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Publicado em março 27th, 2017 | por Renato J. Lopes

Review – Oh My Goods! Aqui é trabalho!

Review – Oh My Goods! Aqui é trabalho! Renato J. Lopes
Complexidade das regras
Componentes
Arte
Estratégia
Envolvimento
Rejogabilidade

Summary:

4


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O final da Idade Média na Europa não era nada fácil. Você tinha que produzir tudo manualmente e muitas vezes os trabalhadores não estavam assim tão dispostos a fazer o trabalho pesado. Sem contar a grande dificuldade em encontrar bons recursos. Isso é Oh My Goods!, jogos recém lançado pela PaperGames.

Utilize os recursos da melhor forma, construindo prédios, produzindo bens, contratando assistentes para conseguir mais pontos. Tudo isso, utilizando mecânicas como gerenciamento de mão, coleção de componentes, ações programadas e force sua sorte. Confira!

Ficha Tecnica Oh My Goods

Componentes

Mais uma bela produção brasileira da PaperGames. A caixinha bonita de Oh My Goods!, com verniz localizado, a cama de papel interno, que acomoda as cartas com sleeves e muito melhor que o insert da versão deluxe de um jogo nacional ganhador de muitos prêmios. A equipe sempre prima pela simplicidade e qualidade dos seus jogos. As cartas numa gramatura bem legal e o corte praticamente impecável.

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Uma caixinha que guarda um jogão!

O jogo

Em Oh My Goods você controla um trabalhador que tentará produzir recursos de acordo com as matérias-primas disponíveis no jogo ou na sua mão. Esse trabalhador poderá trabalhar atento ou desatento. No primeiro caso, se tiver todos os recursos ele produz em dobro, mas se não tiver, não produz nada. No segundo, pode produzir um bem com um recurso a menos.

Os recursos produzidos vão gerar renda que será utilizada para comprar construções e auxiliares, e fazer pontos. Um ótimo push your luck, que além de barato, vem numa qualidade incrível. Indispensável na sua coleção!

Setup do jogo

Para começar, cada jogador recebe uma carvoaria (cartas de fundo e borda azul) de forma aleatória, pois existem 4 diferentes, e um trabalhador (são todos iguais, apenas com figuras diferentes nos dois lados). Também é sorteada a quantidade de ajudantes disponíveis no jogo, de acordo com o número de players (para 2, 3 ou 4 jogadores, 4, 6 ou 8 cartas de assistentes. Essas são cartas são sorteadas, com uma face aleatória, pois cada lado é diferente do outro.

Cada jogador recebe também 7 cartas viradas para baixo, sobre a ponta superior da carta de carvoaria, que serão os bens iniciais. Também são distribuídas 5 cartas iniciais para cada um, que vai compor a sua mão inicial. O resto das cartas fica no centro da mesa, como a pilha de compras.

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Está na hora de começar a produzir bens!

Objetivo do jogo

Você precisará conquistar mais pontos que todo mundo para ser o maior… maior… bom, o maior jogador de Oh My Goods!. Esses pontos você conquistará construindo lugares, contratando auxiliares e produzindo bens. Simples, rápido e fácil.

As cartas do jogo

Antes de falarmos sobre o funcionamento do jogo, vamos ver as formas possíveis de se utilizar uma carta.

Recurso: usando o símbolo no centro do lado esquerdo da carta, que pode ser descartada da mão ou utilizada do centro da mesa depois da fase do Pôr do Sol. Os recursos podem ser utilizados por todos os jogadores em sua vez, para produzir os bens. Pode ser utilizado inclusive para produzir caso o jogador tenha um ajudante em outra construção.

Construção: tem o seu custo em dinheiro no canto esquerdo superior, os pontos de vitória que vale no direito e na parte inferior, os recursos que ele usa e o que produz, além da cadeia de produção.

Relógio: acima do título da carta, existe um espaço no lado esquerdo que pode ter ali um meio sol. Isso serve como contagem de tempo em algumas etapas da rodada.

Bem Produzido: ao se produzir um bem numa construção, você utiliza uma carta do descarte, com o lado do seu verso, em formato de caixote. Ele vale o valor indicado na construção e representa o bem indicado na carta.

As cartas podem ser utilizadas de várias formas

A rodada

A rodada em Oh My Goods! acontece em 4 etapas: 1 – Nova Mão de Cartas, 2 – Nascer do Sol, 3 – Pôr do Sol e 4 – Produzir e Construir. Veja como cada uma delas funciona.

1- Nova Mão de Cartas: o jogador pode se quiser descartar todas as cartas da mão e comprar a mesma quantidade. Em seguida, o jogador inicial distribui para cada um duas novas cartas.

