automaticamente o número de pontos indicados no número abaixo da quantidade de distritos, à esquerda (em azul). Se houver algum jogador no distrito fundado, ele ganhará o número de pontos indicados (em branco) ao lado do de quem fundou.

3ª Construir ou realocar pontes (1 PA): uma ponte pode ser construída sobre qualquer tile de canal, desde que ambas rampas de acesso repousem sobre espaços de terra. Um ou os dois espaços de terra ao lado da ponte podem conter construções, templos, fichas Calpulli ou Pilli Mexica. O acesso à ponte pode ficar temporária ou permanentemente bloqueado desta forma. Pontes podem ser construídas lado a lado na mesma direção, mas não podem ser unidas para construir uma ponte maior, precisando de ao menos um espaço de terra entre elas. Quando as pontes disponíveis acabarem, você pode realocar uma ponte vazia ao custo de 1 PA.

4ª Construir um tempo (1 PA por nível): para construir templos é preciso um espaço de terra vazio de um distrito fundado ou que ainda não foi fundado, desde que seu Pilli Mexica esteja dentro do distrito, gastando PAs iguais ao nível do templo (de 1 a 4). Depois de construído, o templo não pode ser movido, nem substituído. Você pode construir um templo para travar a entrada de uma ponte, ou prender um Pilli Mexica adversário dentro de um distrito.

5ª Comprar uma ficha de ação (1 PA por ficha): você pode comprar no máximo 2 fichas de ação por turno (gastando 1 PA por ficha). Se acabarem as fichas de ação, você não poderá comprá-las.

6ª Gastar fichas de ação (0 PA): usar a ficha de ação não custa PA, e te proporciona um PA extra durante o turno em que a mesma for usado. Você pode usar a quantidade de fichas que tiver em sua mão.

post-mexica-1

O jogador vermelho é quem está na frente no marcador de prestígio.

Ganhando pontos de prestígio

Existem duas formas de ganhar pontos de prestígio: na fundação de um distrito e no fim de cada um dos dois períodos. 

Fundação de distrito: quem funda o distrito ganha imediatamente pontos de prestígio igual ao número azul da ficha Calpulli. Todos os outros jogadores que estiverem presentes na fundação do distrito, ganham pontos de prestígio iguais ao número branco da ficha Calpulli. Você deve andar com o marcador do jogador na trilha de prestígio, o número de pontos conquistados.

Fim do 1º período: no fim do primeiro período, cada distrito fundado garante pontos de prestígio, de acordo com a grandeza espiritual de cada jogador nos distritos. Para determinar sua grandeza espiritual, some os níveis de seus templos no distrito.

Quem possuir a maior grandeza espiritual no distrito, ganha uma quantidade de pontos igual ao número amarelo, a segunda maior grandeza ganha uma quantidade de pontos igual ao número azul e a  a terceira maior grandeza ganha pontos de prestígio igual ao número branco da ficha Calpulli do distrito. Em caso de empate, cada jogador ganha o número total de pontos. Se dois jogadores empatarem em primeiro, ninguém ganha os pontos de segundo, mas ganha o de terceiro. Se três jogadores empatarem na primeira colocação, ninguém ganha pontos pela segunda nem pela terceira colocação. Se o seu Pilli Mexica estiver sobre um dos 4 espaços iniciais no momento da contagem, você ganha 5 pontos de prestígio adicionais.

Fim do 2º período: quando acabarem as fichas Calpulli no segundo período e um dos jogadores colocar o seu último templo no tabuleiro, acontece a última rodada. Ao fim da rodada e é feita a contagem de pontos de prestígio de grandeza espiritual. O processo é igual a do primeiro período, considerando os distritos fundados nos dois períodos. Os distritos que não foram fundados (que não contenham fichas Calpulli) também são usados para contagem da grandeza espiritual. A maior ganha a quantidade de pontos de prestígio igual ao número de espaços do distrito, a segunda maior ganha uma quantidade de pontos igual a metade do número de espaços do distrito (arredondado para cima), a terceira maior ganha uma quantidade de pontos de prestígio igual a metade da quantidade ganha pelo segundo colocado (arredondado para cima).

Os pontos extras por estar no palácio do Imperador também são acrescentados para quem estiver lá.

Fim de jogo

Após a contagem final de pontos, o jogador com maior número de pontos de prestígio, ganha. Se houver empate, o jogador com a maior quantidade de fichas de ação será o vencedor e se tornará o Pilli Mexica favorito do Imperador. Se o empate persistir, os jogadores empatados vencem juntos.

post-mexica-8

Quem conseguir mais pontos de prestígio, ganha!

Regra especial para 2 jogadores

Selecione uma terceira cor para ser neutra, no início da partida, a qual ganhará 10 templos: 4 templos de nível 1, 3 templos de nível 2, 2 templos de nível 3 e 1 templo de nível 4. Coloque-os aleatoriamente no tabuleiro no início da partida. Esses templos não podem ser construídos em espaços adjacentes ao lago e deve haver ao menos 4 espaços entre eles. No final de cada um dos dois períodos, leve esses templos em consideração na contagem dos pontos de grandeza espiritual para determinar a colocação de cada jogador (para 1ª, 2ª ou 3ª colocação).

post-mexica-2

Mexica costuma ser disputado ponto a ponto com jogadores experientes.

Considerações Finais

Um jogo divertido, muito temático e envolvente. Você vai querer jogar várias vezes em seguida, tentando evitar ser sabotado pelos outros jogadores e encontrará formar de travar seus adversários, fazendo-os gastar pontos em teletransporte. Cuidado para não deixar um distrito prontinho para outro jogador completar, afinal de contas, a construção de ditritos é um movimento livre. Evite construir templos em lugares que vão travar o seu Pilli Mexica, ao contrário, tente travar pontes que dão acesso a outros jogadores e se puder, trave-os nos distritos.

Prós:

  • Altamente temático,
  • Envolvente e empolgante,
  • Apesar da caixa ser pesada, é considerado um euro “leve”,
  • Rápido de aprender e de jogar,
  • Pouca dependência de sorte: você é responsável por tudo o que acontece no seu jogo.

Contras:

  • Em alguns momentos você fica travado e precisa gastar muitos pontos para sair de um lugar.
  • Incentiva a jogada antidesportiva de pegar pontos dos outros e pode causar algumas confusões na mesa.

Recomendado para: quem gosta de jogos competitivos e estratégicos, fãs de euro games e quem prefere jogos que não dependem muito da sorte.

Tags: , , , , , ,


Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



Voltar ao Topo ↑