2- Nascer do Sol: o primeiro jogador abre cartas, até que apareçam dois meios sóis. Quando isso acontecer, todos os jogadores devem escolher simultaneamente em qual construção o seu trabalhador vai trabalhar e a forma como vai. Se colocá-lo atento, será preciso ter todas as matérias-primas e produzirá dois bens. Caso coloque desatento, ele produzirá apenas um bem, mas vai utilizar um recurso a menos. Também será preciso escolher qual carta da mão deseja construir na fase 4, separando ela na mesa, virada para baixo.

3- Pôr do Sol: em seguida, o primeiro jogador irá abrir cartas numa segunda fileira, novamente até que apareçam dois meios sóis. Quando isso acontece, termina esta fase.

O nascer e o pôr do sol terminam ao serem revelados dois sóis

4- Produzir e Construir: começando pelo jogador inicial, cada jogador vai verificar se conseguiu produzir os bens de suas construções. É preciso conferir os recursos e a forma como o trabalhador foi posicionado. É possível jogar cartas da mão como recursos para completar a quantidade necessária para produzir.

Caso produza, coloque uma carta do descarte (ou da pilha de compras) sobre a construção na quantidade total, virada no lado do caixote.

É possível inclusive ativar a produção em cadeia. É necessário ter o recurso ou bem indicado no canto direito inferior da carta. Se o item estiver dentro de um quadrado, é preciso descartar da sua mão aquele item. Se for dentro de um símbolo de engrenagem, é preciso um bem produzido na sua área de jogo. Os bens produzidos ficam sobre a construção utilizada para produzir.

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Produzindo e ativando a produção em cadeia

Em seguida, cada jogador pode se quiser, construir a carta escolhida no nascer do sol, pagando o valor em dinheiro, descartando bens produzidos nas construções, de acordo com o valor indicado na parte inferior da carta. Por exemplo, a carvoaria, cada carta sobre ela, vale 1 de dinheiro. Para construir um lugar de valor 6, é preciso descartar 6 cartas que estão sobre a carvoaria.

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Descarte o valor em dinheiro das suas construções

Cartas de ajudante

As cartas de ajudante, além de dar pontos de vitória, permitem produzir bens em uma outra construção. Para comprá-lo, ao invés de construir na fase 4, adquira um ajudante. Para poder comprá-los, é preciso ter as construções nas cores indicadas nas cartas de ajudante. Para produzir, é preciso ter todos os recursos indicados e ele só produz 1. Ele é colocado imediatamente, onde o jogador escolher. Para mudá-lo de lugar, é preciso pagar 2 moedas na fase do nascer do sol.

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Cada ajudante tem um custo e uma quantidade de pontos de vitória

 Final de jogo e pontuação

Quando um jogador construir o oitavo lugar (incluindo a carvoaria), o final do jogo é disparado. Termina-se a rodada atual e acontece uma  última rodada, com a possibilidade de realizar as produções em cadeia em lugares em que não houver trabalhador ou ajudante.

Depois se contabiliza a pontuação das construções, dos ajudantes e de bens remanescentes, ao custo de 1 ponto por cada 5 em moeda. quem conseguir a maior pontuação é o vencedor.

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Este jogador conseguiu 19 pontos e ganhou o jogo

Considerações

Que jogo, meus amigos! Posso dizer sem sombra de dúvida, que dos jogos lançados pela PaperGames aqui no Brasil, é o meu preferido. Ele é simples, estratégico e uma mecânica muito bem encaixada. Você vai querer jogar sem parar esse jogo estratégico disfarçado de family game.

As carvoarias diferentes, construções e auxiliares de modos diferentes dão um flavor muito especial ao jogo. Cada partida será bem diferente da outra, com você tendo que escolher caminhos diferentes.

Um dos segredos de ir bem, é tentar combar a construção inicial com as seguintes e guildas, pois você vai conseguir construir muito com poucas coisas. Há também o combo da diversidade, pois assim independente do que saia nas cartas, te beneficiará. A compra de ajudantes é uma boa forma de aproveitar o seu dinheiro, ganhando pontos e ainda tendo uma opção a mais para produzir.

Você vai querer jogar várias partidas seguidas e não vai se cansar com esse divertido jogo. O único ponto negativo, que eu diria é o fator sorte de alguns momentos do jogo, mas como é um push your luck, não chega a atrapalhar.

O que gostei em Oh My Goods

  • Simples de ensinar e jogar;
  • Muito envolvimento e rejogabilidade;
  • Estratégico e filler no ponto certo.

O que não gostei em Oh My Goods

  • O fator sorte em alguns momentos do jogo.

Indicado para

Jogadores iniciantes, fãs de eurogames, card games, jogos estratégicos e jogos com menos de uma hora. Admiradores de um bom jogo de push your luck e fãs dos jogos de Alexander Pfister.

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Sobre o Autor

Publicitário, viciado em jogos de miniaturas, sonha em trocar todos os seus bens por personagens raros de Zombicide.



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